sábado, 14 de junho de 2014

Lilás - uma flôr encantadora

Perfumadas e belas no mundo das flores a mensagem transmitida pelos lilases é a da Aspiração e Desejo intenso.





O lilás (Syringa vulgaris ) é um arbusto lenhoso e decíduo cujo porte pode alcançar de 3 a 7 metros de altura, sendo originário da Ásia e Europa.




Embora o seu nome lilás nos leva a associar à cor púrpura, as suas As inflorescências podem ser, para além de púrpura, em tons de branco e rosa.





Saõ muito versáteis podendo ser aparados e encaminhados através de armações especificas, dando sombra e encantando pela beleza das suas flores e pelo seu suave perfume.




Pode ser podado para ficar com um caule único e assim ser utilizado isoladamente ou pode ser deixado na sua forma arbustiva natural, prestando-se para a formação de maciços e cercas-vivas informais.




Solo: :o solo deve fértil, bem drenada, enriquecido com matéria orgânica e ligeiramente alcalino.




Regas: regulares.




Luz: preferem sol pleno. Necessitam, pelo menos, seis horas de sol diariamente durante a Primavera e o Verão para produzir flores saudáveis, bonitas




Multiplicação ou Propagação : A sua propagação pode fazer-se por semente, estaquia, alporquia e enxertia dos ramos. As podas anuais devem ser leves e realizadas sempre após a floração. É importante, ter em atenção a forma como se faz, pois podas drásticas ou fora da época prejudicam o florescimento seguinte.




Os lilases são lindos, perfumados e românticos tornando o local onde se encontram muito especial.




Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://en.wikipedia.org/; www.picstopin.com; 1mst.net; http://www.cultivodeflores.com.br/; www.dailymail.co.uk; www.gdefon.com; /www.1zoom.net; www.phase.com; http://www.fazfacil.com.br/; flowerpics.net; www.benary.com; http://www.flores-online.com/; http://flores.culturamix.com/; http://www.floreswiki.com/; http://www.jardineiro.net/; www.duchyofcornwallnursery.co.uk; www.gdefon.com; outros net.

7 comentários:

  1. Certamente já vi esta planta mas neste momento parece-me tudo novo e muito belo. Talvez as fotos tenham essa capacidade de tornar estas flores ainda mais belas.
    Bom final de semana para si e os seus.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia e adorei conhecer pois são maravilhosas! Bj

    ResponderEliminar
  3. Maravilha. São lindas em qualquer cor mas as que lhe dão o nome são para mim as mais belas.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Oi Maria!
    Eu fico realmente extasiada com a natureza.
    Post lindoooooo!
    Bjsssss amiga e um FDS abençoado p/vcs

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria, como vai amiga?
    Belíssimo "post"!
    Os lilases são na verdade flores lindíssimas e com um perfume muito agradável!
    Muito obrigada pelo enorme bom gosto e carinho que coloca nos seus "posts"!
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Amiga Maria!
    São lindas essas flores!
    Um domingo florido e perfumado pra você.
    Beijos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.