21/12/2012

Coraçao-sangrento (Dicentra spectabilis)


Foto: brilliantbotany.tumblr.com

Coração-sangrento


Originária do Leste da Ásia, da Sibéria e do sul do Japão deve o seu nome, coração-sangrento, à aparência das suas flores, as quais se assemelham a um coração com uma gota de sangue.

É uma planta herbácea rizomatosa, perene, muito bonita e de flores surpreendentes.


Foto: Wikipedia_Schnobby


As suas folhas são verdes, compostas e com longos pecíolos. As delicadas flores são pêndulares, em formato de coração, hermafroditas, dispostas lado a lado de 3 a 15 flores individuais.

Deve ser cultivada a meia-sombra, em solo fértil e bem drenado.

Adapta-se bem em locais com clima ameno, podendo ser cultivada em regiões de clima temperado.

Em climas quentes apresenta folhas perenes e sob clima temperado é caducifolia, perdendo a folhagem no inverno, mas rebrotando na primavera.


Foto: Net


A floração ocorre na primavera e verão. Existem vários cultivares incluindo a 'Alba', com flores brancas.


Foto: Net


É uma linda planta ornamental podendo ser cultivada em maciços, junto a muros ou apenas isolada, em canteiros. Também pode ser plantada em vasos e floreiras.


Foto: Net

Multiplica-se por sementes e divisão da planta. Após a floração, as plantas devem ser podadas para rejuvenescer a folhagem.

Deve-se mantida longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos pois é tóxica, além disso pode causar irritações na pele durante podas ou divisões.


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.jardineiro.net/; http://www.allvaso.com.br/; http://davesgarden.com/; http://www.thegracefulgardener.com/; outros


3 comentários:

  1. Bom dia Maria, magnífico "post"! E nas flores podemos observar a generosidade do nosso Criador. Desejo-lhe e a sua Família um Natal Feliz com muito amor e paz nos vossos corações. Beijinhos. Ailime

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,
    Desejo que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa Caixinha de sonhos nos faz acreditar. Que esse Novo Ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita Paz para o nosso mundo.
    Feliz Natal e próspero Ano Novo!!!
    Bjs

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo