25/10/2014

As Ilhas Raja Ampat




Raja Ampat, ou os Quatro Reis como também é designado, é um arquipélago localizado a noroeste da península da Cabeça de Pássaro, no noroeste da ilha da Nova Guiné, na província de Papua Ocidental, na Indonésia.


Foto: 1ms.net


É composto por mais de 1.500 pequenas ilhas, ilhotas e bancos de areia ao redor das quatro principais ilhas do Misool , Salawati, Batanta e Waigeo, e a Kofiau a menor ilha. A sua área total (terrestre e marinha) é de aproximadamente 40 000 km², e nele fica o maior parque nacional marinho da Indonésia, na Baía de Cenderawasih. 


Foto: www.tropicalbeachgetaways.com


O nome de Raja Ampat vem da mitologia local, que fala sobre uma mulher que encontra sete ovos. Quatro dos sete ovos eclodem e se tornam reis que ocupam quatro das maiores ilhas de Raja Ampat, enquanto os outros três se tornam num fantasma, numa mulher, e numa pedra.

Uma das imagem mais divulgada de Raja Ampat é a da lagoa em Wayag, um grupo espetacular de ilhas rochosas no extremo noroeste da região, sendo no Sudeste de Misool, no extremo oposto do arquipélago, o cenário ainda mais espectacular. Kabui Bay e a Baía de Mayalibit de Waigeo, as "baías escondidas" da Gam e Penemu oferecem formações rochosas semelhantes, tendo cada uma o seu charme muito próprio.

Foto: javaindoecotourism.com


Raja Ampat está considerado como um dos dez melhores e mais populares lugares para mergulho, sendo o número um do ranking em termos de biodiversidade subaquática. A diversidade da vida marinha na área de Raja Ampat é a mais alta registrada na Terra. Sendo um dos mais ricos ecossistemas de recifes de coral do mundo.

A alta diversidade marinha em Raja Ampat é fortemente influenciada pela sua posição entre os oceanos Índico e Pacífico , como coral e larvas de peixes são mais facilmente compartilhados entre os dois oceanos. A variedade de vida marinha é surpreendente, mais de 1.508 espécies de peixes, 537 espécies de corais  e 699 espécies de moluscos.


Foto: vários net

Raja Ampat é um dos lugares onde se pode observar raias, a maioria das mantas têm barriga branca, mas em Raja Ampat também se podem encontrar Mantas Pretas, sendo este tipo de mantas endémicas desta região. 


Foto: Wikipedia_Jaine+FRA++Couturier+LIE++Weeks+SJ+Townsend+KA


As florestas tropicais de Raja Ampat, mesmo as pequenas ilhotas, são o habitat de lindas e exóticas aves. As espécies mais visíveis são as cacatuas e os coloridos papagaios, havendo também várias espécies de aves endêmicas, como por exemplo duas belas espécies de aves do paraíso, o Wilson's Bird-of-paradise (Cicinnurus respublica) e Red Bird-of-paradise (Paradisaea rubra). 


Foto: wikipedia_Serhanoksay


Um dos melhores lugares para se poder observar estas maravilhosas aves é a aldeia de Sawinggrai.


Foto: www.pinterest.com


Existem belíssimas praias de areia branca e águas verdes e cristalinas. Algumas em ilhas habitadas outras em ilhas desabitadas mas que se podem visitar através da utilização de lanchas.

Raja Ampat é um do lugar lindo, exótico e impressionante. Poderá conhecer um pouco mais sobre este local incrível, visitando o site: Raja-Ampat-tour


Foto:paradiseintheworld.com


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.diverajaampat.org/; http://www.indonesia.travel/en/destination/248/raja-ampat; http://divezone.net/travel/raja-ampat; http://www.raja-ampat-tour.com/liveaboard_cruise_west_papua_irian_jaya_indonesia/; http://www.east-indonesia.info/regions/raja-ampat.html; http://rajaampatbiodiversity.com/manta-ray-season/; Flickr; 1ms.net; walltoday.com; www.pinterest.com; www.wallsdata.biz; javaindoecotourism.com; www.tropicalbeachgetaways.com; http://www.divereport.com; http://www.originaldiving.com/far-east/indonesia/dive-raja-ampat; www.mydestination.com; outros net

12 comentários:

  1. Maria Rodrigues, com que belezas dotas o teu espaço! Como agora com o Arquipélago de Raja-Ampat. Denotas uma perseverante pesquisa de dados e de fotos, para nos deixares um primor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por mais este maravilhoso passeio.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por nos mostrar estes lugares fascinantes...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Puxa, que lugar maravilhoso! Cores e tudo de lindo por lá! Adorei ver aqui! bjs, chica

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria,

    Sem dúvida, em espetáculo deslumbrante.
    Belíssimas as imagens.
    Amei esse passeio virtual.

    Ótimo domingo.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha, Maria!
    O paraíso, se existe, deve ser assim!
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  7. Parecem imagens do Paraíso.
    um beijinho e um bom Domingo.
    Gábi

    ResponderEliminar
  8. OI MARIA!
    NÃO VINHA AQUI A BASTANTE TEMPO, ACHO QUE NOS PERDEMOS PELA BLOGOSFERA. RSRSR
    TEU POST ESTÁ MARAVILHOSO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Um lugar mágico! Senti vontade de conhecer, mas acho que não ia mais querer voltar de tanto que me encantaria com um lugar assim. Uma pesquisa e tanto, amiga!

    ResponderEliminar
  10. Maria...se me tivessem saído os "milhões"...era para aqui que ia...uma semana chegava!
    Adorei a sua partilha!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo