quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pátios de Córdoba - Um Património Imaterial da humanidade


Foto: www.cordobaturismo.es

Todos os anos com a chegada da primavera chegam as flores para alegrar os nossos dias com todo o seu colorido, encanto e perfume.


Foto: www.andalucia.com


Hoje vamos divagar pelos pátios de Córdoba que salpicados de flores de todas as cores, são uma visão de beleza e frescura.


Foto: tumblr.com

Foto:tumblr.com

Foto: helloonline.com


Todos os anos no mês de Maio, realiza-se Festival de Pátios de Córdoba, um concurso de pátios onde os participantes abrem gratuitamente os seus quintais para que eles possam ser vistos e apreciados.


Foto: Panoramio_Ferlancor

Foto: www.artencordoba.co.uk

Foto: plantas.facilismo.com


Em 1980, os pátios foram declarados um Festival de Interesse Turístico Nacional, tendo sido considerados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 6 de dezembro de 2012.


Foto: 1ms.net

Foto: wikipedia_Dinkum

Foto: salmoneteyanonosquedan.com


Há referências de que já em 1918 teria havido uma disputa entre os pátios, mas o primeiro concurso oficial de pátios foi em 1933, concorrendo nessa altura 16 pátios da cidade.


Foto: 1ms.net

Foto: Pbase_ChrisSpracklen


Todas as primaveras Córdoba explode em flores, com festas especiais durante todo o mês de Maio. O festival inicia-se após o término da Festa das Cruzes Maio (3 de Maio), começando com um desfile conhecido como a "Batalha das Flores".


Foto: Flickr_MichaelChade

Foto:Wikipedia_Dinkum


Para compreender melhor esta competição é importante conhecer um pouco a arquitetura local. Devido ao calor, originado do clima seco, as casas de Córdoba foram construídas com um pátio central. Essa tradição foi mantida ao longo dos anos e persiste ainda hoje em muitas casas. Para manter fresco o ambiente das casas era e são colocados no pátio central muitas plantas e por vezes detalhes com água, como fontes que tornam estes locais ainda mais acolhedores.


Foto: www.palacioviana.com

Foto: Wikipedia_Dinkum

Foto: Wikipedia_Dinkum

Foto: TreakEarth_Copyright_Max+Zermatten


A decoração dos pátios foi ganhando vida própria sendo o orgulho dos seus proprietários, assim, uma vez por ano, as suas portas são abertas e todos são convidados a ver de perto os encantos dos pátios das residências da cidade.


Foto: www.cordobaturismo.es

Foto: www.andalucia.com

Foto: www.cordobaturismo.es


Hoje, com as novas construções muitas casas tradicionais desapareceram e com elas os seus pátios. No entanto, os bairros mais antigos mantêm a tradição, estes espaços são compartilhados entre vários vizinhos e estão situados na parte antiga da cidade, nos bairros de Santa Marina, San Andres, San Lorenzo e San Basilio, Old Alcazar, Bairro Judeu, entre outros.


Foto: www.cordobaturismo.es

Foto:www.cordobaturismo.es


Os pátios oferecem um oásis de flores coloridas, que são ainda enriquecidos com belos mosaicos e cerâmicas, eles também trazem os perfumes clássicos de Córdoba: jasmim e flor de laranja, misturados com uma infinidade de aromas das flores e muitas outras plantas vivas que são trazidas a esse festival da cidade.


Foto: wikipedia_Dinkum

Foto: wikipedia_Dinkum

Foto: pdfcast.net

Foto: wikipedia_Dinkum

Existe uma vasta gama de pátios mas localizado no antigo bairro judeu, nas redondezas da Mesquita de Córdoba, fica um dos pátios mais emblemáticos, o Palácio Viana, um magnífico edifício do século XIV composto por doze pátios diferentes e um fabuloso jardim medieval.


Foto:cafe.themarker.com

Foto:www.palaciodeviana.com

Foto: www.palaciodeviana.com


Numerosos conventos e edifícios religiosos em Córdoba têm pátio imperdíveis, entre eles incluem-se a Encarnação, Santa Isabel de los Angeles, Las Capuchinas, Santa Maria, Santa Cruz, Jesus Crucificado, Nuestra Señora de las Nieves, Corpus Cristi e São Pedro Real. Há também o "Círculo da Amizade" e a "Faculdade de Direito" (Departamento Jurídico), na universidade local.


Foto:poyeliku.Clivejournal

Foto: www.cordobaturismo.es


Á profusão de cores e cheiros aliam-se o som e encanto das danças de flamencos, e os sabores tradicionais, tornando assim a festa ainda mais especial.


Foto: www.cordobaturismo.es

Foto: www.meollo.info

Foto:mas.laopiniondemurcia.es


Com vista a preservar esta tradição e a divulgar a cultura e arquitectura tradicional de Córdoba, o Conselho Municipal entrega anualmente vários prémios aos melhores pátios.


Foto: www.andalucia.com

Site Oficial: Patios Cordobeses
Site: Palacio de Viana

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.andalucia.com/cities/cordoba/patios.htm; http://www.helloonline.com ; http://www.cordobaturismo.es/; http://www.flickr.com/photos/michalska/4774288547/; http://www.artencordoba.co.uk/; http://www.cordoba24.info/; http://viagens.travel-vacation.org/; http://www.palaciodeviana.com/; TrekEarth; Flickr; Panoramio; Pbase; 1ms.net; outros net


Foto: www.andalucia.com

Os pátios de Cordoba são realmente um bálsamo para o olhar e um divagar pela tradição, cultura, encanto e beleza.

16 comentários:

  1. Olá Maria!
    Os pátios de Cordoba são famosos pela beleza e pela singularidades das paredes crivadas de vasos floridos.. Fizeste uma reportagem muito completa. Um abraço.
    M. Emília

    ResponderEliminar
  2. Córdoba é fascinante e além dos pátios tem a magnífica Mesquita, que - como disse Carlos V - foi um crime não a respeitar e deixá-la intacata!

    Pertdo existe Medina Azahar que é muito bonita.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Mais um lugar imperdível de se visitar.

    ResponderEliminar
  4. Semplicemente fantastico, un paradiso!! Un abbraccio...ciao

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria.
    Que lindo adorei as fotos e gostava de ir la para conhecer mais.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  6. Meu Deus! Quanta beleza!!
    E passear "contigo" num lugar assim é um prazer.

    Bom dia Maria.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria,
    Gostei de vez estas maravilhosas imagens sobre os pátios de Córdova. Um percurso desenhado à medida de olhares curiosos sobre esses maravilhosos espaços escondidos.
    Em Outubro de 2012 tive oportunidade de os retratar [não com a exuberância destas imagens]. Foi para mim uma experiência única.
    Bjis
    J

    ResponderEliminar
  8. São de facto, um regalo para a vista....
    bfs
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Uma coisa linda demais, FANTÁSTICA! (Salvei uma imagem p mim, OK?!)

    Imagino tudo isso ao vivo!!!

    Mil beijinhos... Bom Final de Semana, Maria....................................

    ResponderEliminar

  10. Córdova é linda! Mas são, de facto, os pátios e as minúcias das suas cores que a tornam fantástica! Belo post, como já é habitual a Maria fazer!

    Bom fim de semana e um beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  11. Oi Maria,

    que pátios encantadores, todos merecem um prêmio
    pois são muito bem cuidados, imagine molhar todas
    essas plantinhas. A arquitetura de Córdoba também
    é um show à parte.

    Bejim.

    ResponderEliminar
  12. Com esta amostra exaustiva dás uma imagem real daquilo que se pode ver nesta bela cidade da Andaluzia. Um povo alegre, que sabe viver bem a vida que lhe toca viver. Há muito que por lá não vou mas estas imagens são o incisivo que acende a mecha para uma nova partida para aquelas latitudes.
    Gostei, e muito!
    Un abrazo muy fuerte

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria, você nos informa:"Em 1980, os pátios foram declarados um Festival de Interesse Turístico Nacional, tendo sido considerados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 6 de dezembro de 2012." JUSTÍSSIMO!
    Consigo sentir o frescor que esses pátios trazem a essas casas antigas!
    Sem contar que é uma perfeita harmonia (ou sinfonia) de cores e formas que enchem os olhos e a alma.
    Hoje conheci o que há de mais bonito em Córdoba.

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar
  14. Maria,
    este seu post está de tirar o fôlego! Lindos demais esses pátios floridos!
    Abraço,
    Jussara

    ResponderEliminar
  15. Que maravilla de patios lleno de vida energia y colores los cordobeses son unicos
    Saludos abrazos y feliz fin de semana

    ResponderEliminar

  16. Querida Maria

    Bendita competição e essa tradição dos pátios é maravilhosa.

    Desejo-lhe um feliz Dia da Mãe.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.