12/01/2011

Escócia - Scotland


Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.
Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, aqui deixo fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.

Hoje vamos viajar até … Escócia

Boa viagem!

A Escócia é um dos territórios que integram o Reino Unido. Um país cheio de encanto e magia, de paisagens de um verde inigualável, lagos sublimes, ilhas espectaculares, castelos de sonho e lendas inesquecíveis.

Foto: http://hdw.eweb4.com

O nome Escócia (Scotland) deriva do latim Scotia, que significa terra dos scots, um povo de origem celta vindo da Irlanda e que se estabeleceu na costa oeste da Grã-Bretanha por volta do século 5. Em 1707, a Escócia uniu-se à Inglaterra para formar o Reino Unido da Grã-Bretanha.

Foto: http://hdtraveling.com


É limitada ao norte pelo oceano Atlântico, a leste pelo mar do Norte, a sudeste pela Inglaterra, ao sul por Solway Firth e pelo mar da Irlanda e a oeste pelo canal do Norte, que a separa da ilha da Irlanda e do oceano Atlântico. A Escócia compreende 186 ilhas, a maioria delas incluídas em três grupos: as ilhas Hébridas, perto da costa ocidental, as Órcadas, próximas à costa setentrional, e as Shetland, ao nordeste das anteriores.

A capital é Edinburgh (em gaélico escocês: Dùn Èideann). É uma das mais bonitas e elegantes cidades europeias. Os seus bairros são separados por parques e jardins e, mais imponente, por encostas escarpadas e colinas relvadas.

Foto: hdwallpapersbase.com

Relevo
O relevo da Escócia integra a cadeia de montanhas que se estende da Escandinávia à Irlanda. As suas montanhas, originadas no período pré-devoniano, apesar de fortemente aplainadas pela erosão, são as mais altas da Grã-Bretanha, com altitudes médias de 900m. Ben Nevis é o pico culminante, com 1.343m. As montanhas dividem-se em dois blocos: o das Terras Altas (Highlands), ao norte, e o das Terras Altas do Sul (Southern Uplands). Entre eles há uma faixa deprimida, as Terras Baixas (Lowlands).

Foto: www.mrwallpaper.com

Cultura
A Escócia possui grande diversidade cultural e muitos actores, escritores e artistas. Actores como Sean Connery e Ewan MacGregor tornaram-se grandes estrelas do cinema, merecendo aclamação internacional e tornando-se embaixadores do seu país e da indústria cinematográfica escocesa.
A cidade de Edimburgo recebe no Verão, aquele que é considerado o mais importante festival cultural do mundo, o Festival de Edimburgo. De referir também O kilt que é considerado um traço marcante da cultura e identidade do país. Surgiu no século XVI, no norte da Escócia. Cada clã ou família tinha um tipo de quadriculado no kilt, que identificava os seus integrantes.


Alguns dos Locais a conhecer:
A Escócia apresenta interessantes pontos turísticos e culturais. Em função de seu rico passado e do bom desenvolvimento socio-económico. São diversos museus, parques, teatros, monumentos, castelos medievais, construções históricas e etc. O destaque fica para a Cidade Velha de Edimburgo que é Património Mundial da UNESCO.

Foto: gde-fon.com


■ A Capital Edinburgh
Edinburgh, capital da Escócia caracteriza-se por ter uma vista urbana espectacular que pode ser dividida em duas - a zona antiga, com as suas ruelas e becos calcetados e as elegantes fachadas neo-clássicas da zona mais recente. A cidade é dominada pelo Castelo de Edinburgh construído sobre uma rocha de origem vulcânica.

Foto: /www.free-desktop-backgrounds.net

■ Glasgow
É a segunda maior cidade da Escócia e também a terceira mais populosa de todo o Reino Unido. A cidade tem um estilo único e uma personalidade marcante.
■ Highlands
Highlands é a parte da Escócia que reflecte perfeitamente a imagem romântica que a maior parte das pessoas têm desta nação.

Foto: http://wallpapers.free-review.net

A cidade principal é Fort William, que fica na sombra do Ben Nevis, o pico mais alto da Grã-Bretanha. A norte fica uma costa majestosa de Lochs (fiordes) de águas profundas e enseadas de areia branca flanqueadas por montanhas e com as Ilhas Hébridas no horizonte. A oeste de Fort William, pela poética 'Road to the Isles' (estrada para as ilhas), fica Mallaig, o principal ponto de embarque para Skye. Mais para norte fica Ullapool, um dos principais portos das Hébridas Exteriores e a base ideal para explorar o inóspito noroeste.
.
■ Loch Ness (O lago Ness)

Foto: Pixdaus.com

É uma das maiores atracções da Escócia. É o lago mais profundo da Grã-Bretanha que se estende por 37 kms desde Fort Augustus no sul até Inverness no norte. O "loch" oferece uma bela paisagem só por si, com colinas majestosas que se erguem verticalmente das suas margens de florestas.

■ Gruta de Fingal - Ilha de Staffa
A Gruta de Fingal é uma caverna marinha na ilha desabitada de Staffa, nas Hébridas Interiores, Escócia, que faz parte de um reserva nacional. É formada por basalto hexagonal, similar em estrutura - por causa da mesma origem num fluxo de lava - da Giant's Causeway, a Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte. O seu tamanho e tecto de arcos naturais, juntamente com os arrepiantes ecos produzidos pelas ondas, produzem um ambiente de uma catedral natural. O nome gaélico da gruta, Uamh-Binn, significa "Gruta da melodia".


Foto: http://www.hdwallpapersinn.com

A Escócia tem uma paisagem majestosa, montanhosas imponentes, uma costa polvilhada de lindas cidades coloridas, uma impressionante herança histórica e um povo cordial, animado, amigável e hospitaleiro.

Poderá ver o Post completo no meu Blogue "Viajar é Alargar os nossos Horizontes" em: Escócia - Scotland" 


Fontes e Fotos : “Wikipedia”; “portalsaofrancisco”; “Manualdoturista”; “Viagensimagens”; “aeiou.visao.pt/”; “http://www.ayrshire-arran.com/ “; "http://www.revistareal.com/"; "http://www.aberdeen-grampian.com/"; "http://www.visithighlands.com/"; http://www.eileandonancastle.com/; http://hdwallpapersfactory.com; 1ms.net; 1zoom.com; http://scenery-wallpapers.com; outros


7 comentários:

  1. Puxa ,foi uma linda viagem por aqui.A Escócia é linda mesmo...Tenho uma irmã que vai seguidamente lá! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Minha querida e doce amiga

    Hoje passando apenas para dizer que estou de volta e melhor e agradecendo o carinho das palavras que me deixas sempre...gosto de ser tua amiga.

    Beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, Maria!
    Bela postagem informativa!As imagens são belíssimas e o texto muito bem escolhido.
    Parabéns!
    Beijo...

    ResponderEliminar
  4. Já passei férias na Escócia por duas vezes e tive o prazer enorme de visitar alguns desses locais que apontas, lugares deslumbrantes sem dúvida mas, foi sempre no Verão ainda não perdi a esperança de ir até lá no Inverno, talvez menos atraente mas deve ter também uma beleza muito própria.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Maria
    Adoro viajar e a Escócia está nos meus planos. Até poder concretizar o meu desejo, essas imagens deixaram-me ainda mais interessada na viagem. Lindas paisagens !
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  6. Que lugar encantador!
    Me apaixonei!!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo