sábado, 2 de julho de 2016

Viagem à HOLANDA - The Oude Kerk




Já mostrei da minha visita a Amesterdão, o Jardim Keukenhof, Museumplein, a Praça Dam e hoje vamos passear até à Praça Oudekerksplein, que se situa em De Wallen.





Esta praça fica relativamente perto da Praça Dam localizando-se aqui o edificio mais antigo da cidade, a primeira igreja da Paróquia, a Oude Kerk (Igreja velha). Parte da Oudekerksplein, a praça à volta da igreja, é utilizada por prostitutas que oferecem os seus serviços por detrás de janelas, é a famosa Rua Vermelha.




Na praça em frente à Oude Church está uma estátua de bronze, "Belle". A inscrição diz "Respeite os trabalhadores do sexo em todo o mundo."




A dominar o Red Light District está a Oude Kerk (Igreja velha), uma igreja grande e monumental.




Foi fundada em 1213 e foi consagrada em 1306 pelo bispo de Utrecht tendo como seu padroeiro, Saint Nicolas. Depois da Reforma, em 1578, tornou-se uma igreja calvinista, permanecendo assim até hoje.




No passado, a sua torre era utilizada  para observar uma possível aproximação de inimigos, ou um deflagrar de incêndios. Também foi usada como o relógio da cidade.




E possível subir à torre, a visita é guiada (apenas com pequenos grupos) por estudantes locais que falam fluentemente Inglês. 




Não há elevadores, pelo que é necessário subir escadas estreitas, grande parte das vezes em espiral, não me parece que seja adequado, para pessoa com problemas de mobilidade ou crianças pequenas, pois é uma subida um pouco exigente. 





A torre contém quatro sinos (fé, esperança, amor, e Liberdade), e um carrilhão de 47 sinos. Os sinos foram usados no passado para chamar fiéis para o serviço. Eram tocados para casamentos e funerais, funcionando também como um sistema de alerta para incêndios e outras emergências. Hoje, os sinos ainda tocam regularmente aos domingos, bem como em funerais, casamentos e no dia 5 de Dezembro, dia de St. Nicolas o seu padroeiro.





Tem 67m de altura, ficando a plataforma de observação a um pouco mais de metade da sua altura. Na subida vamos parando em diferentes níveis e o guia vai explicando todos os aspetos relevantes da torre. 




Até a própria plataforma de observação é bastante estreita e por vezes tinha de movimentar-me de lado, mas valeu bem a pena a subida, pois a vista sobre a parte antiga da cidade é surpreendente.







Ao fundo a Central Station





Simplesmente magnifica a vista da Torre de Oude Kerk.




Após esta visita dirigimo-nos para a Praça Nieuwmarkt (o próximo post).

Fotos: Pessoais


8 comentários:

  1. Fotos muito lindas querida amiga ,desejo-lhe um Sábado muito feliz ,beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ¡Hola María!!!

    Nos dejas un impresionante reportaje de fotografías bellísimas, para una mirada detenida. ¡Que pasada de belleza! Amiga.

    Ha sido y es siempre todo un placer pasar por esta tu casa, donde se deleita la mirada y uno viaja de tu mano por eso preciosos lugares del mundo. Mil gracias por ello.
    Te dejo un abrazo grande, mi inmensa gratitud y estima.
    Ten un feliz verano.

    Hasta septiembre si Dios quiere.
    Como llegan a mi móvil los comentarios, os iré saludando.

    ResponderEliminar
  3. Belas fotografias a Holanda é um pais maravilhoso.
    Um abraço e bom fim de semana.
    Andarilhar

    ResponderEliminar
  4. Que linda postagem, amei ler e ver cada detalhe!
    Aqui aprendo e me delicio com seus belos posts, obrigada por compartilhar, bem assim, como toda a sua atenção e carinho!
    Abraços apertados linda amiga Maria!

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pela partilha!

    Beijo e um óptimo sábado.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá, Maria!
    uma outra amiga blogueira disse certa vez que se come muito mal na Holanda. Pode ser, mas que há lugares lindos para se ver não há duvidas, não é mesmo?
    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Muito bem documentada, essa sua viagem à Holanda, Maria!
    Fotos magníficas!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Mais uma série de imagens maravilhosas deste país, que adorei apreciar!
    Grata por mais esta deliciosa partilha!...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.