domingo, 20 de janeiro de 2013

Janelas da alma




O sentimento e a emoção normalmente se transformam em lentes que filtram os acontecimentos, dando-lhes cor e conotação próprias.

De acordo com a estrutura e o momento psicológico, os fatos passam a ter significação que nem sempre corresponde à realidade.

Quem se utiliza de óculos escuros, mesmo diante da claridade solar, passa a ver o dia com menor intensidade de luz.





Na área do relacionamento humano as ocorrências também assumem contornos de acordo com o estado de alma das pessoas envolvidas.

É urgente, portanto, a necessidade de conduzir os sentimentos, de modo a equilibrar os fatos em relação a eles.

Uma atitude sensata é um abrir de janelas na alma, a fim de observar bem os sucessos da caminhada humana.




De acordo com a dimensão e o tipo de abertura, será possível observar a vida e vive-la de forma agradável, mesmo nos momentos mais difíceis.

Há quem abra janelas na alma para deixar que se externem as impressões negativas, facultando o uso de lentes escuras, que a tudo sombreiam com o toque pessimista de censura e de reclamação.


Coloca, nas tuas janelas, o amor, a bondade, a compaixão, a ternura, a fim de acompanhares o mundo e o seu cortejo de ocorrências.





O amor te facultará ampliar o círculo de afetividade, abençoando os teus amigos com a cortesia, os estímulos encorajadores e a tranquilidade.

A bondade irrigará de esperança os corações ressequidos pelos sofrimentos e as emoções despedaçadas pela aflição que se te acerquem.

O perdão constituirá a tua força revigoradora colocada a benefício do delinquente, do mau, do alucinado, que te busquem.





A ternura espraiará o perfume reconfortante da tua afabilidade, levantando os caídos e segurando os trôpegos, de modo a impedir-lhes a queda, quando próximos de ti.

As janelas da alma são espaços felizes para que se espalhe a luz, e se realize a comunhão com o bem.

Fontes - SITE: Momento de Reflexão
Fotos: Net



"A alma sensível é como harpa que ressoa com um simples sopro." (Beethoven


11 comentários:

  1. Maravilhosas!!Adorei! beijos praianos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Excelente reflexão Maria.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Bonita reflexão... Gosto demais deste assunto, alma/emoções/janelas...

    Com grande abraço, Maria...

    ResponderEliminar
  4. Um texto sábio.
    Fizeste uma excelente escolha, dado que são apresentadas coisas importantes através de uma linguagem bastante simples.
    Maria, querida amiga, tem um bom domingo e uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Maria, que reflexão linda que me ajuda a animar a alma neste dia frio, de chuva intensa. E as fotos são belíssimas.Grata pelos seus "posts" sempre tão pacificadores e harmoniosos. Tenha um restinho de domingo e semana bem agradáveis. Beijinhos Ailime

    ResponderEliminar
  6. Seria bom, Maria, que soubessemos abrir a nossa alma para enxergar os outros sem julgamentos, tentando ver o lado positivo que todos têm em vez de só repararmos nos aspectos negativos. Olhar com os olhos do coração...com olhos de ver, como diz o povo é vermos o outro com bondade tentando compreendê-lo. Sei que nem sempre é fácil, mas tenho a certeza que é o certo. Por isso há que tentar todos os dias. Costumo dizer que os óculos escuros não servem só para proteger os olhos, servem também para esconder o que eles dizem; são o espelho da alma, por isso muitas vezes o olhar nos contradiz. Muito obrigada pelas belas fotos e pela reflexão que me levaste a fazer. Fica bem, amiga e desejo-te uma excelente semana, apesar do mau tempo. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  7. De facto, a verdadeira beleza nasce na alma...
    É ela a fonte da verdadeira harmonia.
    Lindas as tuas imagens, cheias de cor, de encanto!
    E diz o povo que olhos são as janelas da alma...

    ResponderEliminar
  8. Maria querida bom dia, texto muito lindo principalmente para reflexão, as vezes é preciso tirar os óculos escuros quando se trata do próximo, não esquecermos que não temos o direito de julgar.Agradeço amiga as mensagens enviadas, um feliz ano de 2013 para vc e familia, um abraço bem grande para vc. Celina

    ResponderEliminar
  9. querida Maria que lindo texto que nos fala da alma da luz dos sentimentos belos que nos emocionam sempre,imagens lindas maravilhosas tenha muita luz e harmonis em sua vida que sua semana seja otima grande abraço
    com muito carinho marlene

    ResponderEliminar
  10. Belissima reflexão, tal como a beleza das janelas, são sempre as tuas escolhas que me dão cor.
    boa semana querida

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  11. Excelente texto, enquadrado por belas imagens. Janelas são como espelhos de alma.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.