26/02/2015

LISBOA a minha CIDADE - Rossio e Praça da Figueira


No inicio de Janeiro andámos a passear pelo centro de Lisboa. Como adoro partilhar aquilo que vejo e vou fotografando, mas para não ficarem posts muitos extensos, vou mostrando gradualmente.

Hoje: Rossio e Praça da Figueira






A Praça de D. Pedro IV, mais conhecida por Rossio é o "coração" de Lisboa. Com a destruição da maioria dos edificios no terramoto de 1755, a praça foi reconstruída segundo o plano de Carlos Mardel, renascendo uma praça rectangular de 166 m comprimento por 52 m largura. 






Entre 1846 e 1849 é construído na praça o Teatro D. Maria II, passa a ser arborizada, são colocadas as fontes, é inaugurada a estátua de D. Pedro IV, o pavimento é calcetado com mosaico português, a preto e branco e com padrões ondulantes.








A Praça da Figueira antes do Terramoto de 1755 era o local do Hospital de Todos-os-Santos, cujas fundações foram postas a descoberto durante a construção do atual parque de estacionamento subterrâneo. No desenho do Marquês de Pombal para a Baixa, a praça transformou-se no principal mercado da cidade. Em 1885 foi aí construído um mercado coberto, demolido nos anos 50. Na praça encontra-se o pedestal da estátua equestre em bronze de D. João I erguida em 1971, e da autoria de Leopoldo de Almeida. 






Fotos: Pessoais
Texto: Wikipedia


7 comentários:

  1. As nossas fotos ficaram espetaculares e muito bem escolhidas como sempre.
    Excelente artigo. Mal posso esperar pelos restantes. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Lindas fotos e tua cidade é maravilhosa! Um dia talvez a veja ao vivo,rs bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Lindas imagens, amei ver e conhecer, pelo menos assim, a sua cidade!
    Deixo abraços bem apertados linda amiga Maria!

    ResponderEliminar
  4. Lindas fotos, Maria! Lisboa é mesmo encantadora!
    Um grande abraço...
    Bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  5. Que lindas as fotos!
    Queria um chafariz desses pra mim kkk.
    Bom começo de março.
    Abraços
    Janicce.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo