27/11/2014

Os templos da colina de Satrunjaya




A colina Shatrunjaya em Palitana na Índia, alberga centenas de templos Jainas que foram sendo contruídos ao longo de várias gerações. A cidade de Palitana era conhecida no passado como Padliptapur, tendo sido apelidada de "Cidade dos Templos". 


Foto: www.herenow4u.net

Foto: wikipedia_Kalpeshzala59


O jainismo é a sétima religião por número de fiéis na Índia, e sua doutrina promove entre outros ensinamentos que todos os seres são dignos de respeito, portanto o maior pecado é causar dano a um ser vivo, como também à terra ou às almas da água ou do ar.


Foto: www.herenow4u.net


A subida da colina para os templos não é fácil já que são mais de 3000 degraus, a pé ou de “cadeirinha” esta escalada é para os peregrinos uma ascenção para um maior conhecimento e um caminho para a libertação. Os templos estão fechados aos devotos durante a estação das monções.


Foto: www.quoteko


Os tempos são em mármore branco e com pilares trabalhados. Têm diversas formas e tamanhos e são decorados por mais de 27.000 ídolos Jaina de pedra mármore. Sendo os templos considerados uma morada divina, há que respeitar certas normas como por exemplo não levar roupa justa ao corpo, calções ou saias curtas, camisolas sem mangas … também ninguem tem permissão para permanecer nos templos durante toda a noite, nem mesmo os sacerdotes. 


Foto: wikipedia


O silêncio e as orações estão presentes quando se sobe a colina em peregrinação.

Foto: indian-temple-photo.blogspot


A colina de Shatrunjaya é um dos lugares mais sagrados da cultura Jainista.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.contemporarynomad.com; http://travelersguideindia.com; http://www.ereduvoyage.ch; http://www.mdig.com; http://quoteko.com/; http://www.plustoursindia.com; https://sites.google.com/site/suhanasafarbyks/08-saurashtra/2-shatrunjaya; http://www.trekearth.com; http://indian-temple-photo.blogspot/; outros net.

Foto: globalvisiontours.com


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Os Templos da Colina de Satrunjaya


5 comentários:

  1. Coisas lindas que esta amiga Maria descobre! Gostei!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria Rodrigues.

    Parabéns, pela - Poesia Fotográfica - E brindar, a mim, estas maravilhas.
    Um abraço, do Brasil.

    ResponderEliminar
  3. Amiga Maria!
    Lugares belíssimos e templos com detalhes de nos deixar extasiados!
    Agradeço a você e aos fotógrafos por nos brindarem com imagens tão lindas.
    Bom domingo!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Lendo o comentário anterior, por acaso tenho A VOLTA AO MUNDO com uma encadernação ÚNICA.
    Mais uma vez, obrigada pelo passeio.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo