A Quinta dos Loridos, está situada na freguesia do Carvalhal, concelho do Bombarral.
Foto: Wikipedia_Carlos Luis M C da Cruz
Outrora, estas terras foram pertença do Mosteiro de Alcobaça, que as doou a João Annes Lourido, em 1430. No século XVI a família Sanches de Baena reconstruiu este Solar que é hoje um belo exemplo da nobre arquitectura rural do século XVIII, ostentando o orgulhoso brasão da família Sanches de Baena. A quinta pertenceu mais tarde à família portuguesa Sepúlveda e foi comprada pela JP em 1989, que tem como accionista maioritário o empresário Joe Berardo.
O jardim “Jardim Buda Eden” - O Jardim da paz - foi idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.
O jardim está a ser construído numa área de 35 hectares, pretendendo-se que seja um espaço de calma e paz de espírito. Entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental.
O Jardim do Oriente fica no meio dos vinhedos do Bombarral, em local discreto, nas imediações na Quinta dos Loridos. Ao longe, emergindo das copas das árvores, avistam-se pagodes chineses.
A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os buddhas dourados dão calmamente as boas-vindas.
Os 700 soldados de terracota são pintados à mão e cada um deles é único, encontrando-se alguns enterrados como há 2.200 anos atrás.
O arquitecto José Cornélio diz que o jardim não será um santuário budista, mas sim “uma evocação do Oriente feita por ocidentais” e que representará também “a presença portuguesa no Oriente e a interpenetração de culturas”.
Foto: Wikipedia_Carlos Luis M C da Cruz
O “Jardim Buda Eden” é um espaço de meditação e onde se consegue encontrar a paz interior que tanto necessitamos. Vale sem sombra de dúvida uma visita.
Fontes e Fotos : Wikipedia; www.bacalhoa.com/; www.guiadacidade.pt; www.geocaching.com; www.trekearth.com; outros net
Maria querida, vir aqui é ter certeza de encontrar paisagens que nos encantam a visão, nos aquece o coração... lindo demais...
ResponderEliminarTenha uma ótima semana!
Beijos...
Valéria
Olá Maria!
ResponderEliminarPrabéns por este magnífico trabalho.
Deve ser um recanto maravilhoso de harmonia e bem estar, convidativo à reflexão.
Proponho-me, na primeira oportunidade, a visitá-lo.
Saudações luminosas
NASCI NO BOMBARRAL À 59 ANOS E NÃO CONHECIA ESTA MARAVILHA
ResponderEliminar