08/08/2016

Palácio Nacional da Pena (Sintra) I - Passeio pelo Exterior

Da minha visita ao Palácio Nacional da Pena hoje vou começar por mostrar o exterior do Palácio.

O palácio da Pena fica localizado no topo de uma rocha escarpada na serra de Sintra. É um espetáculo para os olhos, contendo em si uma mistura de estilos arquitetónicos (neogótico, neomanuelino, neo-islâmico, neo-renascentista e outros).

Subimos uma rampa e entrámos pela Porta de Alhambra, ou Porta da Rosa. Esta entrada foi inspirada na Porta da Justiça do Alhambra de Granada, em Espanha. No tímpano do arco maior estão quando entramos, por isso do lado de fora, três rosas e do lado interior do Palácio apenas uma rosa.

Esta entrada vai dar ao Terraço das Cocheiras. Do lado esquerdo fica o edifício das antigas cocheiras, hoje é uma loja de souvenirs e de apoio aos turistas. Virámos à direita entrando na Porta Monumental, passámos a Ponte Levadiça, e depois a Porta Férrea.

Passámos o Túnel e fomos dar ao Terraço do Tritão

Aqui tudo é lindo, mas o Pórtico do Tritão (Pórtico Alegórico da criação do Mundo), é de uma beleza extraordinária. Destaca-se por cima do pórtico o Tritão, um monstro mitológico meio homem, meio peixe.

No Túnel do Tritão, num dos dois nichos laterais, fica a entrada principal do Palácio Novo, a Porta das Cabaças.

Passando pelo Túnel do Tritão vai-se dar ao Pátio dos Arcos, mas nós não fomos logo por aí, decidimos primeiro contornar o Palácio, fazendo o Caminho da Ronda.

Admirando a Paisagem ....

Em cima de uns rochedos, da Tapada do Ferreira está a Estátua do Guerreiro, olhando de frente para o Palácio.

E também muito lá no alto ( quase que nem a vemos na foto ), no ponto mais elevado da Serra de Sintra (528m acima do mar), está a Cruz Alta.

Ao longe o Castelo dos Mouros

Divagando o olhar pelas torres do Palácio.

O Caminho da Ronda, liga o Terraço do Tritão ao Pátio dos Arcos.

O encantador Pátio dos Arcos.

A magnifica Janela em estilo Manuelino, semelhante à janela da sala do Capítulo do Castelo dos Templários em Tomar.

A Torre do relógio

Subindo as escadas fomos visitar a Capela

A vista do pátio da Capela

O encanto dos Arcos...

Após a visita exterior seguimos depois em direção à porta que dá acesso ao interior do Palácio.

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Palácio Nacional da Pena (Sintra) I - Passeio pelo Exterior

O percurso pelo interior do Palácio ficará para um novo post.

1. Boa noite amiga!
    Com certeza... Um espetáculo para os olhos... Muito lindo!
    Parabéns!
    Beijinhos... Fátima.

2. Que maravilha de fotografias. E alguns aspectos do palácio estão bem mencionados, uma vez que passam despercebidos quando se vêm no local. Beijinhos.

3. Já o visitei!
    Seus olhares estão espetaculares!!!
    Bj

4. Que belo passeio aqui exposto em reportagem fotográfica e informativa. Vale mesmo a pena visitar o Castelo da Pena...
    Beijos.

5. Imagens que nos levam aos contos de fadas.
    Amei Maria Rodrigues!
    Bjs e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

6. Impressionante a beleza.

bjokas=)

7. Em Junho estive aí com os meus alunos e não se via quase nada, duma certa distância, como consequência do nevoeiro. Ainda bem que nos pudemos recrear com o interior!
    Magnifica reportagem que bem nos acerca à realidade dum Palácio do que tanto gosto. Não me canso de o visitar!.
    Abraços de vida, querida amiga

8. Boa tarde Maria,
    Fotos fabulosas das mais bonitas que tenho visto sobre o Palácio da Pena!
    Avista-se daqui e já lá tenho estado próximo (há tempos fui ao Castelo dos Mouros), mas despertou-me a curiosidade (tenho que o revisitar como lhe transmiti no "post anterior") , pois já não me recordava de todos esses pormenores. Fui lá eram os meus filhos ainda pequenos;))!!
    Parabéns pelas fotos e obrigada por ter partilhado.
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

9. Uma maravilha de fotos. Tão bom ter as amigas de Portugal como tu,há a Ailime, e Elisa, a Graça, que mostram belezas de lá e enchem nossos olhos! beijos, chica

10. Olá Maria
    Que vislumbre este castelo, acho lindo os lugares que tem neste
    país,é uma espetacular passeio com certeza.

bjs

11. Maria, realmente o Palácio é lindíssimo! Encantador e, confesso, ele é mesmo inesquecível! Conheci no ano passado e suas fotos estão maravilhosas! Gostei muito de relembrar aqui...
    Um abraço e boa semana...

12. Oi Maria, que lindo o palácio, obrigada por compartilhar conosco essas maravilhas, vou ficar aguardando as fotos do interior.
    Fiquei curiosa também pelo palácio dos Mouros rs
    Um grande beijo e ótima semana!

13. Muito lindo o castelo e suas fotografias são perfeitas, que dão a devida dimensão da beleza.
    Bela vista do topo.
    Um lugar para ser visitado.
    Parabéns Maria pela postagem e partilha.
    Um abração amiga.
    Bjs

14. Suspirei, realmente, uma obra de arte.
    As cores do palácio são belas, bem diferentes. O Tritão é de impressionar, com certeza, de tanta beleza e magnitude.
    A postagem está excelente, para ver em detalhes e não é cansativa, envolve. Muito bem, Maria.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.