15/12/2012

Kaieteur National Park



O Kaieteur National Park é um parque nacional localizado na Região Potaro-Siparuni da Guiana, na América do Sul. Uma incrível e bela floresta tropical no coração de Guiana.


Foto:  wikipedia_Nick Taylor

O Parque ocupa uma posição de destaque no centro de Guiana Shield (Escudo de Guiana), na região da montanha Pakaraima, não se tendo alterado significativamente desde a altura em que foi visto pela primeira vez pelo explorador europeu, Barrington Browne em 1870.


Foto: wikipedia_Andreas Eils

Foi criado para preservar a paisagem natural (incluindo Kaieteur Falls), a fauna e flora desta região. O valor excepcional natural da área foi reconhecido logo pela administração colonial britânica, que em 1929 designou uma área do rio Potaro, incluindo Kaieteur como Parque Nacional. Em 1999 a área do Parque foi aumentada substancialmente por uma ordem presidencial.


Foto: http://traveladventureeverywhere.blogspot.pt

Kaieteur National Park possui uma floresta que integra uma enorme bacia entre a Amazónia e os rios Orinoco. Abrange 75.000 quilómetros quadrados e é delimitada pelo Rio Amazonas para o Sul, o Rio Japur-Caquetá para o sudoeste, a Serra de Chiribiquete para o Ocidente, o Orinoco e rios Guaviare para no noroeste e no norte, e do Atlântico ao leste.

É uma área composta principalmente por planaltos e escarpas íngremes inclinadas. As terras altas de Guiana (Highlands Guiana ou Guiana shield) têm cerca de 2 bilhões de anos sendo das mais antigas superfície da Terra.

A maior parte das montanhas variam entre 2000 (6.500 pés) de 2700 metros (8.800 pés), Roraima é a mais alta de todas, em 2810 metros (9.219 pés).


Foto: Picture4u.net


O parque é conhecido pela grande quantidade de rios e cascatas que caem do alto das escarpas. A maravilhosa cascata Kaieteur Falls está localizada no rio Potaro, no ponto central do Parque, e é uma das quedas de água mais espetaculares do mundo. Localizada onde a formação Roraima abre caminho para as terras baixas ela caí de 226 m (741 pés) para uma bacia, depois de ter viajado cerca de 32 km através de uma profunda garganta.


Foto: www.TrekNature.com_copyright James Parker

Esta área contém cerca de 20.000 diferentes espécies de plantas vasculares, dos quais 35% são endémicas, tornando-se uma das mais ricas três áreas silvestres tropicais da Terra.




Kaieteur National Park é o lar de uma grande variedade de espécies, algumas delas ameaçadas de extinção.


Foto: http://www.wallpapershdtop.com/

O Parque oferece suporte a um ambiente de micro, incluindo as Bromélias Tank (Tank Bromeliads), plantas que armazenam água em suas folhas duras, voltadas para cima e que são as segundas maiores do mundo, local de eleição do sapinho de Ouro.


Foto: wikipedia_Bill Cameron

Kaieteur National Park tem a menor densidade populacional humana de qualquer região de floresta tropical, consistindo principalmente de culturas ameríndias, tornando-o um dos poucos lugares na Terra onde todas as opções para a conservação estão disponíveis.

Para mais informações pode consultar o Site oficial: Kaieteur National Park

Fontes e Fotos: Wikipedia, http://www.kaieteurpark.gov.gy/old/about.html; http://picture4u.net/guyana/; http://www.puretravel; www.TrekNature.com; http://www.guyanatimesinternational.com; outros net


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Kaieteur National Park


15 comentários:

  1. Obrigada por mais esta expecial viagem a que me transportou.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Gostei de conhecer este Park e que paisagens belíssimas, Maria! A última tá fantástica!...

    Muitos abraços e carinho

    ResponderEliminar
  3. Obrogado querida por mais uma viagem, desta vez por este belissimo Park, sabes adorei as imagens, mas fiquei apaixonada pela 3ª foto.
    bom fim de semana querida junto daqueles que te são queridos.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  4. OLÁ MARIA!
    LINDO! LINDO!! LINDO!!!
    OBRIGADA PELA "VIAGEM".

    ABRAÇÃO
    JAN

    ResponderEliminar
  5. Gostei do texto e das fotografias.
    Desejo que eQuero desejar-lhe a si e à sua Família

    um Feliz Natal.

    Bj.
    Irene Alvessteja bem,

    ResponderEliminar
  6. Maria,acho que o paraiso é nesse lugar!Que imagens mais lindas,adorei!Bjs e feliz Natal a vc tb,amiga!Muita saude,união,paz e amor em seu lar!Foi um prazer te ler esse ano!bjs e bom domingo!

    ResponderEliminar
  7. Adorei essa viagem, Maria. Me lembrou Foz Do Iguaçu...

    Um Natal maravilhoso para vc também, querida.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Maria, estes dias que antecedem as festas são de correria para as comemorações. Aproveito para retribuir os votos de Boas Festas, desejando um lindo Natal e que o Ano Novo seja repleto de bons fluídos à você, à sua família e que os blogues continuem com lindas postagens como a que vi agora no seu blogue. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha de imagens! Dá vontade de estar passeando em cada local que você mostrou. O parque é por demais rico. Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Adorei viajar aqui! Uma viagem maravilhosa.
    Obrigada pela partilha.

    Votos de umas festas felizes,
    com muita paz e amor!

    Beijinhos
    Sónia

    ResponderEliminar
  11. Realmente querida. é só correria, mas tudo bem, obrigada pelo carinho de sempre, é mais um ano que passamos por aqui neste nosso mundinho virtual com tantos belos amigos e você é uma delas. Desejo que tenhas um lindo e pleno Natal, um Ano Novo com muitas realizações e sucesso repleto das bençãos deste Jesus que tanto amamos e renasce todos os dias em nossos corações. Beijinhos carinhosos para ti e toda a família.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Maria, nesta tarde chuvosa e fria mais uma viagem linda que me proporcionou. Desejo que tenha uma boa semana e muito obrigada pelos excelentes "posts" que foi colocando ao longo do ano que quase está chegando ao fim. Bjs Ailime

    ResponderEliminar
  13. Minha querida Maria

    Hoje passando apenas para agradecer a presença carinhosa no dia do meu aniversário...Fiquei feliz.Obrigada.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  14. Querida Maria!!!
    Fiquei muito feliz com sua visita ao meu blog...muito obrigada pelo carinho no meu aniversário!!! Que voce, juntamente com sua familia possa ter um FELIZ NATAL e um ANO NOVO abençoado!!! Beijão

    ResponderEliminar
  15. Olá Maria!
    Gosto de percorrer estes lugares maravilhosos. Obrigada pela patilha.
    Beijos.
    M. Emília

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo