15/10/2014

O Pintor Mahmoud Farshchian


Mahmoud Farshchian nasceu em 24 de janeiro de 1930, na cidade de Isfahan no Irão. O seu pai, um comerciante de tapetes, era também um aficionado pelas artes tendo-lhe incutido essa paixão, encorajando e apoiando o seu interesse pela arte, que começou a despertar em Mahmoud ainda muito jovem.






Estudou sob a tutela de Haji Mirza-Agha Emami e Isa Bahadori durante vários anos. Depois de se formar na Academia de Belas Artes de Isfahan, partiu para a Europa, onde estudou as obras dos grandes mestres da pintura ocidental. Desenvolveu um estilo artístico inovador com apelo universal. 





Após o seu regresso ao Irão, começou a trabalhar no Instituto Nacional de Belas Artes tendo sido posteriormente nomeado diretor do Departamento de Artes Nacionais e professor da Universidade da Faculdade de Teerão de Belas Artes.






Mudou-se mais tarde para os Estados Unidos residindo atualmente na área metropolitana de Nova York.





As suas obras são uma composição encantadora de nobreza e inovação, sendo baseadas em sentimentos e estados de espírito humanos, que aparecem de forma mais eficaz em rostos e figuras graciosas. Os seus temas são cultivados a partir de poesia clássica, literatura, do Corão, de livros sagrados judaicos, bem como da sua própria imaginação.





O Mestre Farshchian, alcançou um estilo distinto e criou uma escola própria na pintura.





As suas obras estão representadas em diversos museus e coleções importantes em todo o mundo. Recebeu vários prémios ao longo da sua vida, incluindo um doutorado em artes plásticas.





Fontes e Fotos: Wikipedia; www.farshchianart.com; outros net.

7 comentários:

  1. BELEZA DE PINTURA E TÃO BOM APRENDER CONTIGO AQUI! LINDO POST! BJS, CHICA

    ResponderEliminar
  2. Fique fascinada com tanta beleza!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  3. Oi querida, adorei o post, que pinturas lindas!!
    Como você e sua mãe estão? Espero que bem!
    Tenham uma ótima semana, beijos!!

    ResponderEliminar
  4. Por aqui está-se sempre a aprender Maria! que excelente partilha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Muita linda essas pinturas. Um trabalho e tanto desse magnifico Pintor Mahmoud Farshchian.
    Sou fascinada por pintura, minha pesquisas maiores na rede sempre é sobre pintores de tela.
    Beijos e já estou de volta!

    ResponderEliminar
  6. Pintar assim...é fazer poesia do mais puro lirismo. É reinventar todo o tipo de beleza profundamente elaborada aos vários níveis do conhecimento.
    Maravilhoso!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo