sexta-feira, 1 de março de 2013

Tirol - Uma região encantadora


Hoje vamos Divagar até às belissimas paisagens do Tirol.
 



O Tyrol com as suas Imponentes montanhas e tranquilos lagos, é uma província federal austríaca com 12.648 km2, dominado pelos Alpes que predominam em todo o seu território sendo atravessado pelo Rio Inn. A província faz fronteira com a Alemanha a norte e com a Itália e Suiça a sul.


Foto: www.tyrol.tl


É uma região histórica da parte ocidental da Europa Central, que inclui na Áustria o estado do Tirol e na Itália a Região Autónoma do Trentino-Alto Ádige (Trentino-Südtirol), formada pela província autónoma de Bolzano (Südtirol / Sudtirolo) e província autónoma de Trento (Trentino / Welschtirol).


Foto: email recebido


Situa-se na área da antiga Récia, habitada pelos récios, romanizada a partir do século I a.C.. Mas a história do Tirol tem início nos séculos centrais da Idade Média, com o Principado Episcopal de Trento, cuja extensão original compreendia, além do atual Trentino, também grande parte do atual Tirol Meridional, e foi durante a Idade Média e Moderna um estado autônomo dentro do Sacro Império Romano-Germânico.

Foto: www.tyrol.tl


A sua capital, a cidade de Innsbruck é uma cidade no oeste da Áustria atravessada pelo Rio Inn, de onde tem o seu nome. A palavra bruck tem sua origem na palavra de língua alemã Brücke, que significa "ponte", o que leva a cidade a chamar-se "Ponte do Rio Inn". Localizada no vale do Inn, a cidade está no meio de altas montanhas, como o Nordkette (Hafelekar, 2.334 m) ao norte, o Patscherkofel (2.246 m) e o Nockspitze (2.403 m) ao sul.


Foto:www.planetcarter.com


No século XV, o Imperador Maximiliano I tornou a cidade o centro da sua administração e nessa altura construiu o Goldene Dachl (Telhado Dourado), uma jóia renascentista que é hoje o ex-libris de Innsbruck. A Imperatriz Maria Theresia construiu o Arco do Triunfo e expandiu o Palácio Hofburg. Outros monumentos de interesse são a Catedral barroca e a Torre da câmara municipal que oferece uma excelente panorâmica da cidade e das montanhas. Caminhando um pouco desde o centro, chega-se ao Rio Inn de onde se pode subir de teleférico para o Alpenzoo, um zoológico dedicado às espécies alpinas.


Foto: inzumi.com


Localizado no sudoeste da cidade de Innsbruck fica o Castelo de Ambras, uma jóia do século XVI. Este Castelo é uma filial do Museu de Arte de Viena e um dos principais pontos turísticos da cidade de Innsbruck, intimamente ligado à personalidade do arquiduque Ferdinando II. (1529 - 1595).


Foto: www.tyrol.tl


Na região do Lechtal,  o coração dos Alpes Tiroleses, fica uma das suas pequenas mas lindas cidades Holzgau. Ao seu redor abundam as montanhas. No seu interior o visitante é deslumbrado pelas casas típicas tirolesas com pinturas nas fachadas.


Foto: hif.gmxhome.de_Foto harald klusmann - muenchen ©


Localizado no distrito de Innsbruck-Land no Norte do Tirol, a cerca de 13 km a leste de Innsbruck fica Wattens. Esta cidade é bastante conhecida por ser a sede da empresa de cristais Swarovski, fundada por Daniel Swarovski. Belissima é a Fonte de Slonecker à entrada da empresa Swarovski Kristallwelten.

Fonte Swarovski Kristallwelten Wattens
Foto: WIKIPEDIA_gegengoliath


No estado austríaco do Tirol, a língua oficial é o alemão. No sul (Tirol Meridional) (Província autónoma de Bolzano), são idiomas oficiais, o alemão e o italiano. Àqueles se soma o ladino em algumas vales orientais (Val Badia, Val di Fassa e Val Gardena). No Trentino, existem duas minorias alemãs, em Val dei Mòcheni/Fersental e Luserna/Lusern. Todos os oficios públicos são bilíngues, cada cidadão tem o direito de utilizar a própria língua materna com a administração pública, também nos tribunais. As escolas são separadas em escolas alemãs, italianas e ladinas.


Foto: WIKIPEDIA


O Tirol é rico em história cultural, reflectindo-se em vários museus existentes na região. A cultura também é uma parte da vida quotidiana, em que costumes, tradições e valores sociais são mantidos vivos e transmitido às gerações futuras.


Foto: www.suedtirolerland.it


A arte contemporânea, desempenha um papel importante no Tirol, como as muitas exposições em galerias de arte da região mostram. São também de salientar vários Festivais de reconhecimento internacional, como Innsbruck's Summer Dance Festival, o Festival of Early Music, Klangspuren em Schwaz, Tiroler Festspiele Erl e "Music in the Giant" at Swarovski Crystal Worlds em Wattens. Ao mesmo tempo, a cultura popular tirolesa é cada vez mais vibrante.


Foto: www.tyrol.tl


Com a sua localização geográfica, topografia e variedade de zonas de altitude, o Tirol goza uma marcante diversidade em termos de espécies e habitats.


Foto: www.tyrol.tl

Foto: wikipedia


Os verdejantes e ricos vales refletem uma história de cultivo e pastoreio durante séculos. As pessoas que aí viveram e vivem moldaram o ambiente natural dos vales sempre em harmonia com a natureza.


Foto: www.tyrol.tl


Durante séculos, a agricultura marcou a sociedade e a paisagem cultural, no Tirol. Embora a agricultura já corresponda apenas a seis por cento da população ativa, ainda é um fator decisivo na região. O Tirol tem cerca de 16.900 fazendas e empresas florestais.


Foto: www.tyrol.tl

Foto: wikipedia


As fazendas tirolesas têm um significado que vai bem para além do seu papel na produção de alimentos,  participando em vários setores da economia, como o turismo e os negócios, contribuindo também para a protecção da natureza, a prevenção de riscos naturais, e a preservação de espécies raras de flora e fauna. Entre outras coisas, os agricultores da região de montanha criaram uma paisagem cultural única, que atrai um grande número de turistas para o Tirol.


Foto: www.tyrol.tl

Foto: email recebido


Animais, como o gado Pinzgau foram especificamente criados para uma altitude de 1.800 metros, afim que pudessem suportar o clima das regiões altas Alpinas e das regiões superiores da Hohe Tauern. O ar fresco, a água e a dieta herbácea do gado, tem a fama de ter um efeito positivo sobre o sabor do seu leite. Todos os anos em setembro para celebrar as vacas regressarem das pastagens de verão, dá-se o festival Grand Wildschönau Almabtrieb, um evento espectacular, onde centenas de vacas são conduzidas através do vale da aldeia Auffach. Os seus chifres são alegremente decorados com guirlandas.
 

Foto: www.tyrol.tl


No Tirol, há um grande número de rios e correntes, que encantam o olhar e representando alguns deles o eldorado para quem gosta de desportos aquáticos selvagens, permitindo a prática de canoagem e rafting.


Foto: wikipedia

Foto: achensee.in


A bela paisagem do Tirol também encanta pelos vários lagos que apresenta: Achensee - Egelsee - Hechtsee - Heiterwanger See - Hintersteiner See - Längsee - Maistaller Lacke - Pfrillsee - Pillersee - Plansee - Schwarzsee - Stimmersee - Thiersee.


Foto: Wikipedia


O seu maior lago é o Lago Achensee, também chamado de "Fjord dos Alpes", que está localizado em Jenbach. De verde-esmeralda ao azul ultramarino, as cores do 133 m de profundidade do lago Achensee em Jenbach fascinam os seus visitantes. Devido à sua extraordinária qualidade da água o leque de visão subaquática vai até 10 metros. O lago de 9,4 km de comprimento e 1 km de largura, cobre uma área de 6,8 km. A temperatura da água do lago é bastante baixa quase não chegando a 20 graus, só na margem sul os lagos atinge cerca de 22 graus, o que torna esta área muito popular com as famílias. Os maiores lagos, como o Lago Achensee ou o Lago Plansee oferecem várias atividades, como vela e windsurf .


Foto: achensee.info


É surpreendente a beleza da natureza, dos verdes vales, das íngremes montanhas, bem como dos enormes glaciares que esperam os visitantes nos parques naturais do Tirol.


Foto: email recebido


As perólas naturais do Tirol são as suas 81 áreas protegidas, que ocupam mais de um quarto do Tirol. Elas são um lar extraordinário de flora e fauna e um oásis natural de lazer para as pessoas. A mais famosa das áreas protegidas é  Parque Nacional Hohe Tauern , que abrange cerca de 1800 km2 no, Tirol Caríntia e Salzburgo.  Este parque foi fundado em 1981 e é o maior parque nacional da Europa Central. No centro do parque nacional, existem algumas das mais altas montanhas da Áustria, por exemplo, o Grossglockner (3.798 m de altitude), bem como a montanha Grossvenediger (3.662 m de altitude). Áreas externas são caracterizadas principalmente por pastagens alpinas e prados que são ricos em espécies, algumas das quais estão em perigo de extinção.


Foto: wikipedia_Andrew Bossi


Existem cinco glaciares no Tirol, o Kaunertal, Pitztal, Sölden, Stubai e Hintertux que oferecessem uma vista panorâmica de tirar o fôlego e diversão de ski durante todo o ano. Pitztal localizado a 3.440 m de altitude, é considerada uma das mais belas áreas glaciais em todo o mundo. É uma área muito popular para a prática de alpinismo e de ski.
 


Foto: tyrol.tl

Foto: pitztal.com


Incorporados num cenário surpreendente, há desfiladeiros profundos, cavernas e cascatas. Stuiben waterfal localizada em Umhausen no vale Oetztal, é a maior cascata no Tirol. A história desta queda de água remonta a cerca de 8.000 anos, quando uma avalanche enorme de rochas mudou o curso natural do rio e fez emergir a 159 m de altura a cascata Stuiben.


Foto: panoramio_gf


Numerosos castelos e mansões antigas estão espalhados por todo o Tirol, podendo alguns deles ser visitados. Paredes históricas, corredores, galerias com fotografias e capelas levam o visitante de volta aos tempos antigos.

Divagando por alguns dos seus lindos castelos:

Castel Coira
Localizado na entrada do Mazia Val em Sluderno, o castelo de coira é composto de elementos arquitectónicos romanos e góticos, tendo a sua construção começado por volta de 1260. É um dos mais bem preservados castelos do sul do Tirol nasce no ensolarado Val Venosta vale que é chamado de Castel Coira.

Foto: wikipedia_Snowdog


Kufstein Fortress
A fortaleza de Kufstein é uma das construções mais impressionantes medieval no Tirol e está localizada numa colina acima da cidade de Kufstein. Esta fortaleza é mencionada pela primeira vez em 1205 a partir de um documento, onde é chamado Castrum Caofstein. Na época, ela era uma posse do bispo de Regensburg. Em 1415, foi reforçado por Luís VII, duque da Baviera. Actualmente a fortaleza abriga o Museu da Cidade de Kufstein, sendo também utilizada para concertos e reuniões.
 

Foto:wikipedia_Simon Koopmann


Tratzberg Castle
Este castelo compreende uma superfície de 6800 metros quadrados e está localizado entre Jenbach e Schwaz. Foi mencionado pela primeira vez no século 13, e é um dos castelos mais bonitos da região alpina, que remonta ao período entre gótico e renascentista. Impressionante é acima de tudo o pátio quadrado com pinturas renascentistas. Mais informações no Site Oficial " Schloss Tratzberg ".


Foto: ww.schloss-tratzberg.at

Foto: ww.schloss-tratzberg.at


Castel Presule
Está localizado numa posição dominante e numa paisagem encantadora, perto de Fiè allo Sciliar. O castelo medieval foi mencionado pela primeira vez num documento que remonta ao ano de 1279 como "Castrum Presile". Foi provávelmente em 1500, que Leonardo da Völs transformou o antigo castelo num edifício majestoso para sua própria residência. O castelo é hoje utilizado para celebração de casamentos e festas, exposições, concertos e eventos literários.


Foto: www.familienhotels.com


Reifenstein Castel ou Castel Tasso (em italiano)
Este castelo fica Freienfeld, perto Sterzing, no Suk do Tirol. Está localizado perto de um pântano seco, no vale do Eisack. O castelo é mencionado pela primeira vez no século 12, e foi modificada no século 14, sendo propriedade dos condes Thurn und Taxis.


Foto: Wikipedia_Mike Fabian


O turismo está indissociavelmente ligado ao Tirol. Ele desempenhou um papel chave no desenvolvimento pós-guerra, das áreas periféricas e é um dos pilares da economia tirolesa hoje. Com o seu cenário espectacular da montanha e pontos turísticos, o Tirol atrai visitantes do país e do exterior.


Foto: Wikipedia


São muitas as ofertas que os visitantes têm ao seu dispor, desde escalada,  canoagem ou alpinismo, para os mais aventureiros, oferecendo também a região uma enorme rede de caminhos, que poderão fazer à pé ou de bicicleta.


Foto: email recebido


O Tirol é uma excelente opção para férias em qualquer estação do ano, pois é sempre um local extraordinário pela sua beleza natural e cultura.


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.tyrol.tl/en/tyrols-holiday-areas/oberinntal/landeck.html; http://www.tirol.gv.at/en/; http://www.touchingnature.co.uk/austria-east-tyrol-information.htm; http://www.planetcarter.com/Innsbruck/Innsbruck.html ; http://achensee.info/en/best-of-achensee/railway-boat ; http://www.hafling-meran2000.eu/en/experience/attractions/castles/tyrol-castle-and-refuge-for-avifauna.html; http://www.schloss-tratzberg.at/; http://www.suedtirolerland.it/en/; http://www.familienhotels.com/it/crea-la-tua-vacanza/castel-presule/46-216.html; www.wildschoenau.com/en; http://inzumi.com/de/; email recebido; outros net.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: email recebido


Não podendo conhecer ao "vivo" todos os incriveis locais do nosso planeta, podemos sempre viajar através de fotografias e de texto. A net é o meu meio de alargar os horizontes, de conhecer sitios muitas vezes longínquos, outras bem mais pertinho, mas sempre locais com uma beleza muito especial e própria que encantam o olhar e ajudam a aliviar a alma das agruras que por vezes me atormentam. O meu sincero OBRIGADO a todos os fotografos que permitem a todos nós divagar.

24 comentários:

  1. Obrigada amiga! Adoro esses passeios que voce nos proporciona.
    Um carinhoso abraço, muita paz.

    ResponderEliminar

  2. Querida Maria

    Fiz o que recomendou e estive aqui sem pressas, extasiada com estas imagens que me trouxeram saudades, mas de quê? Talvez dos desenhos animados da minha infância em que são retratadas paisagens dos Alpes, que passaram a fazer parte do nosso imaginário.

    Também lembrei-me da música, daquele efeito lindíssimo que fazem com a garganta quando cantam.

    Achei interessantíssimo o festival em que são homenageadas as vacas, importantíssimas na sua economia.

    Bom fim de semana.
    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Fantastico reportaje lindas y preciosas imagenes
    Saludos abrazos y feliz fin de semana

    ResponderEliminar
  4. Nunca visitei o Tirol, mas tenho alguns PPS's guardados, e, de facto, as paisagens são de fazer perder o fôlego!
    E a música, e os trajes nacionais... é tudo místico!
    Gostei muito desta postagem.

    Aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

    Beijinhos, amiga, tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. Lindo! Tudo no Tirol inspira paz, silêncio e beleza.Aqui no Estado de Santa Catarina/Brasil, onde eu moro existe uma cidade chamada Treze Tílias que foi fundada por emigrantes vindos do Tirol.Tudo nela remete ao Tirol, sendo muito visitada por turistas.
    A beleza sempre encanta.Belo Post querida!
    Brisas e flores para você.Bjs Eloah

    ResponderEliminar
  6. Exausto ante tanta beleza e tanta riqueza na informação.
    Parabéns, por este excelente trabalho.
    Há muito que está na lista das viagens a realizar... veremos quando!
    Nevado, que beleza!
    Un grande abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga

    Há visitas aos lugares amigos,
    para recolher palavras.
    Há visitas a estes mesmos lugares
    Para semear palavras.
    A visita de hoje além da leitura
    das preciosas palavras que aqui encontro,
    é também para agradecer
    a alegria de passar pela sua vida
    e encontrar o perfume da amizade
    de forma tão intensa.

    Que a sede da alegria
    Nunca cesse em ti.

    ResponderEliminar
  8. É uma região que me encanta.....Adoro a sua música.
    Visitar....fico pelos seus posts, que me encantam.
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. VOLTEI PARA LHE DIZER QUE ADOREI AS IMAGENS MARIA!!!

    É NA VERDADE UMA REGIÃO LINDÍSSIMA NO PLANETA!!!

    1 BEIJO LÍDIA

    ResponderEliminar
  10. E isto mesmo. A gente viaja com voce e com as fotos que nos envia.
    com carinho monica

    ResponderEliminar
  11. Olá, querida Maria
    Lindas fotos no entardecer de Sábado!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  12. Oi Maria, fiz mais uma viagem hoje ;-)
    Um lugar lindo, que sugere muito frio... mas também muito romantismo e aconchego.
    Amo sacadas/janelas floridas!
    Amei as vacas enfeitadas com pompons (?) coloridos!

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar
  13. Oi Maria:
    Quantas beleza naturais e a mão do homem bom preservou e embelezou mais ainda. Da gosto ver essas fotos sem destruição da natureza. Eu só não aguentaria o frio intenso, acho que nasci no lugar certo.
    Obrigada pela sutileza da sua visita
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  14. Maria Rodrigues,estou encantada com lindas fotos que você postou.Lugares que nos levam a sonhar!Parabéns!

    Obrigada pela visita e comentáro.

    Bjs

    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.Brasil-SP

    ResponderEliminar
  15. Começo por agradecer a sua simpática visita e palavras .
    Agradeço , ainda , a bela viagem que me proporcionou , muito agradável .

    Um beijo , Maria Rodrigues , e boa semana ,
    Maria

    ResponderEliminar
  16. Olá Maria
    Encantadoras as imagens, muitas informações importantes e interessantes.
    Obrigada pela visita e ocmentário amável deixado no bloguinho.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite, Maria. Vim agradecer o seu comentário gentil no meu blog, por estar acompanhando-me nesse caminho. Hoje, não estou inspirada. Eu volto com mais calma e com um outro ânimo para comentar a sua postagem.
    Obrigada pela atenção.
    Tenha uma semana de paz!
    Beijos na alma!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Que sonho...belas imagens, belos lugares!!!
    BJSSS

    ResponderEliminar
  19. Maria querida, que viagem linda você me proporcionou pela linda Tirol,
    que lugares encantadores, estou levitando aqui.
    Lindo demais, muito obrigada por compartilhar, bjs

    ResponderEliminar
  20. Olá Maria,

    Sempre tão completa reportagem, neste caso em especial, muito pormenorizada e nem por um segundo se põe em causa deixar de fazer esta visita até ao fim. Gostei e vou rever matéria.
    Deixo um kandando para recolheres - Bjs e obrgado por tão saturado trabalho feito de certeza com todo o carinho.

    ResponderEliminar
  21. BOM DIA MARIA
    Parabéns pelas fotos lindas.“Bom dia! Que os ares deste novo dia sejam para você repletos de alegria!”
    Um abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Olá Maria, grato pelas lindas imagens, abs!!!! :)

    ResponderEliminar
  23. Eu também quase todos os dias "viajo" por cantos incríveis do mundo, ciente que nem todos poderei conhecer. Amei viajar aqui pelo tirol com vc. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  24. Eu também quase todos os dias "viajo" por cantos incríveis do mundo, ciente que nem todos poderei conhecer. Amei viajar aqui pelo tirol com vc. Muito obrigada!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.