21/10/2013

A Maior BORBOLETA e a Maior MARIPOSA do Mundo




Queen Alexandra's Birdwing (Ornithoptera alexandrae) é uma borboleta endêmica das florestas da Papua-Nova Guiné, e é comumente descrita como sendo a maior espécie de borboleta do mundo.

A espécie foi nomeada em 1907 pelo barão Lionel Walter Rothschild, em honra à rainha Alexandra, esposa de Eduardo VII do Reino Unido. O primeiro europeu a descobrir a espécie foi Albert Stewart Meek, em 1906, empregado por Walter Rothschild para coletar espécimes para a história natural de Papua-Nova Guiné.

As fêmeas possuem asas marrons com manchas brancas e um corpo de cor creme com uma pequena mancha vermelha em seu tórax. Já foram encontradas fêmeas com uma envergadura de 31 centímetros, um comprimento de corpo de 8 centímetros e uma massa corporal de até 12 gramas.



Os machos, por sua vez, são menores que as fêmeas, tendo asas menos amplas, de cor marrom, com manchas azul e verde iridescente, além de um abdômen com forte coloração amarela. A envergadura dos machos chega aproximadamente a 20 centímetros, porém é mais comum encontrar exemplares com envergadura de 16 centímetros.



A MAIOR MARIPOSA do mundo



A mariposa atlas, ou atlas-gigante, (attacus atlas) é uma mariposa de grandes dimensões da família saturniidae, encontrada nas florestas tropicais e subtropicais do sudeste asiático, sul da China, comum ao longo do arquipélago malaio, da Tailândia à Indonésia. As mariposas atlas são tidas como nomeadas em homenagem ao titã da mitologia grega, ou por suas asas com padrões tipo mapas. São consideradas as maiores mariposas do mundo em termos de área de superfície total da asa.




Fontes e Fotos: Wikipedia; www.flickr.com; entomologymanchester.wordpress.com; www.arkive.org; outros net

A natureza é realmente surpreendente. "Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso." (Aristóteles)

5 comentários:

  1. Muito interessante Maria, adorava ver ao vivo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha, tanto uma como a outra são lindas.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. É DESLUMBRANTE!!!
    A Natureza sempre a nos transbordam de beleza...
    Um grande abraço!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria.Não conhecia esta borboleta,eu sou apaixonada por borboletas desde criança,mas tudo que tem asas deve voar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Importante e curiosa esta mostragem ........Desconhecia-
    Beijo

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo