19/09/2011

Crocus


A flor do Crocus ou Açafrão é uma flor linda e delicada de cores muito vivas que encanta qualquer jardim. Muito apreciada por anunciar a Primavera, alguns Crocus prolongam a estação até ao Outono, florindo em algumas regiões no Inverno.


Foto: Net

Originária da Região do mediterrâneo interior, Grécia, Balcãs, Médio Oriente, abre as suas corolas quando o frio se vai embora em janeiro ou fevereiro, e, se o frio regressar, eles tornam a dobrar as suas pétalas para se voltarem novamente a abrir no primeiro raio de sol.


Foto: Net

O Crocus é também conhecida por Açafrão Erva-Ruiva, Açafrão ornamental, Croco. O seu nome deriva do grego krokos (κρόκος), que significa açafrão ou açafrão amarelo tal como o hebreu karkōm, o armaico kurkama e o persa ou árabe kurkum.



Foto: Net

É uma planta herbácea bolbosa de porte muito pequeno, com alturas entre os 10-25cm formando tufos. Existem mais de 80 espécies e centenas de híbridos e cultivares. Muitas vezes nascem primeiro as flores e só depois as pequenas folhas que são estreitas e lineares, de cor verde-claro e brilhante, com nervura central saliente e prateada.


Foto: Net

As suas flores são em forma de copo, hermafroditas, surgem num longo pedúnculo, são perfumadas e podem apresentar várias cores e tons intensos desde o amarelo, branco, azul, creme, rosa, com riscas, etc.

Condições de cultivo
Plantar no local definitivo, debaixo de arbustos, arvores, jardins rochosos, canteiros ou floreiras. é uma planta sociável, pelo que se devem plantar vários na mesma área. Agrega-se muito bem a narcisos e tulipas.

Solo: Solos argilo-arenosos e férteis com boa drenagem.

Regas: : Moderadas, pode-se adicionar um pouco de brita (pequenas pedras), ao solo, para obter uma drenagem mais desejável.



Foto: Net

Luz e Temperatura: Sol ou meia-sombra, climas frescos mas não tolera geadas fortes.

Reprodução/ Multiplicação : Por divisão dos bolbinhos que se formam em redor do bolbo principal. Esta operação só deve ser feita após as folhas murcharem por completo. Muitas espécies chegam a florir durante 20 anos.

Floração:: Primavera/Outono/Inverno.


Curiosidades : O açafrão uma especiaria muito conhecida e apreciada é obtida a partir dos estigmas de uma espécie de Crocus o Crocus sativus. Esta especiaria é utilizado desde a Antiguidade, principalmente na culinária mediterrânica, região de onde a variedade é originária, normalmente em risotos, caldos e massas. É actualmente a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de um quilo de açafrão são processadas manualmente mais de 200 mil flores da planta, a colheita, efetuada entre Outubro e Novembro, é inteiramente feita à mão, o mesmo acontecendo com a monda (operação que consiste em separar os estigmas da flor).


Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “ portaldojardim”; “ plantasonya”; “Floresnaweb”; outros.



"Nós podemos conceber o que a humanidade seria se não conhecesse as flores?" (Maurice Maeterlinck)

9 comentários:

  1. Maria, que flores mais lindas e delicadas, cada cor mais linda que a outra...
    Grande abraço! Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Que cores maravilhosas. Que delicadeza e fragilidade e que beleza.

    ResponderEliminar
  3. Esse cantinho já é maravilhoso, florido então...

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderEliminar
  4. Ol[a Maria,
    Linda postagem!
    Diz a lenda que Dionísio (ou Baco - deus do vinho), nas suas orgias, mandava forrar o chão com as flores do açafrão, pois o seu perfume era considerado afrodisíaco.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma aula de cultura geral....Agora sei de
    onde vem essa especiaria...
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá minha linda, adorei saber a historia e o cultivo dos crocus, é o que digo você minha linda tem sempre temas interessantes para nos mostrar.
    Beijinhos de luz e paz...
    PS: beijinhos especiais.

    ResponderEliminar
  7. Minha querida

    Que maravilha de viagem por entre esta beleza de imagens e texto, adorei e deixo um beijinho com carinho.

    Rosa

    ResponderEliminar
  8. Que flor maravilhosa e que sequência fantástica de fotos. Parabéns, JAIR.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo