segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PARABÉNS António


Hoje é um dia especial, o António é aniversariante.






Cada ano que passa é mais uma etapa percorrida na estrada da vida. Uma estrada que nem sempre é fácil mas que certamente nós dá por cada dificuldade ultrapassada uma experiência adquirida.


"Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã." (Mahatma Gandhi)


Que o teu caminhar seja sempre repleto de alegria, saúde, paz e amor.


Desejamos-te um dia MUITO FELIZ


Beijinhos de todos nós que te adoramos.



sábado, 28 de novembro de 2015

Catedral de Estrasburgo




No meu circuito pelos Alpes um dos locais por onde passámos foi por Estrasburgo. Hoje deixo um pouco da história e do encanto da Catedral de Estrasburgo, a Cathédrale Notre-Dame-de-Strasbourg.




Foi construída entre 1176 e 1439, mas os seus alicerces são bem mais antigos, datam de 1015, ano em que o bispo Werner von Habsburg colocou a primeira pedra, para a construção de uma basílica em estilo românico, que arderia em 1176. Foi o edifício mais alto do mundo entre 1625 a 1874, e permaneceu como a maior igreja do mundo até 1880, quando foi ultrapassada pela Catedral de Colónia, na Alemanha.




A sua torre tem 142 metros de altura.




Foi descrita por Victor Hugo como uma "maravilha gigantesca e delicada", a catedral é visível nas planícies da Alsácia bem como pode ser vista de tão longe como as montanhas de Vosges ou a Floresta Negra, do outro lado do Reno.











Tem magníficos vitrais





A catedral abriga um relógio astronómico de 18 metros, um dos maiores do mundo. Uma obra de arte e da engenharia, o seu mecanismo data de 1842 e a sua complexidade e beleza são impressionantes. Todos os dia as 11:30hs a igreja é fechada e somente as pessoas que tiverem adquirido os bilhetes especiais podem ver as personagens do relógio a movimentarem-se. O relógio mostra muito mais do que o tempo oficial ele indica o tempo solar, o dia da semana, o mês, o ano, o sinal do zodíaco, a fase da lua e a posição dos vários planetas. Todas as personagens animadas são postas em funcionamento às 12.30 horas.






Como este ano a Catedral comemora os 1000 anos da sua fundação, à noite ela "veste-se" de luz e som e fica com um encanto ainda mais especial.





Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

Romãzeira – Punica granatum




Dos meus passeios pelo Parque das Nações deixo hoje as flores da Romãzeira.






São originárias do Médio Oriente, pertencem à família Lythraceae, o seu nome científico é Punica granatum e tem como nomes populares: Romãzeira, romeira ou romanzeira.




A romãzeira é uma árvore com um ciclo de vida perene.

Evolução do inverno ... à primavera ...







A sua altura pode ir de 2 a 5 metros. As sua flores são vermelho-alaranjadas em forma de coroa.




Solo e regas: solos férteis e ricos em matéria orgânica. Gosta de água mas não de solos encharcados.

Luz: Devem ser cultivadas a pleno sol.




O seu fruto, a romã, é utilizada desde a antiguidade e simboliza o amor, a vida, a união, a paixão, o sagrado, o nascimento, a morte e a imortalidade.




Na Mitologia Grega, a romã era atributo das deusas Hera, deusa das mulheres, do casamento e do nascimento, e Afrodite, deusa da beleza, do amor e da sexualidade, sendo uma fruta associada ao rejuvenescimento.

Nos textos bíblicos a romã simboliza a unidade e a vida eterna. 




Texto: Wikipedia; http://www.dicionariodesimbolos.com.br; www.plantasonya.com; www.jardineiro.net/;
Fotos: Pessoais.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Fim de outono




Fim de outono... Folhas mortas...
Sol doente... Nostalgia...

Tudo seco pelas hortas,
Grandes lágrimas no chão
Nem uma flor pelos montes,
Tudo numa quietação
Soluça numa oração
O triste cantar das fontes.

Fim de outono... Folhas mortas...
Sol doente... Nostalgia...

A terra fechou as portas
Aos beijos do sol ardente,
E agora está na agonia...
Valha à terra agonizante
A Santa Virgem Maria!

Fim de Outono... Folhas mortas...
Sol doente... Nostalgia...


Fernanda de Castro

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Verdes são os campos ....




Passeando através de ... campos Verdes

"Não faças de ti um sonho a realizar. Vai. Sem caminho marcado. Tu és o de todos os caminhos." (Cecília Meireles)

Foto: www.desktopwallpapers4.me

Foto: www.wallpaperhere.com


"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison)


Foto: 1ms.net

Foto: 1ms.net


"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir." (Cora Coralina)


Foto: 1ms.net

Foto: wallsbot.com 


"As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos." (Clarice Lispector)

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O Palácio da Ventura - Poema de Antero de Quental



Sonho que sou um cavaleiro andante.
Por desertos, por sóis, por noite escura,
Paladino do amor, busca anelante
O palácio encantado da Ventura!

Mas já desmaio, exausto e vacilante,
Quebrada a espada já, rota a armadura…
E eis que súbito o avisto, fulgurante
Na sua pompa e aérea formusura!

Com grandes golpes bato à porta e brado:
Eu sou o Vagabundo, o Deserdado…
Abri-vos, portas d’ouro, ante meus ais!

Abrem-se as portas d’ouro, com fragor…
Mas dentro encontro só, cheio de dor,
Silêncio e escuridão — e nada mais!


Antero de Quental



terça-feira, 24 de novembro de 2015

Alpes Românticos - A histórica cidade de Nuremberga - Alemanha




A última cidade que visitámos no circuito pelos Alpes foi a histórica cidade de Nuremberga. O seu centro histórico é rodeado ainda pela antiga muralha que tem uma extensão de 4 km.




Passeando pelo centro histórico






Nuremberga foi a cidade de um dos mais famosos artistas do Renascimento nórdico, Albrecht Dürer (Nuremberga, 21 de maio de 1471 — Nuremberga, 6 de abril de 1528). Albrecht Dürer foi gravador, pintor, ilustrador e matemático. Os seus interesses abrangiam ainda outros campos, como a geografia, a arquitetura, a geometria e a fortificação. 




Antiga casa de Albrecht Dürer, hoje um museu com exposições sobre sua vida.




St. Lorenz Kirche (St. Lawrence), é uma igreja medieval dedicada a São Lourenço. A igreja foi seriamente danificada durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido mais tarde restaurada. É uma das igrejas mais proeminentes da Igreja Evangélica Luterana na Baviera.






Junto à Igreja, na praça Lorenzer Platz, está a Fonte das Virtudes, Tugendbrunnen (Fountain of Virtues). É do tempo do renascimento tendo sido construída entre 1584-1589.





No centro da praça Principal (Hauptmarkt), encontra-se outra belíssima igreja, é a igreja gótica Frauenkirche. A Frauenkirche ("Igreja de Nossa Senhora"). Foi construída por iniciativa de Charles IV, imperador do Sacro Império Romano entre 1352 e 1362. Uma das características mais notáveis da igreja é o Männleinlaufen, um relógio mecânico que comemora a Bula de Ouro de 1356. O relógio foi instalado na igreja em 1506. O mecanismo de relógio é ativado ao meio-dia, um sino é tocado para iniciar a sequência seguido pelos trompetistas e baterista.





St. Sebaldus Church, a Igreja de S. Sebaldo, fica localizada na Albrecht-Dürer-Platz, em frente à velha prefeitura. O seu nome é uma homenagem a São Sebaldo, Santo Padroeiro de Nuremberga. A igreja sofreu fortes danos na altura da Segunda Guerra Mundial, tendo sido posteriormente restaurada.




A Ponte Fleischbrücke, é uma ponte em pedra da época da Renascença que cruza o Rio Pegnitz. Tem 27 metros de comprimento e foi inaugurada em 1598. 




Outra ponta que cruza o rio Pegnitz, é a Museumsbrücke (Ponte museu), uma ponte em arco localizada na parte superior da King Street e que liga a principal praça do mercado com a Igreja de St. Lorenz. Tem um Monumento dedicado ao imperador D. José I. 






O Ochsenportal, é um portal com a escultura em pedra de um boi deitado, em estilo renascentista foi construída em 1599, como o arco de entrada para o edifício "novo" (1570-1571), o principal mercado de carne da altura.




Narrenschiff, escultura em bronze com 3,6 metros de altura, representa um barco com sete pessoas, um esqueleto e um cão. A escultura é baseado em xilogravura de Albrecht Dürer Ilustrando a edição de 1497 do livro The Ship of Fools (o barco dos tolos) de Sebastian Brant (1457-1521). O autor da escultura foi o escultor alemão Jürgen Weber.




Esculturas e brasões








Janelas diferentes







Estava terminado o nosso passeio, de manha partimos para Munique e voamos para casa. À semelhança do ano passado adorámos a nossa viagem, as pessoas do grupo eram impecáveis, e a Filipa, a nossa guia, uma pessoa super simpática e que dominava na perfeição o conhecimento sobre os locais que visitámos. 5 estrelas também para a agência que utilizámos, as "Viagens Abreu" do Centro Comercial Vasco da Gama. Voltaremos certamente a utilizar esta forma de viajar.