03/08/2013

O tempo




A nossa vida vai sendo escrita ao longo dos tempos e como escreveu um dia Adalberto Godoy "O tempo não espera por ninguém. Ontem é história. O amanhã é um mistério, o hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente."

Quando era criança tinha a sensação que os dias levavam uma eternidade a passar e que nunca mais era “crescida”. Era o meu tempo de criança, um tempo sem limites… 




O nosso conceito de tempo vai mudando à medida que crescemos. Com o aumentar das nossas responsabilidades damos conta que o tempo é inexurável, nunca parando e que rápidamente o “presente” passa a “passado” e o hoje se transforma em ontem.








Mas tudo leva o tempo certo e o dia tem e terá sempre 24 horas, mas dependendo dos nossos afazeres e circunstâncias, tem alturas que temos a sensação de que o nosso dia foi muito “curtinho” e passou num abrir e fechar de olhos, e outras em que o dia nos pareceu eterno. 




Seria tão bom podermos “agarrar” e fazer parar o tempo naquelas alturas especiais da nossa vida, bem como conseguirmos “acelerar” em velocidade máxima, os minutos e as horas nos momentos dificeis. Mas não é possível, o relógio do tempo passa sempre constante, alheio a cada um de nós, que o vamos sentindo de forma diferente, consoante o nosso estado de espiríto.






Para mim, e cada um tem a sua maneira muito própria de ver a vida, eu tenho a sensação de que 90% do meu tempo é rotina, (que até nem desgosto, pois normalmente tenho controle sobre ela) e 10% são os momentos bons e menos bons que surgem. Infelizmente, sinto que passam demasiadamente rápido os momentos felizes, e leva uma eternidade a passar as alturas más da vida. 




Empurrados pelos ventos do tempo, vamos seguindo em frente, aprendemos, crescemos interiormente e vamos ultrapassando da melhor maneira que conseguimos, os muitos obstáculos que vão surgindo. No entanto, tem alturas da vida em que o presente está demasiado “enevoado”, e aí sempre nos resta olhar para trás, e reviver com saudade, o nosso tempo de criança, em que os sonhos não tinham limites e nos parecia ter “Todo o tempo do mundo”.



"O valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicaveis e pessoas incomparaveis." (Fernando Pessoa)

14 comentários:

  1. Olá Maria!
    Que post lindo!
    "O dia sempre teve e terá 24 horas..." e eu gosto de vir aqui por alguns minutos.

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar

  2. Querida Maria

    Uma visão do tempo com que me identifico.
    Obrigada por esta reflexão.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  3. O presente. O agora. Não há recurso mais valioso. Ou o utilizamos devidamente ou o desperdiçamos de forma irreparável, porque é irrecuperável. Adiar a felicidade é grossa asneira, porque o futuro não existe... apenas poderá existir, mas o presente é real é uma certeza.
    Parabéns pela beleza da mensagem.
    Beijo
    João

    ResponderEliminar
  4. Muito lindo e as imagens perfeitas!v beijos,chica

    ResponderEliminar
  5. Oi amiga,
    Apesar da minha idade, que nem a vi passar, não gosto da rotina, pois ela destrói os nossos sonhos e ninguém vive sem sonhar.
    Adorei o texto
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  6. Oi Maria, um bom dia para vc, é a pura verdade toda essa reflexão, pensamos assim, mais é difícil ter a palavra certa para explicar todos os nossos momentos, vc foi muito feliz nos mesmos. Um fim de semana de muita paz e saúde, um abraço grande. Celina

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga, também escrevi sobre o tempo, esse nosso amigo e muitas vezes nosso maior algoz. Adorei. Tenha um lindo final de semana. Beijokas

    ResponderEliminar
  8. Olá, Maria. Bela escolha! Esse texto é perfeito. Uma grande reflexção. Fernando Pessoa maravilhoso! Obrigada amiga pela carinhosa visita. È sempre um prazer receber vc! Bjos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  9. O tempo passa por nós sem darmos por ela, as utupias são quem nos separa de pequenos que são grandes momentos das nossas vidas. o relógio mesmo parado está certo duas vezes por dia.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  10. Buona domenica e felici vacanze a Te...ciao

    ResponderEliminar
  11. Maria sua reflexão sobre o tempo é excelente, eu sinto mais ou menos assim, agora o desfecho foi com chave de ouro, Fernando Pessoa é tudo de bom, linda semana pra ti, estava com saudades, beijos Luconi

    ResponderEliminar
  12. Olá boa noite! Vim agradecer a sua visita.
    E aproveitei para ler a sua sua postagem.
    Eu sempre falo,que quando eu era criança o ano passava muito devagar,porém agora passa voando.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. O Tempo é inesgotável e o nosso tempo, aquele que vivemos, tem uma vertente psicológica.

    Aproveitemo-lo da melhor maneira, rrss. Até porque jamais sabemos quando a Parca nos cortará o fio...

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  14. Estava escrever um comentário, parece que "fugiu" sem o ter enviado.
    Dizia que não pudemos agarrar o tempo.
    Temos que tentar viver cada segundo da
    melhor maneira possível, isso sim.
    Boa semana, gostei do post e beijinhos
    Irene Alves

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo