01/02/2014

Palavras e Silêncio



Há algumas coisas que são lindas demais para serem descritas por palavras. É necessário admirá-las em silêncio para apreciá-las em toda a sua plenitude.

As grandes falas servem, frequentemente, para confundir ou doutrinar. Às vezes, o silêncio é mais esclarecedor que um fluxo de palavras. Olhe para uma mãe diante do seu filho no berço. Ele consegue muito bem tudo o que quer sem dizer nenhuma palavra. 

Na realidade, as palavras devem ser a embalagem dos pensamentos. Não adianta fazer longos discursos para expressar os sentimentos de seu coração. Um olhar diz muito mais que um jorro de palavras. 




Creio que, em sua grande sabedoria, a natureza nos deu apenas uma língua e dois ouvidos para escutarmos mais e falarmos menos.

Se as palavras não são mais bonitas do que o silêncio, então é preferível não dizer nada. Quanto mais o coração é grande e generoso menos úteis são as palavras.

É necessário lembrar do provérbio dos filósofos: "as verdadeiras palavras não são sempre bonitas e as palavras bonitas nem sempre são verdades". As grandes mentes fazem com que, em poucas palavras, muitas coisas sejam ouvidas. As mentes pequenas acham que têm, pelo contrário, a concessão para falar e não dizer nada. 




Poucas palavras são necessárias para expressar “eu gosto de você.” Portanto, todas as outras que poderiam ser ditas são supérfluas ... e não são palavras curtas e fáceis de serem ditas. São aquelas que causam as maiores consequências.

São necessários apenas dois anos para que o ser humano aprenda a falar e toda uma vida para que ele aprenda a ficar em silêncio. 

Ser comedido com as palavras é uma prova de profunda sabedoria.

Saber ouvir também.

Texto: Florian Bernard




6 comentários:

  1. Preciosas palabras.
    Espero que la enfermeria este recuperada del todo.
    Saludos abrazos y feliz fin de semana

    ResponderEliminar
  2. Profundo e lindo ! Gostei de ler! bjs, já de volta,chica

    ResponderEliminar
  3. O autor do texto está com toda a razão e sabe do que fala.
    Gostei.
    Maria, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Querida maria. Grande sabedoria neste texto! Ser comedido com as palavras é um grande exemplo. Um gesto, um olhar pode dizer tudo. Obrigada por partilhar essa bela reflexção! Agradeço o carinho e desejo de todo coração paz, saúde para vc e toda a familia. Que sua mãe fique bem, tenha melhoras! Meu carinho e um bom domingo. bjos.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Maria, um texto sábio! Desejo que Deus vos ajude a superar estes momentos difíceis. Um beijinho com a minha amizade e carinho. Ailime

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo