A Camélia é um arbusto formado por uma folhagem brilhante que se mantém verde inclusive no Inverno, daí ser chamada a flor da fidelidade.
As suas flores são exuberantes e ao contrário da maior parte das flores, elas impõem a sua beleza numa época do ano em que as condições climatéricas se apresentam menos favoráveis, oferecendo nas estações frias do Outono e Inverno uma flor de incrível beleza que pode ser de cor branca, rosa, vermelha e matizadas de branco e vermelho.
São originárias da Ásia, as flores depois de apanhadas podem durar vários dias dentro de uma jarra com água, as folhas sendo muito resistentes e brilhantes, são muito decorativas e excelentes para colocar juntamente com outras flores, funcionando como acompanhamento em arranjos florais.
Reprodução: A camélia reproduz-se por sementes, estacas retiradas das pontas dos ramos de plantas adultas e sadias. Em viveiros, é possível adquirir mudas de camélia já crescidas, o que facilita bastante o cultivo.
Reprodução: A camélia reproduz-se por sementes, estacas retiradas das pontas dos ramos de plantas adultas e sadias. Em viveiros, é possível adquirir mudas de camélia já crescidas, o que facilita bastante o cultivo.
Floração: Outono e Inverno
Solo: O solo deve ser fértil e bem drenado. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de composto orgânico.
Temperatura e luz : O clima ideal para o cultivo é o ameno, pois a planta não adapta-se bem a temperaturas elevadas. Por outro lado, a camélia é bem resistente ao frio, inclusive às geadas. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar directa algumas horas por dia.
Rega: As regas devem ser frequentes nos primeiros meses após o plantio da muda e, depois, podem ser espaçadas, evitando o encharcamento do solo.
Podas: Para manter um visual equilibrado, principalmente na camélia cultivada em um jardim, recomenda-se uma poda de formação, após o término da floração. Retirar pequenos ramos da ponta ou do meio e colocar para enraizar em substrato tipo areia ou casca de arroz carbonizada, mantidas húmidas e à sombra. Os ramos da ponta produzem flores em 3 a 4 anos enquanto os do meio levam mais tempo.
Pragas e doenças: As camélias em geral; são bem rústicas e resistentes, mas em condições adversas podem ser atacadas por pulgões, cochonilhas e até por formigas que costumam atacar as folhas novas. Quanto às doenças, quando há excesso de água das regas, podem surgir doenças causadas por fungos, que aparecem na forma de manchas semelhantes à ferrugem nas folhas.
Dicas: Para afastar pulgões, ferver algumas folhas de arruda, coar e diluir em um pouco de água. Borrifar nas folhas e brotos atacados. O chá feito com folhas de losna combate pulgões e também cochonilhas.
Curiosidades: É a flor inspiradora
do romance "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas Filho. Na linguagem
das flores, as camélias brancas significam virtude despretensiosa e
beleza perfeita, ao passo que as camélias cor-de-rosa representam a
grandeza da alma e as camélias vermelhas o reconhecimento. A tradição
popular fala de uma antiga rivalidade entre a Rosa e a Camélia por, a
primeira, ser tão perfumada mas terrivelmente espinhosa e, a segunda,
ser meiga mas ter um cheiro tão ténue, quase inexistente.
Fontes: “Mundodeflores”, “Wikipedia”, PlantasdeInterior”, “JardimdeFlores”, outros net
Fotos: Pessoais
Fotos: Pessoais
Maria, que belas flores e ótimas dicas...me deu uma vontade imensa de plantar Camélias...para florirem no outono/inverno...amo flores...
ResponderEliminarBeijos amiga...
Valéria
QUERIDA MARIA, MARAVILHOSA POSTAGEM...! AS FOTOS SÃO BELÍSSIMAS, AS TUAS PALAVRAS SUBLIMES...!
ResponderEliminarADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...!
ABRAÇO-TE COM MUITO CARINHO,
FERNANDINHA
Adoro estas flores, por cá também as chamamos japoneiras, porque estão ligadas ao Japão.
ResponderEliminarDepois em meu blo de memórias falarei de uma muito especial, pela alvura de suas flores.
Adorei as formas e as cores.
Lindas camélias amiga.
ResponderEliminarbeijooo.