21/02/2011

Hortênsias


Hortênsia uma flor espectacular que  representa o "Capricho".

Foto: Pessoal

Hortênsias


São originárias do Oriente, mais especificamente do Japão e da China, sendo por isso também designada como Rosa-do-Japão.


Foto: Pessoal

O responsável pela introdução desta planta na Europa, foi o botânico Philibert Commerson em 1771, que a batizou de hortense em homenagem a Hortense Lepante, que era mulher de um grande amigo seu.

Existem várias espécies de hortênsias. São plantas da família Hydrangeaceae, pertencente ao género Hydrangea. A Hydrangea macrophylla é a espécie mais conhecida.

É um arbusto semi-lenhoso, que pode atingir entre 1,0 a 2,5 m de altura e que produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, numa profusão de cores como vermelho, rosa, lilás, azul, roxo e branco.


Foto: Net

A cor das flores de hortênsia depende muito do pH do solo, uma mesma planta pode dar flores azuis, rosas ou brancas. Solos ácidos produzem flores azuis, solos alcalinos dão origem a variedades rosa.


Foto: Net

As suas folhas são grandes, ovaladas, de cor verde-clara, duras e com bordas dentadas. No Outono as folhas caem.


  Foto: Pessoal


As hortênsias prestam-se a diversas utilizações na decoração dos jardins. Pode ser plantada em vasos, ou directamente no solo, isolada ou em grupos formando uma cerca.


Foto: Pessoal

Também podem ser cultivadas como plantas de interior, para tal é necessário ter atenção em relação à água e à humidade que as cerca. Após o período de florescimento é aconselhável que seja plantada em jardins.


 Foto: Pessoal


Esta planta deve ser cultivada com cuidado, pois como possuí o princípio activo denominado "glicosídeo cianogênico", denominado hidrangina o que as torna venenosas, podendo provocar sérios problemas de saúde, principalmente em crianças.

Dicas de Cultivo:

Solo: solos húmidos e bem adubados e ricos em matéria orgânica.


Foto: Pessoal

Regas: As regas devem ser frequentes. Nos meses quentes 2 a 3 vezes por dia, 1 vez por semana nos meses frios. Em climas mais secos convém regar diariamente, principalmente enquanto está florindo.

Luz: Deve ser cultivada à meia sombra, com luz solar indireta mas em boa quantidade, onde o clima é mais seco, e sob sol pleno em climas frios, onde há mais humidade no ar. O ideal será um local onde apanhe sol de manhã e sombra à tarde.

Clima: A hortênsia se dá muito bem em climas mais amenos gostando do frio.


 Foto: Pessoal


Propagação: Multiplica-se por estacas, retiradas de ramos saudáveis.

Floração: A floração ocorre na Primavera e Verão.


Foto: Net

Podas: A poda é anual, deverá ser feita quando acabar a floração, para que no ano seguinte tenha uma floração mais intensa. Caso seja cultivada em local de inverno rigoroso a poda deve ser deixada para finais do inverno.


 Foto: Pessoal


Devido à beleza destas flores são muito utilizadas para decoração de arranjos florais.


 Foto: Pessoal

Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; “jardimdeflores”;"Informativoverde"; “portalmundodasflores”
Fotos net e Pessoais

17 comentários:

  1. São lindas!
    Adoro flores e adorei o post!

    ResponderEliminar
  2. Maria
    Para começar uma semana de trabalho nada melhor que olhar de facto estas hortenses. Pois eu sou tenho muitas hortenses e rosas. Todos os anos quando faço a póda das hortenses coloco na terra o que é cortado da póda, muitas delas pegam.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adoro estas flores que têm o nome da minha falecida mãe. Tenho algumas no meu jardim mas as mais belas que vi foi ns ilha de S, Miguel.
    Beijinho e votos de uma boa semana,
    Lourdes

    ResponderEliminar
  4. Olá, Maria

    Vir aqui beber desta tranquilidade e dos conhecimentos que nos transmite já se vai tornando um hábito quase imprescindível.Nunca tinha visto tanta variedade de hortênsias e cores tão belas.Vou ficar mais atenta às coisas que me rodeiam.
    Beijos
    Olinda

    ResponderEliminar
  5. Absolutamente divinas estas Hortênsias... que belo post pra começar a semana querida...
    Beijos e uma semana de alegrias para ti...
    Valéria

    ResponderEliminar
  6. São lindas!
    Também gosto muito!
    Beijos meus e uma boa semana pra ti!

    ResponderEliminar
  7. Lindas maria, as hortencia de gramado formam um cenário lindo tambem, as flores são um presente de Deus, tornando cada vez mais bonito a nosso planeta,e vc nos presenteia sempre com coisas belas,benditas sejas. Um abraço carinhoso. Celina

    ResponderEliminar
  8. Maria,eu adoro hortensias porque me fazem lembrar de minha avó que tinha várias em seu jardim e adorava!Lindas as imagens e excelentes dicas!Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. MARAVILHA!! Jamais imaginei que houvesse tantas
    espécies dessa flor.Apenas conhecia uma,que sem-
    pre enfeitou a cidade de Petrópolis, daí ser co-
    nhecida como a cidade das hortênsias.

    ResponderEliminar
  10. Maria querida!
    Já não tenho mais palavras para expressar o quanto admiro o teu trabalho como blogueira, amiga! Capricho, beleza, assuntos interessantes. Tu és simplesmente demais!!!!!!
    Aqui na serra gaúcha, há muiytas hortênsias. A estrada fica linda demais.
    Beijos amada!

    ResponderEliminar
  11. Maria,mais uma vigem belíssima que nos proporcionas no mundo das flores.Obrigado.Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia, querida amiga.

    Essas imagens são MARAVILHOSAS!!! Amo flores e elas me hipnotizam...

    Obrigada pela bela postagem.

    Beijos no coração.

    ResponderEliminar
  13. Lindo, lindo lindo, e muito interessante pois aprendemos com você cada vez mais nos seus post. Adorei tudo. Bom dia e beijinhos carinhosos no coração querida.

    ResponderEliminar
  14. Belíssima e maravilhosa é a obra divina!
    Adoro flores e estas são especiais.
    Obrigada por compartilhar estas obras de arte.
    Beijinhos
    Ceiça

    ResponderEliminar
  15. Amiga, suas postagens nos transmite carinho, nos transmite paz, pela sensibilidade com que você as escolhe, e o capricho com que as posta... Tens sempre o meu carinho minha linda! Paz e Luz... Bjsss

    ResponderEliminar
  16. Elas são lindas e as adoro muito! beijs e acabei de ver o post do dragão.Neno, meu netinho vai adorar.beijos,chica vou mostrar mais tarde à ele!

    ResponderEliminar
  17. Que passeio agradável, neste jardim de Hortências! Lindas e variadas flores da espécie. Interessantes informações. Obrigada!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo