Paginas

30/07/2010

Tenho um sonho... de Martin Luther King



Tenho um sonho, um sonho só, continuar sonhando...


Sonhar com a liberdade,
sonhar com a justiça,
sonhar com a igualdade.
E oxalá que eu já não tivesse necesidade de sonhá-las!


Sonhar com os meus filhos grandes, sãos, felizes, voando com suas asas, sem esquecer nunca o ninho. Sonhar com o amor, com amar e ser amado, dando-o todo sem medi-lo, recebendo-o todo sem pedi-lo.


Sonhar com a paz no mundo, no meu país, em mim próprio, e quem saberá qual é a mais difícil de alcançar!


Sonhar que meus cabelos, que raream e embranquecem, não impedem que a minha mente e o meu coração continuem jóvens e se animem na aventura, que continuem meninos e conservem a capacidade de brincar.


Sonhar que juntarei a força, a vontade e a coragem para ajudar a concretizar os meus sonhos, em vez de pedir milagres que não mereceria.


Sonhar que quando chegar o final poderei dizer que vivi sonhando e que a minha vida foi um sonho, sonhado numa larga e plácida noite da eternidade.

Martin Luther King

Fonte: email recebido



"Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã." (Victor Hugo)

29/07/2010

Sonhos - Poema de Chris Duran


Há um lugar pra chegar
Ha uma ponte que te levará pro outro lado
Há um sonho, uma voz
Dizendo os seus sonhos também são meus

Vou te levar
Te conduzir
E quando você alcançar
Saberás que em todo tempo eu estive ao teu lado

Há um lugar pra chegar
Ha uma ponte que te levará pro outro lado
Há um sonho, uma voz
Dizendo os seus sonhos também são meus

Os teus sonhos são meus
Teus problemas são meus
Tua vida também e minha vida
Eu de te cuidarei
Nunca te deixarei
Os teus sonhos eu realizarei

Vou te levar
Te conduzir
E quando você alcançar
Saberás que em todo tempo eu estive ao teu lado

Chris Duran

28/07/2010

Provérbios do Mundo - Provérbios Hindus



"O coração em paz vê uma festa em todas as aldeias"

"Um livro aberto, é uma mente que fala; fechado, um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora."

"Bem que se faz na véspera, torna-se em felicidade no dia seguinte."

"Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores que o silêncio."

"Se desejas ser feliz, tens que desejar ver a outros felizes, também."

"Não há árvore que o vento não tenha abanado."




"A sabedoria da vida é sempre mais profunda e mais vasta do que a sabedoria dos homens." (Máximo Gorki)

27/07/2010

Floresta de Laurissilva na Madeira - Património Mundial


O nosso país tem belíssimos monumentos, cidades maravilhosas e paisagens sublimes que merecem ser visitadas e admiradas, mas como nem sempre é possível viajar, pelo menos podemos apreciar em fotografia, alguns desses locais espectaculares e que foram considerados pela "Unesco" como “Património da Humanidade”.

Hoje vou apresentar: a Floresta de Laurissilva na Madeira , classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO desde 1999.


Foto: Net (desconheço autor)

A Laurissilva da Madeira é um exemplar eminentemente representativo do processo ecológico e biológico em curso na evolução e desenvolvimento de ecossistemas e comunidades de plantas e animais terrestres, aquáticos, costeiros e marinhos.


Foto: www.panoramio.com_Vitor Reinecke


O nome Laurissilva resulta de dois termos em Latim, laurus (loureiro)  e silva (floresta). Esta floresta é constituída por árvores e arbustos de folhas planas, por fetos, musgos, líquenes, hepáticas e outras plantas de pequeno porte, com inúmeros endemismos.

A designação de Laurissilva da Madeira corresponde a 3 tipos de comunidades vegetais distintas: a Laurissilva do Barbusano, a Laurissilva do Til e a Laurissilva do Vinhático. Dada a sua riqueza em diversidade biológica, a Laurissilva do Til está incluída na área de Laurissilva da Madeira incluída na Lista do Património Natural Mundial da UNESCO e classificada como Reserva Biogenética do Conselho da Europa.


Foto: http://olhares.sapo.pt_ Gilberto

A floresta Laurissilva da ilha da Madeira, constitui o que resta de uma antiga área florestal que permaneceu durante cinco séculos intocável pela acção do homem. Segundo narrativas contemporâneas da descoberta da Madeira, toda a ilha era coberta de extenso e denso arvoredo, razão pela qual os navegadores portugueses atribuíram o nome de "Madeira", à ilha.


www.lombadamadeira.wordpress.com


Trata-se de uma floresta com características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário onde chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo. As últimas glaciações levaram ao seu desaparecimento no continente europeu, sobrevivendo apenas nos arquipélagos atlânticos dos Açores, da Madeira, Cabo Verde e Canárias.


Foto: http://olhares.sapo.pt_Nuno Abreu

A Laurissilva madeirense ocupa uma superfície de 15000 hectares (representando 20% do total da ilha), nas encostas viradas a Norte, revestindo de forma luxuriante as íngremes vertentes e os profundos e alcantilados vales do remoto interior,. Devido à intervenção humana, na costa sul, está restrita a alguns locais entre os 700 e 1200 m de altitude. Constitui, actualmente, a mais extensa e a mais bem conservada Laurissilva de todo o mundo. Toda a área integra o Parque Natural da Madeira, que é objecto de protecção especial. Em 1992 foi incorporada na rede de Reservas Biogenéticas do Conselho da Europa e constitui Zona de Protecção Especial-ZPE, no âmbito da Directiva Aves.

Os critérios que presidiram à atribuição da classificação da UNESCO prendem-se com o facto da Laurissilva constituir um exemplar eminentemente representativo do processo ecológico e biológico em curso na evolução e desenvolvimento de ecossistemas e comunidades de várias plantas e animais.

A floresta Laurissilva apresenta um aspecto uniforme, sempre verde, ao longo de todo o ano, dado que a quase totalidade das árvores e dos arbustos que a compõem, nunca perdem a folha. Entre as árvores especial destaque merecem o Til, o Vinhático, o Loureiro e o Barbusano, todas da família das Lauráceas.


Foto: biodiversidadeflorestal.webnode.pt

A Laurissilva dá abrigo a numerosos endemismos principalmente a nível dos estratos arbustivo e herbáceo. É de realçar também a grande diversidade e desenvolvimento que as comunidades de líquenes e de briófitos, principalmente as epífitas, apresentam.


Foto: Wikipedia_Kurt Stüber

O Tentilhão da Madeira (Fringilla coelebs maderensis), faz parte da peculiar avifauna da Laurissilva, onde é abundante bem como as oito espécies de morcegos, o pombo trocaz e a freira da Madeira. A par das aves, merece destaque a presença de inúmeros moluscos e insectos endémicos.


Foto: www.myguide.pt

As humidades trazidas pelos ventos dominantes de Nordeste, são retidas e condensadas pela Laurissilva que proporciona, assim, abundantes caudais.A partir da segunda metade do século XX, as águas, passaram a ser controladas pelas "levadas", canais que para além de irrigar os campos e  abastecer as povoações, também contribuem para produzir energia nas centrais hidroeléctricas. São grandes obras de engenharia do povo madeirense, que as abre na rocha ao longo de profundos abismos.


Foto: www.geocaching.com

É um dos habitats, no mundo, com maior índice de diversidade de plantas por km², uma incrível floresta de um verde luxuriante, com muitos milhões de anos, que fascina quem a visita.

Fontes e Fotos: http://www.igespar.pt/: http://www.culturaonline.pt/; http://pt.wikipedia.org/; www.trekearth.com; http://biodiversidadeflorestal.webnode.pt; www.geocaching.com; www.olhares.pt; www.myguide.pt; outros net

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

26/07/2010

Isabel Guerra – A freira pintora espanhola


Madre Isabel Guerra (Madrid, Espanha, 1947) é uma freira pintora hiperrealista, em cujos quadros o tratamento da luz tem um significado muito especial.



Enclausurada no mosteiro Cistercense de Santa Lucía, em Saragoça, só sai de lá mais ou menos de três em três anos, para expor em Madrid os trabalhos que realizou durante esse período.




Desde a adolescência que sentiu , simultaneamente, as suas duas vocações. Foi uma menina rebelde que quis amar a Deus e pintar, e conseguiu o que desejava.




Iniciou-se na pintura aos doze anos, e, aos 23, ingressou na vida monástica. Autora também de vários livros, autodidacta e ultra-realista, a sua obra reflecte o seu devotado empenho.




Para ela, “pintar e amar a Deus” se completam.




O tema de seus quadros é, principalmente, a figura humana: jovens adolescentes -"porque asimilamos la esperanza a la juventud', em atitudes de serenidade e repouso, mas também pinta naturezas mortas com grande maestria técnica.




As mulheres (adultas e crianças) que figuram nas suas pinturas, transmitem uma calma e tranquilidade de uma beleza incrível.




Isabel começa a sua jornada às cinco da manhã e, depois de quatro horas de oração, às nove e meia começa seu trabalho no ateliê de pintura. Este, é o único que diferencia a sua vida das demais religiosas do mosteiro, já que estas se dedicam a restaurar livros antigos. A vida no convento serviu para um isolamento sereno das preocupações terrenas.



A sua obra pretende ser uma mensagem de ESPERANÇA, como ela disse: " A beleza existe, Nem tudo está perdido…”.



"A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade." (Cardeal Suenens)

22/07/2010

Lagrima de Preta - António Gedeão



Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

António Gedeão


Todos diferentes, Todos iguais!

21/07/2010

Assombrosos Icebergs na Antártida

Os icebergs adquirem inúmeras formas, pois são esculpidos por um mar revolto e pelo vento forte. Também apresentam cores variadas. Ter acesso à Internet significa que conseguimos ver algo que nós nunca imaginaríamos. Aqui ficam algumas imagens espectaculares em que a natureza nos mostra toda a sua beleza.


Os icebergs na Antártida por vezes apresentam listas que foram formadas pelas capas de neve que reagem a diferentes condições. As listas azuis são frequentemente criadas quando uma fenda na folha de gelo se enche com água líquida que congela rapidamente.


Quando um iceberg cai no mar, uma capa de água salgada pode congelar-se do lado de baixo. Se essa capa contiver algas, isso pode formar uma franja verde.


Linhas marrons, negras e amarelas são causadas por sedimentos recolhidos, quando a lâmina de gelo se move pelo movimento das águas mar.


Na Antártida uma onda congela no acto.
- A Natureza é assombrosa!


Quando a fúria da natureza antártica dá uma trégua e o mar se acalma, formam-se espelhos de água tão perfeitos que se alguém virar uma foto, quase não vai notar a diferença entre o objecto fotografado e seu reflexo.


Icebergs, maravilhas da Natureza que são afectadas pelo aquecimento global. Todos devemos ter um papel activo, compreendermos e  sermos responsáveis pela preservação do nosso Planeta. Proteger a Natureza é proteger a vida humana.


"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, excepto o homem."( Monteiro Lobato )

20/07/2010

Dia Internacional da Amizade

Hoje, enquanto ia a conduzir para o emprego ouvi no rádio que era o Dia Internacional da Amizade e não poderia de maneira alguma, deixar de falar sobre a importância que têm para mim este tema  a “AMIZADE”.


Amigos, são aqueles que nos ouvem quando precisamos, aqueles que nos encorajam quando estamos em baixo, aqueles que nos ajudam a crescer como bons seres humanos, aqueles que nos fazem rir, aqueles que tem uma palavra de ânimo para nos dar quando nos sentimos perdidos. AMIGOS são almas gémeas, que nos acompanham na nossa jornada pela vida.



Através deste meu cantinho, tenho feito muitos amigos pessoas que não conheço é verdade e que estão longe, mas isso não é importante, pois estão perto de mim em sentimento, têm gostos comuns, têm maneiras de ver a vida semelhente à minha, têm sempre uma palavra amiga para me darem, estão em sintonia comigo e fazem-me muito feliz. Embora sejamos todos diferentes, no fundo somos todos iguais.



Neste dia tão Especial quero agradecer a todos o seu carinho, mas particularmente às amigas brasileiras que se ofereceram para ajudar a minha Diana, nesta sua passagem pelo Rio. Queridas AMIGAS, obrigado do fundo do meu coração pela vossa amizade, neste momento tão difícil para mim. 


Que Deus vos acompanhe e ilumine sempre o vosso caminho.



"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor." (Joseph Addison)

19/07/2010

Aí que saudades - A minha Diana Foi para Longe

Hoje a minha Diana partiu para o Brasil. Através de intercâmbio de faculdades ela vai estudar de Agosto a Dezembro, numa faculdade do Rio de Janeiro.


Sei que deveria estar feliz por ela, pois sempre foi o seu sonho ir estudar para outro país, conhecer outras culturas, fazer novos amigos, mas sinceramente o meu coração chora e a minha alma está completamente desolada,  como disse o Pedro "a casa não vai ser a mesma enquanto a mana não estiver". Hoje penso que se calhar não fui uma boa mãe ao deixar ela partir, mas só pensei na sua felicidade, na sua alegria de ir, não sei, talvez eu devesse ter dito NÃO, mas para mim primeiro estão sempre os meus filhos e por isso, mesmo que me doesse muito, eu só queria vê-la feliz e disse que SIM.
O espiríto de uma familia está na união de todos, no carinho, na compreensão, no amor, quando alguém parte, deixa os que ficam mais pobres de tudo, só aumenta apenas um sentimento muito doloroso, a SAUDADE.

Um dia os meus pais disseram-me, "não temos dinheiro para deixar quando partirmos, mas deixamos-te uma ferramenta para poderes construir a tua vida, damos-te a possibilidade de poderes estudar", assim hoje eu faço com a minha Dianinha, tento ajudá-la a conseguir as asas que um dia lhe podem permitir voar no mundo do emprego, um mundo cada vez mais dificil de alcançar.


Quero que saibas que tenho muito orgulho em ti, és responsável, amiga, lutadora, organizada, és uma pessoa muito, muito Especial e eu não poderia ter desejado uma filha melhor.

Minha querida estás longe em distância, mas eu estou sempre ao teu lado, pois tu estás sempre no meu coração, no meu pensamento, na minha alma.  As saudades já apertam no meu peito e me sufocam, mas o que é importante, é que aproveites ao máximo cada momento e que sejas feliz.
Que Deus te acompanhe nesta nova caminhada da tua vida.





"Deus é a plenitude do céu, o amor é a plenitude do homem." (Victor Hugo)

16/07/2010

Pamukkale - “Castelo de Algodão”

Pamukkale é uma das maravilhas naturais mais extraordinárias da Turquia. É um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que desce em cascata numa colina.


A grande atracção é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de água e quedas d’água congeladas, que parecem feitas de neve, nuvens de algodão.

As águas termais brotam do chão à 35 graus e formam piscinas de água azul turquesa, que aliado ao brilho do travertino sob a luz do sol, fazem ali parecer um lugar encantado. Recebeu o nome de Pamukkale, que em turco significa “Castelo de Algodão”.

A explicação científica são os locais térmicos quentes que por baixo do monte provocam o derrame de carbonato de cálcio, que solidifica como mármore travertino.

É uma paisagem protegida que fascina, pois a acção das várias águas minerais que contém óxidos de cálcio deixou fantásticas marcas nas estruturas.

O efeito resultante é espectacular: as águas derramam sobre uma série de degraus, formando cascatas solidificadas e bizarras.


Tanto as cascatas como a água mudam de cor de acordo com a luz solar que as ilumina e o efeito é surpreendente. Às vezes brancas, outras azuis, verdes ou ainda avermelhadas. O espectáculo é deslumbrante.


A dinâmica contínua da erosão e a transformação da paisagem natural resulta num ambiente inigualável.


Ao longo de sua história, Pamukkale sempre recebeu a visita de ilustres personagens, como Cleópatra, Júlio César e diversos outros imperadores romanos, que procuravam descanso e bem estar na principal estância termal da região.

PAMUKKALE é um dos fenômenos mais originais encontrados na natureza.

Texto explicativo e Fotos: Net vários


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goethe)
Topo