quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Divagando pelos CASTELOS do Brasil


Espalhados pelo Mundo os Castelos ou Palacetes são parte integrante da cultura e história do lugar onde estão inseridos, encantando também pela sua arquitectura e beleza.




Hoje vamos Divagar e conhecer alguns desses extraordinários edificos edificados no Brasil.

Castelo de Garcia D'Ávila
O Castelo de Garcia D'Ávila, na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, foi iniciado em 1551 e concluído em 1624. As suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil. Garcia D'Avila chegou ao Brasil na expedição de Tomé de Souza, em 1549, sendo nomeado o feitor e almoxarife da Cidade do Salvador e da Alfândega. Mais informações no site da Fundação Garcia D'Ávila.


Foto: TrekEarth_ACesar

Castelo Labirinto de Zé dos Montes
Localizado na Serra do Tapuia em Rio Grande do Norte, foi idealizado por José Antônio Barreto conhecido popularmente como o Zé dos Montes. Possui várias torres e corredores escuros e estreitos, onde é muito fácil quem por lá passa poder perder-se.


Foto: DAQUI


Castelo da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro
O Castelo da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, foi projectado pelo engenheiro Adolpho José Del Vecchio para o Ministério da Fazenda, que pretendia ter ali um posto aduaneiro. Del Vecchio elaborou um projeto arquitectónico em estilo neo-gótico com inspiração nos castelos franceses do século 14. A construção levou quase oito anos e foi feita por portugueses e escravos, sendo finalizado em 1889, juntamente com a urbanização da ilha.


Foto: Wikipedia


Château Lacave
Château Lacave em Caxias do Sul foi idealizado por Juan Carrau, que seguiu uma planta original de um Castelo Medieval espanhol do século XI. A sua construção começou em 1968 e levou 10 anos para ser construído. O castelo ocupa área de 70 mil metros quadrados, incluindo um lago e um bosque com araucárias. Está aberto ao público. Para mais informações poderá visitar o site oficial “Chateau Lacave” .


Foto: Panoramio_Germano Schüür


Castelo do Batel
O Castelo do Batel, em Curitiba é uma obra do arquitecto Eduardo Fernando Chaves tendo sido inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Foi encomendado pelo cafeicultor Holanda Luís Guimarães. Em 1947 foi comprado por Moysés Lupion, ex-governador do Paraná. Actualmente funciona como centro de eventos. Mais informações no site oficial “Castelo do Batel”.


Foto: Wikipedia


Castelo de Bivar
O Castelo de Bivar em Carnaúba dos Dantas é propriedade particular de José Ronilson Dantas. A estrutura é feita de pedra, cercada por muros e com cinco torres arredondadas. No alto de uma colina trata-se de uma imitação de um castelo renascentista francês. Foi erguido por volta de 1984, mas a obra encontra-se ainda inacabada.


Foto: DAQUI


Castelo de Itaipava
Situado no bairro de Itaipava, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, foi construído na década de 20 por José Smith de Vasconcelos, o primeiro Barão de Vasconcelo, sendo uma reprodução dos castelos renascentistas. Foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e pelo seu amigo Fernando Valentim. Atualmente, é alugado para a realização de eventos. Para mais informações ver “Castelo de Itaipava”.


Foto: DAQUI


Castelo São João
Edificado em estilo góticom faz parte integrante do Instituto Ricardo Brennand, um complexo composto por três prédios: o Museu Castelo São João, Pinacoteca e Galeria, circundados por um vasto parque. Localizado no Recife este Castelo teve como mentor o empresário Ricardo Brennand, cujo hobby era colecionar armas de diversas partes do mundo. O Castelo Museu contém exposto um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, que inclui até 27 armaduras de metal completas. Mais informações em “Instituto Ricardo Brennand”.


Foto: Wikipedia


Castelo de Pedras Altas
Esta Fortaleza em granito rosa e com traços medievais, situa-se no Rio Grande do Sul e foi idealizada por Joaquim Francisco de Assis Brasil.

Foto: Panoranio_ELISE KUNRATH

Castelo Eldorado
Construído em Marilândia do Sul, Paraná, este castelo com 2142 m² tem quatro andares, inúmeros aposentos, que foram construídos e decorados com todo luxo e conforto, desde mármore carrara, vitrais franceses e lustres de cristal tchecos. Para saber um pouco mais visite o site oficial “ Castelo Eldorado”.


 Foto: DAQUI


Fontes e Fotos: wikipedia; http://turismo.terra.com.br/; casteloeldorado.blogspot.com/; www.institutoricardobrennand.org.br; http://www.casandocomestilo.com.br/mostra3/; www.castelodeitaipava.com.br/; http://viajamos.com.br; www.castelodobatel.com.br/; www.lacave.com.br/; outros net.


Foto_SkyscraperCity_HeilSul

Para alargarmos os nossos horizontes basta abrir a janela da net e divagar pelo Mundo.


8 comentários:

  1. Olá Maria,
    Que beleza são essa imagens. Uma Obra de Arte. O Brasil tem muitas construções e palacete maravilhosos.
    Desejo que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a sua Caixinha de sonhos te faz acreditar. Que esse Novo Ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita Paz para o nosso mundo.
    Obrigada pela sua presença em 2012 no meu blog.
    Ótimo final de Ano, e maravilhoso começar de Novo Ano.
    Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
    Beijos!

    Refletindo com a Smareis

    ResponderEliminar
  2. Minha linda !!!!!
    Tanto me encantei como admirei ...quantos castelos de sonhos tem no meu país!!!!!!!!
    Admirável !!!!!!
    Bjs pelo carinho do post!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Temos lindos castelos por aqui,não? beijos,tudo de bom,chica e desde já, FELIZ NATAL!!!

    ResponderEliminar
  4. Maria Amada,
    gostei imensamente deste post! O Castelo São João fica na cidade em que nasci, Recife/PE e, realmente, é lindíssimo!!! Muita cultura e beleza por toda parte...

    Um abração

    ResponderEliminar
  5. OBRIGADA POR ESTA VIAGEM... NEM PRECISEI DE PASSAPORTE ;-)

    ABRAÇÃO
    JAN

    ResponderEliminar
  6. Maria

    Sempre o encantamento, provocado pelos teus post's. Desta vez mais, se possivel, é que tenho pesquisado muito em sites brasileiros e estava alheio aos seus castelos. Se por mais não fora, só por isso, valeu mesmo a visita.
    Abri o teu espaço dos selos e agradou-me muito ver a marca dos meus cem mil visitantes (agora cento e um mil). Poderá parecer muito, mas os meus poemas sáo bastante lidos via Internet.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Oi Maria Rodrigues,Agradeço e retribuo os votos de Feliz Natal! E Boas Festas para você e família!
    Gostei de ver aqui o Castelo de São João de Ricardo Brennand em Recife/PE. Já o visitei várias vezes.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. E eu moro aqui e nem conheço!!! Agora já sei onde possa passear. Obrigada querida Maria!!! beijão

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.