sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Coraçao-sangrento (Dicentra spectabilis)


Foto: brilliantbotany.tumblr.com

Originária do Leste da Ásia, da Sibéria e do sul do Japão deve o seu nome, coração-sangrento, à aparência das suas flores, as quais se assemelham a um coração com uma gota de sangue.


Foto: Wikipedia_Darkone


É uma planta herbácea rizomatosa, perene, muito bonita e de flores surpreendentes.


Foto: Wikipedia_Schnobby


As suas folhas são verdes, compostas e com longos pecíolos. As delicadas flores são pêndulares, em formato de coração, hermafroditas, dispostas lado a lado de 3 a 15 flores individuais.




Deve ser cultivada a meia-sombra, em solo fértil e bem drenado.


Foto.Wikipedia_Wuzur


Adapta-se bem em locais com clima ameno, podendo ser cultivada em regiões de clima temperado.



Em climas quentes apresenta folhas perenes e sob clima temperado é caducifolia, perdendo a folhagem no inverno, mas rebrotando na primavera.




A floração ocorre na primavera e verão. Existem vários cultivares incluindo a 'Alba', com flores brancas.




É uma linda planta ornamental podendo ser cultivada em maciços, junto a muros ou apenas isolada, em canteiros. Também pode ser plantada em vasos e floreiras.





Multiplica-se por sementes e divisão da planta. Após a floração, as plantas devem ser podadas para rejuvenescer a folhagem.




Deve-se mantida longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos pois é tóxica, além disso pode causar irritações na pele durante podas ou divisões.



 
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.jardineiro.net/; http://www.allvaso.com.br/; http://davesgarden.com/; http://www.thegracefulgardener.com/; outros




"Nós podemos conceber o que a humanidade seria se não conhecesse as flores?" (Maurice Maeterlinck)

6 comentários:

  1. Mais uma flor que nos faz abrir ainda mais os olhos Esta fotos são maravilhosas.
    As plantas parecem ali quase ao alcance da nossa mão.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Maria, magnífico "post"! E nas flores podemos observar a generosidade do nosso Criador. Desejo-lhe e a sua Família um Natal Feliz com muito amor e paz nos vossos corações. Beijinhos. Ailime

    ResponderEliminar
  3. Tenho estado ausente, Maria querida, e quando venho há tantas maravilhas aqui que permaneço um considerável tempo. Há pouco, compartilhei o "face" a postagem com os castelos brasileiros. Há muita gente daqui, do Brasil, que não conhece.

    Agora, sobre a beleza da postagem de hoje. Que belas imagens, não conhecia esse "coração sangrento". Estou encantada. Obrigada, por nos trazer tanta beleza! Deus existe!

    Um Natal muito feliz, junto à sua família.

    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria,
    Desejo que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa Caixinha de sonhos nos faz acreditar. Que esse Novo Ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita Paz para o nosso mundo.
    Feliz Natal e próspero Ano Novo!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria

    Que bela planta, os cachos de "corações" são lindos!

    Desejo a você e sua família um Natal abençoado, com muita paz e harmonia e um Ano Novo muito feliz!

    Beijos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.