Hortênsias
São originárias do Oriente, mais especificamente do Japão e da China, sendo por isso também designada como Rosa-do-Japão.
Foto: Pessoal
O responsável pela introdução desta planta na Europa, foi o botânico Philibert Commerson em 1771, que a batizou de hortense em homenagem a Hortense Lepante, que era mulher de um grande amigo seu.
Existem várias espécies de hortênsias. São plantas da família Hydrangeaceae, pertencente ao género Hydrangea. A Hydrangea macrophylla é a espécie mais conhecida.
É um arbusto semi-lenhoso, que pode atingir entre 1,0 a 2,5 m de altura e que produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, numa profusão de cores como vermelho, rosa, lilás, azul, roxo e branco.
Foto: Net
A cor das flores de hortênsia depende muito do pH do solo, uma mesma planta pode dar flores azuis, rosas ou brancas. Solos ácidos produzem flores azuis, solos alcalinos dão origem a variedades rosa.
Foto: Net
As suas folhas são grandes, ovaladas, de cor verde-clara, duras e com bordas dentadas. No Outono as folhas caem.
Foto: Pessoal
As hortênsias prestam-se a diversas utilizações na decoração dos jardins. Pode ser plantada em vasos, ou directamente no solo, isolada ou em grupos formando uma cerca.
Foto: Pessoal
Também podem ser cultivadas como plantas de interior, para tal é necessário ter atenção em relação à água e à humidade que as cerca. Após o período de florescimento é aconselhável que seja plantada em jardins.
Foto: Pessoal
Esta planta deve ser cultivada com cuidado, pois como possuí o princípio activo denominado "glicosídeo cianogênico", denominado hidrangina o que as torna venenosas, podendo provocar sérios problemas de saúde, principalmente em crianças.
Dicas de Cultivo:
Solo: solos húmidos e bem adubados e ricos em matéria orgânica.
Foto: Pessoal
Regas: As regas devem ser frequentes. Nos meses quentes 2 a 3 vezes por dia, 1 vez por semana nos meses frios. Em climas mais secos convém regar diariamente, principalmente enquanto está florindo.
Luz: Deve ser cultivada à meia sombra, com luz solar indireta mas em boa quantidade, onde o clima é mais seco, e sob sol pleno em climas frios, onde há mais humidade no ar. O ideal será um local onde apanhe sol de manhã e sombra à tarde.
Clima: A hortênsia se dá muito bem em climas mais amenos gostando do frio.
Foto: Pessoal
Propagação: Multiplica-se por estacas, retiradas de ramos saudáveis.
Floração: A floração ocorre na Primavera e Verão.
Foto: Net
Podas: A poda é anual, deverá ser feita quando acabar a floração, para que no ano seguinte tenha uma floração mais intensa. Caso seja cultivada em local de inverno rigoroso a poda deve ser deixada para finais do inverno.
Foto: Pessoal
Devido à beleza destas flores são muito utilizadas para decoração de arranjos florais.
Foto: Pessoal
Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; “jardimdeflores”;"Informativoverde"; “portalmundodasflores”
Fotos net e Pessoais
São lindas!
ResponderEliminarAdoro flores e adorei o post!
Maria
ResponderEliminarPara começar uma semana de trabalho nada melhor que olhar de facto estas hortenses. Pois eu sou tenho muitas hortenses e rosas. Todos os anos quando faço a póda das hortenses coloco na terra o que é cortado da póda, muitas delas pegam.
Beijinho
Adoro estas flores que têm o nome da minha falecida mãe. Tenho algumas no meu jardim mas as mais belas que vi foi ns ilha de S, Miguel.
ResponderEliminarBeijinho e votos de uma boa semana,
Lourdes
Olá, Maria
ResponderEliminarVir aqui beber desta tranquilidade e dos conhecimentos que nos transmite já se vai tornando um hábito quase imprescindível.Nunca tinha visto tanta variedade de hortênsias e cores tão belas.Vou ficar mais atenta às coisas que me rodeiam.
Beijos
Olinda
Absolutamente divinas estas Hortênsias... que belo post pra começar a semana querida...
ResponderEliminarBeijos e uma semana de alegrias para ti...
Valéria
São lindas!
ResponderEliminarTambém gosto muito!
Beijos meus e uma boa semana pra ti!
Lindas maria, as hortencia de gramado formam um cenário lindo tambem, as flores são um presente de Deus, tornando cada vez mais bonito a nosso planeta,e vc nos presenteia sempre com coisas belas,benditas sejas. Um abraço carinhoso. Celina
ResponderEliminarMaria,eu adoro hortensias porque me fazem lembrar de minha avó que tinha várias em seu jardim e adorava!Lindas as imagens e excelentes dicas!Bjs e boa semana!
ResponderEliminarMARAVILHA!! Jamais imaginei que houvesse tantas
ResponderEliminarespécies dessa flor.Apenas conhecia uma,que sem-
pre enfeitou a cidade de Petrópolis, daí ser co-
nhecida como a cidade das hortênsias.
Maria querida!
ResponderEliminarJá não tenho mais palavras para expressar o quanto admiro o teu trabalho como blogueira, amiga! Capricho, beleza, assuntos interessantes. Tu és simplesmente demais!!!!!!
Aqui na serra gaúcha, há muiytas hortênsias. A estrada fica linda demais.
Beijos amada!
Maria,mais uma vigem belíssima que nos proporcionas no mundo das flores.Obrigado.Um abraço.
ResponderEliminarBom dia, querida amiga.
ResponderEliminarEssas imagens são MARAVILHOSAS!!! Amo flores e elas me hipnotizam...
Obrigada pela bela postagem.
Beijos no coração.
Lindo, lindo lindo, e muito interessante pois aprendemos com você cada vez mais nos seus post. Adorei tudo. Bom dia e beijinhos carinhosos no coração querida.
ResponderEliminarBelíssima e maravilhosa é a obra divina!
ResponderEliminarAdoro flores e estas são especiais.
Obrigada por compartilhar estas obras de arte.
Beijinhos
Ceiça
Amiga, suas postagens nos transmite carinho, nos transmite paz, pela sensibilidade com que você as escolhe, e o capricho com que as posta... Tens sempre o meu carinho minha linda! Paz e Luz... Bjsss
ResponderEliminarElas são lindas e as adoro muito! beijs e acabei de ver o post do dragão.Neno, meu netinho vai adorar.beijos,chica vou mostrar mais tarde à ele!
ResponderEliminarQue passeio agradável, neste jardim de Hortências! Lindas e variadas flores da espécie. Interessantes informações. Obrigada!
ResponderEliminar