15/10/2014

Prímulas




As prímulas são flores lindas, de cores vivas e delicadamente perfumadas.

São amplamente cultivadas desde à muitas centenas de anos. A Primula L. é um género botânico constituído por 400 a 500 espécies, da família Primulaceae. Muitas destas espécies são cultivadas para uso das suas flores como ornamento, sendo conhecidas vulgarmente por «prímulas». Como algumas espécies surgem logo no início da primavera a prímula recebeu o seu nome em inglês, "primrose", que sugere "primeira rosa".


Foto: wikipedia_André Karwath aka

Foto: www-1zoom.net


De acordo com a cor da flor elas representam o equilíbrio, pureza, juventude e objectividade.

Existem em diversas cores como o branco, amarelo, laranja, vermelho, roxo ou o violeta, podendo ser simples ou dobradas.


Foto: wikipedia_4028mdk09


As prímulas podem ser utilizadas no jardim em canteiros e bordaduras ou decorando ambientes internos, em locais próximos de janelas, onde recebam luz filtrada.


Foto: www-1zoom.net


Solo: Deve ser fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica.

Regas: Regar abundantemente mas tendo em conta que as prímulas necessitam de solo húmido, mas não encharcado.


Foto: wikipedia_Vihljun


Luz e Temperatura: Devem ser cultivadas sob meia-sombra. Em interiores os vasos devem ser colocados em locais que recebam luz solar filtrada mas não devem apanhar raios solares diretos. Não toleram ar condicionado ou geadas.


Foto: www-1zoom.net


Para se prolongar o periodo de floração deve-se ir cortando as flores que murcham. Após o florescimento as suas próximas florações dificilmente serão tão espectaculares como a primeira.

São flores graciosas parecendo lindos bouquês. Elas são plenas de charme e deixam o local onde se encontram sempre belo e elegante.


Foto: wikipedia_André Karwath aka


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://en.wikipedia.org/; http://www.floresnaweb.com/; http://www.mundodeflores.com/; http://flores.culturamix.com/; http://www.jardimdeflores.com.br/; http://www.jardineiro.net/; www-1zoom.net; outros net.

6 comentários:

  1. Lindas, coloridas, alegres e muito bem mostradas aqui! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Que flores simples, delicadas e belas...não as conhecia, mas já havia me tratado com cápsulas de óleo de Prímula...Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhosas, todas!

    Excelente fim de semana, Maria!
    Que seja colorido. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Maria Rodrigues, encantador, tudo o que aqui trazes, para apreciação. Aprende-se, conhecendo floricultura.
    Muito agradável!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, queria Maria
    Um lindo e encantador post que ressalta a beleza das flores e nos encanta...
    Bjm fraterno

    ResponderEliminar
  6. Bom conhecer tanto sobre estas singelas florzinhas que, na sua simplicidade, muita beleza têm. Não sabia o nome delas , apesar de as conhecer. Também gostei de saber os cuidados a ter com elas. Obrigada, Maria e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo