Viajar sem sair de casa
Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.
Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, vou passar a colocar no meu blog fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.
Hoje vamos viajar até … HOLANDA - Netherlands.
Boa viagem!
Foto: http://1ms.net
Os Holandeses costumam afirmar orgulhosos que Deus criou o mundo e os holandeses, a Holanda. Eles fizeram um milagre com seu terreno pantanoso, construindo diques, criando terras férteis e erguendo cidades.
A Holanda – cuja denominação oficial é a de Países Baixos, compreendendo a Holanda do Norte e a Holanda do Sul – faz fronteira com a Bélgica a Sul, a Alemanha a Leste e o Mar do Norte, a Norte e Oeste, sendo um país “conquistado ao mar”.
A capital é Amesterdão ( Amsterdam) e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, a Rua vermelha (Red Light District), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amesterdão a ser chamada a "Veneza do Norte".
Foto: Pessoal
PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS:
Museu Van Gogh, Museu Marítimo (Scheepvaart Museum), Casa de Ana Frank, o Stedelijk Museum com obras de Monet e Cèzanne, o Rijksmuseum com diversas obras do famoso pintor Holandês Rembrandt, Oudekerk, igreja em plena zona vermelha, o Palácio Real de Amesterdao encontra-se frente ao Monumento Nacional de Dam, entre outros.
Foto: Pessoal
Um aspecto notável do país é o fato de ser extremamente plano. Aproximadamente metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar, e boa parte das terras estão, de facto, abaixo do nível do mar. O ponto mais alto, Vaalserberg, na fronteira sudeste, localiza-se a uma altitude de 321 m. Muitas áreas baixas estão protegidas por diques e barragens. Partes dos Países Baixos, inclusive quase toda a moderna província da Flevolândia, foram conquistadas ao mar - estas áreas são conhecidas como polderes.
Foto: Pessoal
As quatro maiores cidades (Amsterdam, Rotterdam, Haia e Utrecht) formam os limites da assim chamada "Randstad", uma região em forma de círculo com a maior concentração da população urbana do país e ao mesmo tempo o seu coração económico.
Os holandeses são conhecidos pelos seus diques, tulipas, moinhos, tamancos e sua tolerância social.
Foto: Pessoal
Os Moinhos são uma vista comum em toda a Holanda e tem sido usados desde o século 14 para bombear água das terras abaixo do nível do mar, conquistar mais terreno mar adentro, permitindo aumentar o território da Holanda com a construção de novos diques, mas também para moer trigo, cacau, no preparo da cerâmica e em muitas outras actividades do dia a dia.
Foto: Pessoal
Embora Amsterdão seja a capital constitucional, Haia tem a sede do governo, a residência real e a maior parte das embaixadas.
Haya (Den Haag ou 's-Gravenhage em holandês)
Apesar de não ser formalmente a capital do país, Haia é de facto a capital política da Holanda (desde o século XIII) sendo a sede do governo e parlamento, além de albergar a residência da Família Real. O centro histórico concentra-se em redor do Binnenhof, o complexo governativo onde se situa o Parlamento holandês, e do lago adjacente, o Hofvijver.
Roterdão (Rotterdam )
É a segunda maior cidade da Holanda, e o maior porto do mundo através da utilização do estuário do Reno para interface marítimo de transporte entre a Europa e o resto do mundo. Roterdão é uma cidade predominantemente moderna com arquitectura de vanguarda, o que é facilmente observável na zona de Weena e, por exemplo, nas modernas casa cúbicas Kubuswoningen. Partes do porto e antigos armazéns foram transformados em luxuosos apartamentos.
A Holanda Um País conhecido por suas tulipas, moinhos de vento, cultura, artes e arquitetura. Pode ser um país pequeno, mas está sempre na vanguarda social, cultural e económica, criando leis liberais.
Poderá ver este post completo no meu blogue "Viajar é Alargar os nossos Horizontes" em: Países Baixos (Holanda) - Netherlands
Fontes: “Wikipédia”, "Europa em Viagem”, “Amsterdam tourism”, , “Discovery Holanda”, Enciclopédia Larousse, http://1ms.net; http://hdw.eweb4.com; Foto: 1zoom.net; Fotos pessoais; outros net.
Adorei tudo...vc é uma pessoal especial por ter criado tudo isto de forma tão singela e agradável... Sou brasileira, resido próximo a capital de S.Paulo e tb sou descendente de portugueses. Minha avozinha materna era de trás dos montes- tanto que meu nome é de origen portuguesa =Palmira.
ResponderEliminarGostaria de que vc -se pudesse - add ao seu blogo para poder receber novas mensagens.
Fica com Deus - um abraço
Palmira Maria Moreno
Amiga, Obrigado pelas suas doces palavras, é sempre muito bom ver que apreciam o nosso cantinho.
ResponderEliminarEu lamento muito mas não consigo adicioná-la, você é que terá de carregar onde diz "seguidores" e depois tornar-se minha seguidora.
Volte sempre, terei imenso prazer em vê-la por aqui.
bjs do tamanho do infinito
Maria