22/06/2014

VIAGEM A ITÁLIA - PISA



Da minha viagem em abril por Itália já mostrei MILÃO, VERONA, PÁDUA e VENEZA e FLORENÇA a nossa paragem seguinte foi PISA. Situada na região da Toscana, é conhecida por ser o berço de Galileu Galilei e especialmente pela sua famosa Torre inclinada de Pisa.




Entramos na Piazza dei Miracoli através da Porta Nuova inserida nas famosas muralhas que datam do século XII e que cercam praticamente toda a parte histórica da cidade de Pisa. 




Nesta praça encontram-se vários belissímos monumentos religiosos como a Catedral (Duomo), o Baptistério e a Torre Sineira (Campanile), e dispostos ao longo dos seus limites, o Cemitério (Camposanto), o Hospital e o Museu da Catedral (Museo del’Opera del Duomo). O complexo arquitetónico da Piazza dei Miracoli, foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO. 




O primeiro monumento que vemos é o Baptistério, era o local específico para a realização do batismo de cristãos. Em mármore branco está rodeado por arcadas colunadas.
Em frente está a Catedral (Duomo), dedicada à Virgem Maria foi construída com o mármore branco das montanhas de S. Giuliano. A sua construção iniciou-se em 1064, sobre a catedral pré-existente datada de 1006.






Logo a seguir à Catedral está a Torre de Pisa, o seu campanário.  A inclinação da Torre começou logo após o início da construção, em 1173, devido ao facto de existir pouca profundidade das fundações e de terem feito a construção sobre terreno arenoso





Em mármore branco, a sua construção foi realizada em três fases ao longo de um período de cerca de 177 anos.Como tínhamos tempo suficiente decidimos subir ao topo da Torre.

 



Foi dado primeiro uma breve explicação sobre a torre e depois foi começar a subir a sua escada em espiral com cerca 296 degraus. 

Interior da torre



Custou-me um pouco a subida, mas valeu a pena pois a vista sobre a cidade é fantástica.





Tem sete sinos, um para cada nota da escala musical. O maior deles foi instalado em 1655.




Como se costuma dizer "para baixo todos os santos ajudam" e realmente foi bem mais fácil a descida




Já estava quase na hora de partir mas ainda se tentou "endireitar" um pouquinho a torre,  mas não conseguimos ....

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em:  Pisa



A nossa próxima visita: SIENA


4 comentários:

  1. Que lindas imagens amiga. E o filhote cheio de força. Rsrsrs. Muito obrigada pelo passeio. Um abraço e continuação de boas férias.

    ResponderEliminar
  2. Maria...uma viagem carregada de simbologia!
    Não conheço a Itália...mas está dentro dos meus planos...conhecer!
    A última foto está bem criativa!
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Pode ver-se fotos que circulam e que conhecemos. Mas as "nossas" têm outro ângulo. As suas estão fantásticas.
    Obrigada por partilhar
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Maria, fotos de tirar o fôlego! Imagino pessoalmente que beleza de passeio! bjs e boa semana pra vc e sua familia,

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo