17/05/2014

Hemerocalis




As flores das Hemerocalis são especiais, exuberantes e vistosas. O seu nome de origem grega,  hemero = dia e kallos = beleza, caracteriza plenamente as suas flores, que sendo tão belas duram apenas um dia.

Foto: wikipedia_Paul+Paradis


São originárias da Europa, China, Sibéria, Coréia e Japão. São popularmente conhecidas como lírio-de-são-josé ou lirio-do-dia e apesar de serem conhecidas como lírios, não são lírios verdadeiros.


Foto: allthingsplants.com


Pertencem à família Hemerocallidaceae. São plantas herbáceas, perenes. As folhas são estreitas, lisas e longas. Cada haste floral da planta é composta de muitos botões.

As flores da maioria das espécies desabrocham pela manhã e murcham pela noite, sendo estas substituídas por uma ou mais na mesma inflorescência no dia seguinte. Algumas espécies florescem pela noite.


Foto:Wikipedia


As suas flores apresentam-se de muitos tamanhos, formas e cores, que vão desde tons próximos do branco até um tom bem escuro, quase preto, passando por todos os tons de amarelo (do pálido ao dourado mais intenso) e do mais suave rosa ao vermelho mais intenso. Existem cerca de 60.000 cultivares registrados.

Devido a ser uma planta de fácil cultivo é muito versátil l, sendo utilizada na composição de jardins para bordaduras ou em conjuntos isolados.


Foto: wikipedia_algiras


Solo: Dá-se em quase todos os tipos de solo, embora o ideal seja um solo com bom teor de matéria orgânica, leve e bem drenado.


Regas: Regulares. É importante que as hemerocallis recebam água suficiente na primavera, quando as plantas produzem os botões florais, e no verão, durante a estação da floração.

Luz e Temperatura: Devem ser cultivadas sob solo pleno. Embora tolerem condições de sombra parcial, desde que haja muita luminosidade. Como regra geral, recomenda-se o plantio das hemerocallis num local onde elas recebam, no mínimo, 6 horas de sol direto por dia.


São flores lindas que dão cor e encanto a qualquer local onde se encontrem.


Foto:pessoal


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://en.wikipedia.org/; http://www.floresnaweb.com/; http://www.plantasonya.com.br/; www.humwseeds.com; masterofhort.com; www.mundodeflores.com; gardenweb.com; www.photos-public-domain.com; wallpaperscraft.com; http://www.perryhillnurseries.co.uk; http://allthingsplants.com; outros net.


3 comentários:

  1. Amiga Maria!
    Belíssima postagem!
    Conheço algumas só não sabia o nome.
    Um domingo feliz pra você e sua linda família.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Lindas, apesar do nome esquisito!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo