segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sophie Gengembre Anderson




A pintora Sophie Gengembre Anderson nasceu em Paris em 1823, tendo-se especializado em pintura de crianças e mulheres, geralmente em ambientes rurais. 




Era filha de Charles Antoine Colomb Gengembre, um arquiteto Francês e de uma senhora de Inglesa.




Embora fosse autodidata na sua arte, estudou retrato, durante um breve período, com Charles de Steuben em Paris, em 1843. 




Com a eclosão da revolução de 1848, Sophie, juntamente com toda a sua família deixou a França e foi para os Estados Unidos em 1849. 




Estabeleceram-se primeiro em Cincinnati, Ohio, mas mais tarde mudaram-se para Manchester, na Pensilvânia. 




Em 1949 realiza a sua primeira exposição na Western Art Union Gallery.




Os seus primeiros trabalhos concentravam-se principalmente em retratos e figuras, sendo uma ilustradora muito hábil. 




Na década de 1850 casou-se com o artista britânico Walter Anderson e em 1854 muda-se para Londres, onde exibiu as suas obras na Royal Academy. 




Regressa para a Pensilvânia em 1859 e nesse ano Sophie apresenta o seu trabalho na Pittsburgh Artists Association. 




Realiza nova exposição em 1860 na National Academy of Design. 




Em 1871, por razões de saúde, a pintora e o marido mudam-se para a ilha de Capri, mas Sophie continuou a enviar o seu trabalho para exposições em Londres. 




Retornam definitivamente para a Inglaterra em 1894, estabelecendo-se em Falmouth, na Cornualha.




 As suas pinturas tinham uma grande qualidade fotográfica devido à atenção que ela dava aos detalhes.




O seu trabalho foi amplamente exposto por várias galerias quer na Inglaterra, quer nos EUA. 




Sophie morreu na sua casa, em Falmouth, na Cornualha, em 1903, tendo o seu marido Walter morrido também nesse mesmo ano.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.thefamouspeople.com/; outros net.




"Um retrato pintado com a alma é um retrato, não do modelo mas do artista." (Oscar Wilde)


36 comentários:

  1. Belas histórias...lindas imagens!!
    Maria!!!!!!!!!!
    Tenha uma semana abençoada!!! Beijão

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria!
    Esta jovem tinha um talento imenso.Os retratos são de uma enorme perfeição. Quem me dera ter uma pequena parte dessa habilidade.para o desenho e a pintura. Sophe foi uma grande artista.
    Abraços.
    M. Emília

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia essa artista mas adorei os trabalhos dela, imagens encantadoras.
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderEliminar
  4. Maria, estou encantada com a delicadeza e perfeição do belíssimo trabalho dessa artista. Lindo post parabéns!
    Beijos
    Amara

    ResponderEliminar
  5. Absolutamente divinal.
    Gostei tanto.
    Obrigada por partilhares.

    Ontem enviei um link do teu post sobre açucenas (2010) a uma colega. Mas não pude comentar.

    Hoje dou com este post maravilhoso...
    Obrigada.
    BShell

    ResponderEliminar
  6. Bom dia meu amor, acabei de ler seu carinhoso comentário, e ver tão lindas pinturas que nos trás desta vez e quando se trata de crianças são ainda mais lindas.
    Meu anjo por incrível que paraeça este é um caso que já dura quase oito anos, pois é meu bem o dias 23 era para serem ouvidos os pais e a criança... mas como o pai já mudou 6 vezes de residência e nunca deu conhecimento das moradas ao tribunal fez que não sabia, nem sequer o advogado dele mesmo a minha filha lhe ter dito, quando lhe foi entregar a filha, porque a tinha ido buscar à escola e veio lanchar e jantar com ela, uma vez que ficaram aqui na minha casa efica relativamente perto.
    Quando ele lhe pergunta; então amanhã vais busca-la novamente à escola, onde ela lhe responde:- não amanhã vemo-nos em tribunal, ele ficou muito branco e baixou os olhos ao chão e diz que nada sabia...escusado será dizer que nem ele nem o seu comparsa do advogado apareceram.
    Conclusão... o que seria feito em dois dias, foi só em um dia, e como as testemunhas eram 11- não ouve tempo para que todos fossem ouvidos e eram 13 h, ainda estavamos lá... ao que ficou adiado para dia 17 de Maio.
    Onde a minha filha disse ao Juíz: que uma vez que o companheiro era sua testemunha, e eles não vivião ali ao virar da esquina, e também não tinha culpa do mau funcionamento dos serviços da justiça, e que nem ele nem o seu advogado tinham sido punidos por não estarem presentes, porque ela tinha vindo da Holanda e esteve a tempo e a horas, lamentamos mas não podemos fazer nada a senhora pode fazer-se acompanhar pelo seu advogado... mas a suas testeminhas terão de vir, e é esta meu amor é a nossa justiça, assim como todos os que nos governam.
    Meu amor isto mais parece uma missiva, mas ainda bem porque ao mesmo tempo... também outras pessoas ficaram a saber de tudo. Tenha um lindo e santo dia, com os meus beijinhos de luz, e muita paz em seu coração.
    Saúde para todos e beijinhos muito especiais sempre.

    ResponderEliminar

  7. Gosto da pintura figurativa (retrato), por no meu entender ser a mais difícil de realizar.

    Nas imagens, há calma e ternura. Obrigada pela partilha!

    Beijo e boa semana.

    Laura

    ResponderEliminar
  8. SÓ PARA TI…
    Tu…Maria, a quem um dia te deram esse nome tão lindo.
    Tu…Maria, que carregas em tua vida o nome da mãe de Jesus.
    Tu…Maria, a quem DEUS pôs no meu caminho.
    Tu…Maria, que escutas todos os meus desabafos
    E me devolves tuas palavras envoltas em luz.

    Tu…Maria, que fostes filha, és mãe, e amiga exemplar.
    Tu…Maria, que lutas na vida como só uma guerreira.
    Tu…Maria, que mesmo cansada ainda tens tempo para me escutar.
    Tu…Maria, que DEUS não deu asas mas que serás um anjo pela tua vida
    inteira.

    Sabes…Maria, que há pessoas que não precisam de bens materiais,
    para serem felizes.
    Sabes…Maria, que esses seres, são seres que sofrem e se preocupam
    pelo bem do próximo.
    Sabes…Maria, que quando entro num jardim olho sempre a flor mais simples
    que é para mim a mais bela.
    Sabes…Maria, que ao olhar essa flor, penso sempre que podes ser tu.
    Para ti…Meu anjo, eu dedico estas simples e afectuosas palavras
    Que achei que eram merecidas.
    A ti que eu conheço por algumas fotos, que para ser tua amiga nada
    mais preciso, porque Jesus também conheço da mesma maneira.
    Só com uma diferença, a ti eu escrevo e tu me respondes…
    a ele eu conheço e vou lendo o que algum dia alguém escreveu, o ele ditou.
    Porque Deus fala aos seus filhos pela boca dos anjos com tu, que ainda
    Habitam a Terra, e sempre haverá anjos à nossa beira.

    Peço perdão, mas um dia tinha de te dizer… talvez estivesse escrito.
    (A idade avançada e a humildade me fizeram dizer-te.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia amiga Maria
    Seu cantinho tem novo perfil
    Felicidade e muita alegria
    As flores da primavera em Abril.

    Fotografias e imagens fantásticas.
    Tudo muito lindo e bem colocado
    em seus lugares. Adorei.

    Amiga Maria, estou passando pelo seu cantinho
    para a visitar e convidar, para a brincadeira do SUPIMPAR, caso o deseje fazer, passa lá no rima,
    para veres com é!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Pinturas maravilhosas.
    Queria todas elas nas paredes da minha casa.
    Obrigada por me proporcionar este sonho.

    ResponderEliminar
  11. Que lindo Maria.
    Que delícia é vir aqui e sair sempre com o coração repleto de poesia e amor.
    Enriqueço minha alma sempre que venho aqui, beijinhos no coração e agradeço seu carinho e sua amizade sempre.

    ResponderEliminar
  12. Uma verdadeira perfeição! Suas obras são belíssimas!
    Amei ver todas essas imagens, e adorei conhecer a história dessa incrível retratista.
    A menina com o pássaro, me encantou...
    Parabéns pelo post!
    Tenha uma linda semana!
    bjus!

    ResponderEliminar
  13. Maria ,

    Tão bom que tenha partilhado a obra desta pintora .
    Telas belíssimas . Perfeitas .
    Obrigada .
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Maria,

    Amei as pinturas! Tão vívidas quanto a realidade...

    Tenha um dia lindo!


    Bjksss

    ResponderEliminar
  15. Maria,que pinturas mais expressivas!Eu amei conhecer!Parecem retratos de tão perfeitos!bjs e boa semana pra vc!

    ResponderEliminar
  16. Oi maria,
    Que retratista fantástica! Não conhecia os trabalhos dela.
    Tenha uma ótima semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderEliminar
  17. MARIA QUE MARAVILHOSO TRABALHO!!!
    E QUE MARAVILHOSA PINTORA!!!
    ADOREI ESTA EXPOSIÇÃO!!!

    OBRIGADO!!!

    LÍDIA

    ResponderEliminar
  18. Mas que belas pinturas.
    Gostei de as ver assim em conjunto, pois a obra da pintora é impressionante.
    Querida amiga, tem uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Imagine uma viagem em um carro chamado Vida,
    uma estrada chamada Sonho,
    com amores chamados Família e um amigo chamado Deus.
    Então vire a esquina chamada Esperança
    e quando chegar num lugar chamado Sucesso,
    agradeça ao motorista chamado Jesus!
    Quando chegar na casa chamada Prosperidade,
    não se acanhe com os hóspedes cujos nomes são: Andei,
    Lutei e Venci!
    Como vencedora que sou com as graças do nosso
    Pai vim hoje te deixar meu carinhoso abraço na
    certeza de que todos os seus e lutas terão um final feliz
    Beijos no coração e muitos afagos na alma.
    Evanir...


    ResponderEliminar
  20. São lindas as pinturas destas crianças e jovens.
    Mais uma artista cheia de interesse que dás a conhecer.
    Bem hajas, minha querida!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  21. Uma arte que muito admiro, a pintura, adorei esta belissima coleção.
    Boa semana querida

    beijnho e uma flor

    ResponderEliminar
  22. MARIA MUITA PAZ, QUE PERFEIÇÃO FOGE ATÉ AS PALAVRAS PELO MARAVILHOSO TRABALHO, PARABÉNS POR COMPARTILHAR. UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA

    ResponderEliminar
  23. Que perfeição! Maria, não conhecia nem de nome esta pintora, mas aplaudo seus quadros, a sensibilidade que expressam e a tua linda escolha.
    Felicidades sempre .Bjs Eloah

    ResponderEliminar
  24. Maria,precioso reportaje. Como siempre, sabes escoger muy bien tus imagenes y textos.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  25. Querida amiga

    Preciosa são
    as mãos que
    dão vida
    aos sentimentos.

    Que sempre haja em ti,
    tempo para cultivar a alegria.

    ResponderEliminar
  26. Que linda coleção, Maria! Amei a menina com o livro... e aquela com tiara de borboletas.
    Um show! Alegria para o coração!
    Abraço,
    Jussara

    ResponderEliminar
  27. As pessoas mais bonitas que conhecemos são aquelas que conheceram a derrota,
    o sofrimento, a luta, a perda;
    e de ter encontrado seu caminho em direção à luz,
    longe das coisas ruins. Essas pessoas têm uma paz,
    uma sensibilidade e uma compreensão da vida que nos enche de compaixão,
    gentileza e um profundo cuidado amoroso.
    Pessoas bonitas não acontecem apenas,
    de repente. Elas se constroem dia após dia.
    Não me deixe parar nunca, e que sua esperanças se renovem a cada amanhecer.
    Um ferido abençoado e feliz .
    Li e levo no coração sua postagem
    na esperança de ter deixado você feliz com minha mensagem nesse
    feriado.
    Beijos no coração afagos na sua alma.
    Carinhosamente,Evanir.

    ResponderEliminar
  28. Oi Maria,

    estou boquiaberta com essas imagens maravilhosas, a Sophie é uma artista de
    rara sensibilidade. O seu blog é lindo Maria e fico feliz por você ter me dado
    a oportunidade de conhecê-lo.

    Bejim.

    ResponderEliminar
  29. Dina postagem com a história de vida
    dessa moça fabulosa, adorei pinturas
    luxuosas, muito bom
    Abraços com carinho
    Rita!!!

    ResponderEliminar
  30. ¸.•°✿✿⊱彡

    Muito lindo mesmo!

    Ótimo mês de maio!
    Beijinhos.
    Brasil.°✿⊱彡
    ¸.•°✿✿⊱彡

    ResponderEliminar
  31. Querida Maria

    Reproduções maravilhosas sublinhadas pelo alinhamento textual, que completa a informação.
    Dizer que estas Pinturas eram divinais, seria profanador; mas são belíssimas.
    Bela "reportagem".


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  32. Que perfeição nos mínimos detalhes!!!
    O retrato, é uma das técnicas mais difíceis.
    Excelente selecção de quadros.
    Besos

    ResponderEliminar
  33. Às vezes, você se aborrece
    Porque ainda sou criancinha
    E sempre deixo marcas de dedos
    Nos móveis da casa inteirinha.
    Mas estou crescendo dia a dia
    E logo adulto vou ser
    E essas marcas de dedos
    Vão todas desaparecer.
    Agora deixo uma marca bem especial
    Pra você nunca esquecer
    Como eram meus dedinhos
    Antes de eu crescer.
    Agora somos adultos a saudade
    que sentimos já é nossa dos nossos
    pequeninos já adultos também.
    Feliz Dia Das Mães com muito carinho.
    Ser mãe de verdade é ser amiga
    dos filhos é ser seu porto seguro.
    Cabe a nós mães ser exemplo
    ser espelho onde nossos filhos possa
    contemplar e refletir passado e futuro
    com muito amor e fé acima de tudo.
    Mãe :fale do amor de Deus para seus filhos
    só assim eles terão orgulho de chamar te de (Mãe)
    Feliz Dia das mães carinhosamente, Evanir.
    Tem mimo na postagem fique a vontade para levar de lembrança.
    Quando tiver um tempo entre no endereço abaixo.
    https://sites.google.com/site/reflexaoemocao/textos-para-refletir
    Essa mensagem não é só minha.

    ResponderEliminar
  34. Aquele que fala com você praticamente todos os
    os dias.
    Aquele que sempre pergunta se você é feliz.
    Amigo Verdadeiro é muito raro,
    É como ter dois anjos da guarda.
    Um enviado dos céus, e um enviado da vida,
    ambos criado os dias, e em apenas algumas horas,
    quer saber se tem novidades.
    Amizade Infinita .
    A palavra é complicada,
    mas quem sabe seu significado é só quem tem
    a capacidade de poder apreciar
    seus defeitos e qualidades.
    Um abençoado final de semana
    Feliz Domingo .
    Beijos no coração
    afagos na sua Alma.
    Evanir..

    ResponderEliminar
  35. Amada esta tudo bem contigo??
    Estou preocupa querida.
    me diz recebeu o mimo do Dia das mães.
    Meu carinho .
    Evanir.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.