22/07/2014

Divagar pela Siberia



 A Sibéria é uma vasta e surpreendente região da Rússia e do Norte do Cazaquistão. Com 4000 Km de largura e ocupando 10 007 400 km2 (58% da área da Rússia) encontra-se integralmente no norte da Ásia, estendendo-se dos Montes Urais ao Oceano Pacífico, e para sul desde o Oceano Árctico até aos montes do centro-norte do Cazaquistão e até à fronteira com a Mongólia e China.


Foto: onlyhdwallpapers.com


Geograficamente, pode ser dividida na Planície Ocidental Siberiana e o Planalto Central Siberiano. A Planície Ocidental Siberiana consiste principalmente de depósitos aluviais do Cenozóico e é extraordinariamente baixa, tanto que um aumento do nível do mar de 50 metros causaria a inundação de todas as terras entre o Oceano Ártico e Novosibirsk. Os rios principais são o Ob e o Ienissei. Na zona sul da planície, onde já não há permafrost, terras de pastagem (estepes) formavam a vegetação original, hoje já é rara.


Foto: www.trekearth.com_Merlin


O Planalto Central Siberiano situa-se entre os rios Ienissei e Lena. Ocupa cerca de 3,5 milhões de km2, e a altitude máxima é de 1 701 metros. O território é ocupado principalmente por florestas de coníferas. Os recursos minerais são abundantes, especialmente carvão, ferro, ouro, diamantes e gás natural.

A ocupação humana da Sibéria é principalmente urbana. Dentro das principais cidades da Sibéria é de referir Irkutsk, Barnaul, Krasnoyarsk, Novosibirsk, Omsk, Tomsk.


Irkutsk - Exaltation of the Cross Church
Foto: Wikipedia_Author_Unwelcome guest


A região da Sibéria Ocidental devido à sua abundância de recursos naturais é bastante importante do ponto de vista económico.

É composta por nove sub-regiões , Altai Krai , República de Altai, Kemerovo Oblast, Khanty- Mansi Okrug , Novosibirsk Oblast, Omsk Oblast, Tomsk Oblast, Tyumen Oblast e Yamalo- Nenets Okrug .


Foto: www.trekearth.com_Vitaliy Zhitkov (Jazator)


Altai Krai , com suas pastagens deslumbrantes , lagos, rios , montes e montanhas, é uma área predominantemente agrícola. Incorpora parte da majestosa Serra Altay e tem mais de 20.000 rios, afluentes e cursos de água que flui através dele , criando cenas de tirar o fôlego e de extrema beleza natural. 


Foto: www.1ms.net


Novosibirsk Oblast está localizado entre os rios Ob e Irtysh, tendo uma grande parte da sua área coberta de florestas antigas. Uma das atrações desta cidade, que é a terceira maior da Rússia, é o templo de São Alexander Nevsky. É informalmente conhecida como a "Capital da Sibéria”.


Foto: www.56phparalell.com


A cidade de Tyumen foi a primeira a ser criada na Sibéria e tem uma fascinante riqueza arquitectónica, museus e vários centros culturais. O centro administrativo de Tyumen Oblast situa-se na cidade de Salek, que afirma ser a única cidade do mundo que está situada no círculo polar, tendo um impressionante monumento em homenagem à sua localização.

A Sibéria Oriental é uma área incrível e praticamente intocada. É composta pelo República Buryat , Irkutsk Oblast, a república de Khakassia , Krasnoyarsk Krai, a República de Tuva e Zabaykalsky Krai.


Foto: wikipedia_InvictaHOG


Devido ao clima rigoroso nesta região, o desenvolvimento e crescimento da população tem sido muito limitado. A maioria dos habitantes vive nas cidades em apartamentos, aqueles que habitam em áreas rurais têm casas de madeira, para melhor fazer face aos rigores do clima. 


Foto: www.trekearth.com_Lyudmila Vshivkova


A região é enorme e, como tal , tem uma imensa variedade de paisagens. No extremo norte da Sibéria, onde as temperaturas podem chegar tão baixo como -68 graus Celsius no inverno, encontra-se a tundra. Também se encontram planícies pantanosas, áreas densamente florestadas e montanhas com picos acima de 3.000 metros. 


Foto: www.trekearth.com_JanH


Dado a enorme extensão da Sibéria, o clima varia dramaticamente entre o polar e o continental. Na costa norte, ao norte do Círculo Ártico, o verão é muito curto (cerca de apenas um mês de duração). Na Sibéria situa-se o local habitado mais frio do mundo, a aldeia de Oymyakon com a temperatura mais baixa registada de -71,2 ° C.


Foto: genspot.com


O ponto mais alto na Sibéria, é o vulcão ativo Klyuchevskaya Sopka, na Península de Kamchatka, fazendo parte do anel de fogo do Pacífico. O seu pico está em 4.650 metros de altitude.


Foto: wikipedia_Autor:Русский: Игорь Шпиленок


Flora
A vegetação é diversificada consoante a região, sendo principalmente taiga, tundra com um cinto na margem norte, e uma zona de floresta temperada no sul. A Região norte, conhecida como deserto ártico, tem pouca vida vegetal, sendo quase restrita aos líquenes e musgos.

Foto: www.trekearth.com_BernardGrua


Fauna
À semelhança da flora, a fauna também varia consoante a zona. Na região norte, como é uma área de vastas extensões de costa a vida animal, de referência são as aves e os mamíferos moradores do mar. Nas regiões de tundra são encontrados predominantemente espécies de pequenos animais, como raposas árticas , lemmings e lebres brancas, assim como renas. A sul na zona de floresta , também conhecida como taiga, são residentes entre muitos outros, os alces, ursos, linces, renas, perdizes, pica-paus e mochos. A floresta de folha larga são o lar do javali, veado e martas. Na fauna é sem sobra de dúvidas de referir o incrível e belo tigre de Amur, que se encontra criticamente ameaçado.


Foto: wikipedia_Appaloosa


É na Sibéria que se localiza o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade, trata-se do lago Baikal.


Foto: www.trekearth.com_Merlin


A Siberia é um lugar de grandes maravilhas geológicas e de rara diversidade biológica. Plena de história e tradição, com paisagens inusitadas e uma surpreendente vida selvagem é uma região fascinante.

Poderá ver este post completo no meu blogue " Viajar é Alargar os nossos Horizontes " em: Divagar pela Sibéria


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.russia-channel.com/; www.Trekearth.com; www.free-hdwallpapers.com; www.panoramio.com; onlyhdwallpapers.com; www.56phparalell.com ; www.1ms.net; genspot.com; www.eco-russia.com; outros net.


3 comentários:

  1. Viaja-se ,sem sair do lugar...

    Belíssimas imagens e textos. Obrigada!

    Lídia

    ResponderEliminar
  2. O contraste da natureza num belo país como este!
    Bela escolha! Bj

    ResponderEliminar
  3. Rica postagem de beleza sem igual, amei ver e ler amiga Maria!
    Abraços!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo