Os Açores é um arquipélago lindíssimo, hoje proponho fazermos uma visita virtual á encantadora Ilha de Santa Maria. Esta ilha situa-se no extremo sudeste do arquipélago dos Açores, foi a primeira ilha do arquipélago a ser povoada em 1439, situando-se a sua capital em Vila do Porto, a mais antiga das vilas Açorianas.
Geologicamente é a mais antiga dos Açores, com formações que ultrapassam os 8,12 milhões de anos de idade. Esta idade comparativamente avançada confere maturidade ao relevo e explica a presença de extensas formações de origem sedimentar onde se podem encontrar fósseis marinhos.
A costa da ilha é em geral escarpada, atingindo os 340 metros de altura nas arribas do lugar da Rocha Alta. A ilha tem um conjunto de pontas muito pronunciadas (Ponta do Marvão, Ponta do Castelo e Ponta do Norte), demarcando algumas baías abrigadas onde aparecem praias de areias brancas (Baía de São Lourenço e Praia Formosa.
Ao longo das costas de Santa Maria existem alguns ilhéus e rochedos de dimensão apreciável, com destaque para o ilhéu do Romeiro (São Lourenço), o ilhéu da Vila e o ilhéu das Lagoínhas.
Tem um clima oceânico menos acentuado do que as demais ilhas do arquipélago, ameno, aproximando-se das características do clima mediterrânico, com um Verão seco e quente, bem marcado, e um Inverno suave e pouco chuvoso.
O relevo e a riqueza de contrastes entre a terra e o mar, a que se associa o equilíbrio arquitectónico dos povoados, conferem grande beleza à paisagem. O ponto mais alto da ilha é o Pico Alto com 590m de onde se usufriu de uma magnifica vista panorâmica da ilha.
A pesca é factor importante na vida da ilha, embora claramente secundário em relação à actividade aeronáutica, ao turismo e à agropecuária.
O povoamento é disperso, com as casas espalhadas por toda a ilha, formando pequenos núcleos ao longo das zonas mais ricas em água da parte ocidental e aninhadas nos vales da parte oriental. A habitação tradicional é em alvenaria de pedra, com rebocos pintados de branco, barras coloridas em torno das portas e janelas e grandes chaminés cilíndricas, fazendo lembrar as casas alentejanas e algarvias.
fotos de Helder Oliveira
■ Vila do Porto
O maior povoado da ilha e sede do concelho de mesmo nome, urbanísticamente está dividida em duas partes:
• abaixo da Igreja Matriz, onde se mantém o traçado primitivo das ruas de cariz medieval;
• acima da Igreja Matriz, de ocupação mais recente, ao longo de uma rua comprida e larga, terminando na altura da Igreja de Santo Antão.
Algumas das maravilhas da ilha:
O património edificado da ilha é constituído por uma ampla variedade de exemplares, de vários tipos - públicos e particulares, civis, religiosos e militares, protegidos e valorizados pela sua importância histórico-cultural.
■ Farol de Gonçalo Velho
Localiza-se na ponta do Castelo, freguesia do Santo Espírito. Trata-se de um conjunto edificado integrado por um farol e pelas habitações dos faroleiros.
Foto: wikipedia_Carlos Luis MC da Cruz
■ Forte da Baía de São Lourenço
Localizava-se na baía de São Lourenço, na freguesia da Santa Bárbara. A baía de São Lourenço serviu, até à época dos antigos paquetes, como porto alternativo de abrigo ao de Vila do Porto. Estância balnear com praia e piscinas naturais.
■ Igreja de Nossa Senhora da Purificação (Santo Espírito)
Também denominada de Igreja das Candeias, localiza-se na freguesia do Santo Espírito. A sua primitiva edificação remonta ao século XVI, sob a invocação de Nossa Senhora da Purificação, conforme consta de todos os seus documentos conhecidos.
■ Museu de Santa Maria
O Museu de Santa Maria é uma instituição dedicada à etnografia e à divulgação e promoção cultural localizada na freguesia de Santo Espírito.
Festas e Tradições
Como nas demais ilhas açorianas, uma das actividades culturais mais marcantes são as celebrações do Divino Espírito Santo, que remontam ao início do povoamento e ao papel de destaque que a Ordem de Cristo e os Franciscanos tiveram na vida religiosa do arquipélago. Na ocasião são realizados os "Impérios" em honra do Espírito Santo, quando são distribuídas gratuitamente as chamadas "sopas", cozinhadas segundo as antigas tradições. Esta festa é celebrada em todas as freguesias.
Foto: wikipedia_Carlos Luis MC da Cruz
- Celebração do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na Vila do Porto.
- O Festival Maré de Agosto durante os dias 23 a 26 de Agosto.
- As festas em honra da sua padroeira Nossa Senhora da Assunção, na Vila do Porto a 15 de Agosto,
Gastronomia
A gastronomia da ilha é rica, destacando-se o caldo de nabos, o bolo na panela, a caçoila, o molho de fígado, a sopa e a caldeirada de peixe. Entre os mariscos citam-se o cavaco, as lapas e as cracas. No campo da doçaria, citam-se os biscoitos encanelados, os de orelha, os brancos, os de aguardente e as cavacas. Entre as bebidas, o vinho de cheiro, o vinho abafado, o abafadinho, os licores de amora, de leite e a aguardente, são típicos.
A ilha de Santa Maria com paisagens lindas, praias de areia branca, campos verdes salpicados de flores, o azul do oceano e uma imensa paz e tranquilidade, associado à gentileza das suas gentes, tornam esta ilha um local ideal para descansar.
Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens "Viajar é Alargar os nossos Horizontes" em : Ilha de Santa Maria - Um dos Paraísos do Atlântico
Vá visitar, Vale a pena admirar esta lindíssima ilha.
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.rotasturisticas.com/; olhares; http://www.portais.ws/a/stamaria.html; http://www.azorestourism.com/guia/smaria.php; http://www.azoresweb.com/santa_maria_pt.html; http://a-tropical-island.com/azore-islands/santamaria/; outros.
Gosto muito destas tuas viagens guiadas,sempre
ResponderEliminartão completas.
Beijo.
isa.
Olá Maria!
ResponderEliminarPostagem maravilhosa!!! Fotos lindas e uma narração completa, uma autêntica viagem guiada...
Beijinhos de carinho e amizade.
Lourenço
Olá, Maria
ResponderEliminarA ilha de Santa Maria é um regalo para os olhos,o lugar ideal para umas férias, para descansar o espírito das correrias diárias.Gostei muito do Museu de Santa Maria e da Igreja de Santa Maria da Purificação, em termos de arquitectura. Quanto às paisagens, nem se fala!
Beijo
Olinda
Olá Maria !
ResponderEliminarPostagem maravilhosa!!! Lindas fotos e uma narração que é uma autêntica visita guiada...
Beijinhos de carinho e amizade.
Lourenço
Sempre que venho aqui me dá uma vontade imensa de viajar, fico me imaginando ai, nos belos lugares que você posta aqui, é um deleite te visitar! E claro, viajar, nem que seja só em pensamentos...
ResponderEliminarOi, Maria
ResponderEliminarMaravilhosa reportagem fotográfica, lindas as imagens. Dá vontade de pegar o primeiro avião e ir correndo (ou voando, rsrsrs) pra lá!
O "Além das Nuvens" deixou um selinho lindo pra você, na página do blog "Selos dos Sonhos". Dê um pulinho lá e o traga para cá. Beijinho!
http://alemdasnuvens2011.blogspot.com
oi querida,
ResponderEliminarhoje você está comigo
no somente amor...
é dia
de festa!
beijinhos
Querida amiga, essa ilha é um pedaço do paraiso, uma belíssima viagem cultural. Uma coisa que fascina são os faróis, e esse Gonçalo Velho é muito lindo. Beijocas
ResponderEliminar