segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aprender a VIVER


A vida é uma arte e cada um de nós tem de Aprender a VIVER o melhor possível.

A cada dia que vivo mais me convenço que temos de apreciar ao máximo cada momento, e para tal quanto mais aprendermos, mais preparados estamos para Viver melhor, principalmente connosco próprios.

Deixo aqui Dez Conselhos para tentarmos viver o dia-a-dia com mais Paz, Tranquilidade e Serenidade:


1 - DOMINE a sua fala.
Diga sempre menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave.

2 - PENSE ...
Antes de fazer uma promessa e depois não a quebre, não importa o quanto lhe custe cumpri-la.

3 - NUNCA ...
Deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.

4 - TENHA ...
Interesse nos outros - nas suas ocupações, no seu bem-estar, nos seus lares e família. Seja sempre alegre com os que riem e lamente com os que choram. Haja de tal maneira que as pessoas com quem se encontrar sintam que você lhes dispensa atenção e lhes dá importância.

5 - SEJA alegre.
Conserve-se sorrindo. Ria das histórias boas e aprenda a contá-las.

6 - CONSERVE...
A mente aberta para todas as questões de discussão. Investigue, mas não argumente. É próprio das grandes mentalidades discordar e ainda conservar a amizade do seu oponente.

7 - DEIXE ...
Que as suas virtudes falem por si mesmas e recuse falar das faltas e fraquezas dos outros. Condene murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas dos outros.

8 - TENHA...
Cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e críticas não valem a pena e frequentemente magoam quando menos se espera.

9 - NÃO ...
Faça questão das observações más a seu respeito. Viva de modo que ninguém as acredite.

10 - NÃO...
Seja excessivamente zeloso dos seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve-se calmo, esqueça-se de si mesmo e receberá a recompensa.

(desconheço autor)


"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." (Oscar Wilde)

15 comentários:

  1. Sócrates disse "sei que nada sei", mas como sabia e como ensinava, não é? Por isso acho que esses sábios conselhos são uma espécie de desdobramento dessa sintética frase. Obrigado por partilhar coisas tão boas, Maria. Ótima semana. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  2. Todas os conselhos são sábios, e a vida ensinou-me a seguir sempre os bons conselhos ;-)
    Mas o que me sigo mais fielmente é :
    ~" Viver um dia de cada vez"

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Oi Maria, linda está mensagem.
    Salvei em meu PC para sempre ler.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Ei!
    Maria!
    Hoje estou aqui especialmente como poeta organizadora do Concurso
    de Poesia Oficina da Palavra 2010
    para convidar voce a me dar a honra de participar
    com um de seus texto em poesia.
    Manda um email pra mim (catiaho@hotmail.com)
    que terei o prazer de
    enviar as informações ainda hoje .
    E se prefere indicar a algum amigo(a) que escreve
    será maravilho receber o email dele(a).
    E se qchar que deve pode divulgar em seu blog sera
    uma honra spara mim.
    Linda semana pra nós todos
    com muita poesia.
    Catiaho Reflexo d'Alma entre sonhos e delírios

    ResponderEliminar
  5. Conselhos sempre preciosos e que nunca são poucos para recordar e pôr em prática.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde linda Maria.
    Passei para te ler e deixar um beijo!

    Fernanda.

    ResponderEliminar
  7. Sábios conselhos amiga.

    Hoje meu filho está aniversariando, fiz uma homenagem para ele, quer compartilhar ela comigo?

    beijooo.

    ResponderEliminar
  8. Maria

    Visito e agradeço sua delicada e amável visita!
    Edificante palavras,como se vive bem, e com sabedoria, mantendo nossas relações da melhor forma possível e duradoura.
    Só pessoas com inteligência emocional utiliza dessa prática. Vivemos e aprendemos sempre!

    Um grande Abraço de IT

    ResponderEliminar
  9. Belos preceitos para uma vida bem melhor. A humildade é a somoa de tudo.

    Um grande abraço. Obrigado pela bênção de Paz!

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria!
    Encontrei este seu blogue, e desde logo fique interessado em segui-lo porque ele corresponde ao meu interesse, não irei certamente deixar muitos comentários, porque não tenho jeito para isso, mas vou ler com interesse os seus «posts»

    Diamantino

    ResponderEliminar
  11. Amiga Maria.Em tudo na vida devemos reflectir e pensar para não melindrar sentimentos,quando inrreflectido pode magoar muito.é neste partilhar de palavras que aprendemos uns com os outros.
    Beijinho e boa semana
    Lisa

    ResponderEliminar
  12. Naveguemos docemente
    Sob o clarão do luar;
    suspire o vento nos juncos,
    ponha-se a água a cantar...

    Mihai Eminescu

    Feliz Semana !Beijo-te o coração! M@ria

    ResponderEliminar
  13. Querida amiga, farei desses conselhos meus dez mandamentos. Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Realmente Maria um texto reflexivo..
    Boas energias
    Mari

    ResponderEliminar
  15. Minha estimada amiga!
    Ouvir mais, falar menos, ser mais humilde...
    Quanto preciso melhorar!
    Mas vou tentar, e por isso mesmo minha querida, é que aprendo muito aqui.
    Bjs, um abraço.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.