sábado, 3 de agosto de 2013

O tempo




A nossa vida vai sendo escrita ao longo dos tempos e como escreveu um dia Adalberto Godoy "O tempo não espera por ninguém. Ontem é história. O amanhã é um mistério, o hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente."

Quando era criança tinha a sensação que os dias levavam uma eternidade a passar e que nunca mais era “crescida”. Era o meu tempo de criança, um tempo sem limites… 




O nosso conceito de tempo vai mudando à medida que crescemos. Com o aumentar das nossas responsabilidades damos conta que o tempo é inexurável, nunca parando e que rápidamente o “presente” passa a “passado” e o hoje se transforma em ontem.








Mas tudo leva o tempo certo e o dia tem e terá sempre 24 horas, mas dependendo dos nossos afazeres e circunstâncias, tem alturas que temos a sensação de que o nosso dia foi muito “curtinho” e passou num abrir e fechar de olhos, e outras em que o dia nos pareceu eterno. 




Seria tão bom podermos “agarrar” e fazer parar o tempo naquelas alturas especiais da nossa vida, bem como conseguirmos “acelerar” em velocidade máxima, os minutos e as horas nos momentos dificeis. Mas não é possível, o relógio do tempo passa sempre constante, alheio a cada um de nós, que o vamos sentindo de forma diferente, consoante o nosso estado de espiríto.






Para mim, e cada um tem a sua maneira muito própria de ver a vida, eu tenho a sensação de que 90% do meu tempo é rotina, (que até nem desgosto, pois normalmente tenho controle sobre ela) e 10% são os momentos bons e menos bons que surgem. Infelizmente, sinto que passam demasiadamente rápido os momentos felizes, e leva uma eternidade a passar as alturas más da vida. 




Empurrados pelos ventos do tempo, vamos seguindo em frente, aprendemos, crescemos interiormente e vamos ultrapassando da melhor maneira que conseguimos, os muitos obstáculos que vão surgindo. No entanto, tem alturas da vida em que o presente está demasiado “enevoado”, e aí sempre nos resta olhar para trás, e reviver com saudade, o nosso tempo de criança, em que os sonhos não tinham limites e nos parecia ter “Todo o tempo do mundo”.



"O valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicaveis e pessoas incomparaveis." (Fernando Pessoa)

22 comentários:

  1. Olá Maria!
    Que post lindo!
    "O dia sempre teve e terá 24 horas..." e eu gosto de vir aqui por alguns minutos.

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar

  2. Querida Maria

    Uma visão do tempo com que me identifico.
    Obrigada por esta reflexão.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  3. O presente. O agora. Não há recurso mais valioso. Ou o utilizamos devidamente ou o desperdiçamos de forma irreparável, porque é irrecuperável. Adiar a felicidade é grossa asneira, porque o futuro não existe... apenas poderá existir, mas o presente é real é uma certeza.
    Parabéns pela beleza da mensagem.
    Beijo
    João

    ResponderEliminar
  4. Muito lindo e as imagens perfeitas!v beijos,chica

    ResponderEliminar
  5. Oi amiga,
    Apesar da minha idade, que nem a vi passar, não gosto da rotina, pois ela destrói os nossos sonhos e ninguém vive sem sonhar.
    Adorei o texto
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  6. Oi Maria, um bom dia para vc, é a pura verdade toda essa reflexão, pensamos assim, mais é difícil ter a palavra certa para explicar todos os nossos momentos, vc foi muito feliz nos mesmos. Um fim de semana de muita paz e saúde, um abraço grande. Celina

    ResponderEliminar
  7. Com muitas saudades depois de uma pequena ausência
    estou voltando para agradecer seu carinho comigo
    eu entendo ,que a amizade é eterna quando somos amigos de verdade.
    Nessa ausência pude compriender o quanto
    sua presença enche minha vida de esperança.
    Esta sendo difícil passar por mais essa fase
    da minha vida.
    De sorte a minha fé é inabalavel por maior ,
    que seja minha luta procuro ser cada dia mais forte.
    Eu ainda não sei de onde vem minha força,
    mais acredito , que vem do Alto Dos Céus.
    Onde as estrelas e os anjos me cobre de paz e de luz
    restaurando assim minha vida.
    Com muito carinho deixei um premio na postagem
    caso gostar leve por favor.
    Deus abençoe seu final de semana.
    com carinho e minha amizade pra sempre.
    Beijos no coração e na sua alma.
    Evanir.


    Amiga te amo de todo coração.

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga, também escrevi sobre o tempo, esse nosso amigo e muitas vezes nosso maior algoz. Adorei. Tenha um lindo final de semana. Beijokas

    ResponderEliminar
  9. A noite estava escura
    No céu não havia luar
    Sem parar corria água turva
    No rio para o mar.

    Das nuvens caída na terra
    Entre montanhas rochosas
    Matagais densos na serra
    Carqueja e alcachofras.

    O sabor um beijo roubado
    A uma mulher elegante
    Transgressor perdoado
    Apanhado em flagrante
    Paisagem deslumbrante
    Desejo consumado!

    Obrigado pela visita
    bom fim de semana
    Um beijo para ti amiga
    Que nada de mal te aconteça.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  10. Amiga Maria

    O que está escrito, para mim já foi pura verdade, agora está novo a ser, digo-o como um fenómeno que passei. É nesse aspeto que o fenómeno se mantém. Lembro-me como foi o antes de trinta anos. Depois de ter sido entregue à família em estado terminal, o meu tempo, sinto-o a passar como na adolescia, Quero dizer, sendo mais velho, sinto o tempo passar como se tivesse treze anos de uma segunda encarnação:
    Considero isto fenómeno, assinalei como: DANIEL MILAGRE.
    Beijos de amiozade

    ResponderEliminar
  11. Maria linda postagem. De facto,o tempo é mesmo assim,como tu própria dizes. Gostei das fotografias,gostei de tudo o que foi escrito. Beijinhos e bom domingo,minha amiga querida. http://pontodecruzdamafalda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Olá, Maria. Bela escolha! Esse texto é perfeito. Uma grande reflexção. Fernando Pessoa maravilhoso! Obrigada amiga pela carinhosa visita. È sempre um prazer receber vc! Bjos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  13. O tempo passa por nós sem darmos por ela, as utupias são quem nos separa de pequenos que são grandes momentos das nossas vidas. o relógio mesmo parado está certo duas vezes por dia.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  14. Buona domenica e felici vacanze a Te...ciao

    ResponderEliminar
  15. Olá Maria! Passando para agradecer e retribuir a tua honrosa visita e amável comentário, bem como apreciar estas belas e verdadeiras palavras, tão bem ilustradas com tão lindas imagens. Lembrei-me do post que fiz já há algum tempo no Arte & Emoções, que diz o seguinte:

    O HOJE É MAIS SEGURO

    O ontem de hoje não retorna, é passado,
    O amanhã de hoje é incerto, é futuro.
    Prefiro o ontem do amanhã, presente sagrado,
    Que é o hoje, não passou nem é escuro.
    O passado passou e o futuro é ignorado,
    Viver a felicidade do presente é mais seguro.

    Beijos e uma ótima semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  16. Maria sua reflexão sobre o tempo é excelente, eu sinto mais ou menos assim, agora o desfecho foi com chave de ouro, Fernando Pessoa é tudo de bom, linda semana pra ti, estava com saudades, beijos Luconi

    ResponderEliminar
  17. Olá boa noite! Vim agradecer a sua visita.
    E aproveitei para ler a sua sua postagem.
    Eu sempre falo,que quando eu era criança o ano passava muito devagar,porém agora passa voando.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Maria, boa noite!
    Este seu texto hoje, veio mesmo ao encontro do que eu penso e sinto do tempo.
    Acho mesmo que em crianças todos pensamos que o tempo não passa e, por isso mesmo, temos todo o tempo do mundo para decidirmos o que queremos ser um dia. Mas, a realidade é que o tempo não pára e que há um tempo para tudo.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia, bom começo de semana
    hj vim te convidar para comemorar
    meu aniversário, quero dividir minha
    alegria e oferecer um pedaço de bolo
    Venha que a festa já está começando
    Bjuss carinhosos
    ♫•*(¯`v´¯)¸.•*✿ღ
    *◦.(¯`:✿!:´¯) ✿ღ
    *✿.(_.^._)*•.¸¸.•
    ______________Rita!

    ResponderEliminar
  20. O Tempo é inesgotável e o nosso tempo, aquele que vivemos, tem uma vertente psicológica.

    Aproveitemo-lo da melhor maneira, rrss. Até porque jamais sabemos quando a Parca nos cortará o fio...

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  21. Estava escrever um comentário, parece que "fugiu" sem o ter enviado.
    Dizia que não pudemos agarrar o tempo.
    Temos que tentar viver cada segundo da
    melhor maneira possível, isso sim.
    Boa semana, gostei do post e beijinhos
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  22. Muito lindo,Maria.

    Fiquei feliz ao ler seu comentário,porque há muito não a via no meu espaço.


    Vou operar dia 7 e estarei ausente por algum tempo até a recuperação total.

    Beijos e linda semana


    Donetzka


    Face Book: Donetzka Cercck

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.