quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Floresta e da Poesia


Hoje, 21 de Março é um dia muito Especial.

É o o Dia MUNDIAL da FLORESTA , o Dia MUNDIAL da POESIA  e comemora-se também no Hemisfério Norte o início da PRIMAVERA.



A comemoração do Dia Da Floresta é uma forma de relembrar a Todos nós do papel extremamente relevante que as florestas têm, para a sustentabilidade da vida no nosso planeta. As florestas são simbolo de biodiversidade garantindo o necessário equilíbrio ecológico.

Preservar as florestas é proteger a vida na terra.







Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,
Sê um arbusto no vale mas sê
O melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
E dá alegria a algum caminho.

Se não puderes ser uma estrada,
Sê apenas uma senda,
Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...
Mas sê o melhor no que quer que sejas.


Pablo Neruda


Para TODOS os navegantes da net, mas principalmente para os POETAS de todo o mundo,  desejo um dia pleno de felicidade e inspiração.  O meu sincero agradecimento por todos os momentos maravilhosos que me são oferecidos quando leio as suas POESIAS.




Festa da paisagem

Lá,bem distante,
Onde nasce o regato,
Onde florescem magnólias,
Na paisagem bucólica,
Flores exalam seu perfume...

Em cada canto,
Existe uma flor que desabrocha
Engalanando o ambiente
Com a beleza do seu colorido.
O verde se torna mais verde,
A mata mais densa,
Os galhos se enchem de folhas.
Surgem flores delicadas
Com cores vivas e variadas,
Na época da primavera.

As moradas e os jardins se enriquecem
Com a força renovadora da natura.

Vê-se ,ao longe,
Crianças brincarem
No tapete verde das campinas.
Campinas verdes
Iluminadas pela luz do sol!
E, ao longo dos caminhos,
Os pássaros fazem seus ninhos,
Tornando terno e belo
O espetáculo da natureza!...


Olympiades Guimarães Corrêa





"A poesia é mais fina e mais filosófica do que a história; porque a poesia expressa o universo, e o história somente o detalhe." (Aristóteles)

24 comentários:


  1. Querida Maria

    Adorei estes poemas, excelentes para comemorarmos este Dia da Poesia e Floresta.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Folhas de Outono está aqui,para ler mais uma postagem que escreves com maestria e aproveito para parabenizar o dia do Blogueiro,então nada mais justo do que vir até aqui para parabenizá-los.
    Que continuemos, por muitos e muitos anos,
    colaborando com uma Blogosfera ética,
    sem plágio e unida.
    Um viva pra você e um viva pra todos nós !!!!

    ResponderEliminar
  3. Viva a floresta a poesia e a Primavera.
    Tantas coisa belas para apenas um dia.
    Vamos todos trabalhar todos os dias tornando a vida numa primavera poética.

    A floresta é o que ainda sobra da Primavera.

    ResponderEliminar
  4. Lindos poemas e adoro a primavera que finalmente chegou. Apesar de ainda estar frio por aqui...
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  5. LINDO COMO SEMPRE MARIA!!!

    POESIA PALAVRAS IMAGENS!!!

    1 BEIJINHO LÍDIA

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga, nós daqui, destes trópicos quentes, temos muito que agradecer a Deus pelo jardim que AINDA é este planeta!
    Vamos brindar ao Dia Mundial das Florestas; vamos brindar às almas poetas que enxergam quão precioso e necessário às suas inpirações, é este jardim.
    Um fraterno abraço, e um beijo grande.

    ResponderEliminar
  7. Magnifica composición de fotografía y poesía,Maria. Me gusta!

    Un abrazo!!!

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga,
    E quanta poesia na harmonia , no mundo onde nos insere com tanta sensibilidade nas imagens extraordinárias, na delicadeza dos temas tratados com tanta mestria.
    A poesia está aqui, inteira.
    Muito obrigada Maria, pela sua poesia que tanto admiro e me conforta.
    Beijinho poetico

    ResponderEliminar
  9. Estamos em sintonia Maria!
    Adorei os poemas e imagens. Lindo.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  10. Oi Maria
    Dias perfeitos que se casam harmoniosamente Poesia e Primavera.
    Obrigada pelo post tão lindo!
    Que a Primavera lhe traga inspiração diariamente,
    um abraço

    ResponderEliminar
  11. Vinda da nascente
    No regato corre a água pura
    Viver alegremente,
    Em liberdade, sem escravatura!

    Seus beijinhos recebi
    No dia Mundial da Floresta e da poesia
    Beijinhos meus mando para ti
    Obrigado amiga Maria!

    Desejo um boa noite para você,
    e bons sonhos. Eduardo.

    ResponderEliminar
  12. Um belissimo post. Também assinalei o dia da poesia no Sexta e no A mulher e a poesia. No Face lembrei o dia do Síndrome de Down, mas esqueci que era também o dia da árvore. Imperdoável.
    Um abraço

    ResponderEliminar

  13. Olá Maria,

    A Floresta é fonte de vida.
    A Poesia é o alimento da alma.
    A Primavera é o recomeço, cores e alegria.

    Há mais que motivos para um bela comemoração.
    Lindo Pablo Neruda.

    Suas postagens são sempre uma poesia.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  14. nada pode ser mais perfeito que a junção da poesia com a beleza que a natureza tem para nós!!!
    beijo minha amiga

    ResponderEliminar
  15. Olá, admirável, Maria Rodrigues.

    Que o explendor das luzes Divinal, lhe proteja. Estou cá, para desejar-te, um fim de semana muito bom.
    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Tantas comemorações lindas! Esta postagem nos enchem os olhos e a alma! MARAVILHOSA!
    Um lindo final de semana, Maria.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  17. Querida Maria

    Uma bela lembrança/homenagem. Belíssimas Poesias e imagens.
    Adito a celebração da Primavera (deste lado do Mar).
    Muito verdadeiro:
    "A poesia é mais fina e mais filosófica do que a história; porque a poesia expressa o universo, e o história somente o detalhe." (Aristóteles)
    Belo Post.



    Beijos



    SOL

    ResponderEliminar
  18. Querida Maria

    Uma belíssima Homenagem á Poesia, á Floresta e, acrescento, á Primavera.
    Magníficas Poesias e um remate bem verdadeiro legado por Aristóteles:"A poesia é mais fina e mais filosófica do que a história; porque a poesia expressa o universo, e o história somente o detalhe."
    Parabéns por este Post.

    Beijos

    SOL

    PS: Não sei porquê, mas a Mensagem não fixou pelo que a replico com o mesmo sentido.

    ResponderEliminar
  19. Maria,homenagem primorosa na escolha das poesias e das imagens!Adorei!bjs,

    ResponderEliminar
  20. Olá meu anjo lindo, ando um pouco em falta consigo pois tenho andado um pouco malandra, acho que ando a perder muitas coisas ou talvez seja o cansaço.
    Já tudo me enfadonha, de manhã quando me levanto já venho cansada acho que até o dormir já me cansa... um destes dias terei de fazer uma pausa, talvez quando voltar traga mais garra.
    Agora também ando um pouco nervosa pois o julgamento da minha princesa vai ser dia 22 e23 de Abril e eu já ando a sofrer por anticipação.
    Sou uma pessoa de muita fé mas ao mesmo tempo muito medrosa, como eu era e em quem me tornei, nada me afrontava e tudo o que eu sonhava dava certo, mas enfim o tempo tudo nos trás e tudo nos leva.
    Meu amor tenha um lindo fim de semana e os meus mais sinceros agradecimentos , pelos lindos emails que sempre me envia, hoje até nem estou muito mal pois ela veio passar o fim de semana comigo.
    Beijinhos de luz e muita paz para todos voz "beijinhos especiais sempre" obrigada por me ler.

    ResponderEliminar
  21. OI MARIA!
    TEXTOS PRIMOROSOS, ESCOLHIDOS POR TI, PARA ABRILHANTAR ESTE DIA QUE É DE TODOS NÓS QUE GOSTAMOS DAS LETRAS...
    ABRÇS AMIGA
    http://zilanicelia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  22. Maria, venho hoje te presentear com um selo e um desafio, lá no www.arteseescritas.blogspot.com.br Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  23. Olá MARIA

    Em tempo de Páscoa
    venho desejar que haja renovação e esperança.
    Votos de uma santa e feliz Páscoa.

    Deambulei por aqui
    e olhei as belas poesias. AMEI!
    Adoro Pablo Neruda,
    obrigada pela partilha.

    Gostei!

    Venho agradecer as visitas feitas ao meu blog,
    e principalmente as lindas palavras deixadas.

    Também faço votos que a felicidade ande por aí.
    Tulipa (kalinka)

    ResponderEliminar
  24. Olá MARIA

    Em tempo de Páscoa
    venho desejar que haja renovação e esperança.
    Votos de uma santa e feliz Páscoa.

    Deambulei por aqui
    e olhei as belas poesias. AMEI!
    Adoro Pablo Neruda,
    obrigada pela partilha.

    Gostei!

    Venho agradecer as visitas feitas ao meu blog,
    e principalmente as lindas palavras deixadas.

    Também faço votos que a felicidade ande por aí.
    Tulipa (kalinka)

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.