08/11/2012

Divagar por Vila do Conde


Vila do Conde é uma linda cidade do Distrito do Porto, localizada a sul do rio Ave e banhada pelo Oceano Atlântico.

Foto: TreakEarth_Vila do Conde - AiresSantos


As suas origens são milenares, tendo existindo um castro Celta no século VIII a.C, no monte sobranceiro ao Rio Ave. A partir do século III a.C é ocupada por Romanos que escolhem deslocar a população para terras baixas, em volta do monte.

A primeira referência a Vila do Conde é do ano de 953 no livro da condessa Mumadona Dias onde é referida como Villa de Comite.

No principio do século XIV é construído o Mosteiro da Ordem de Santa Clara, que iniciou um franco desenvolvimento no estilo de vida da povoação.


Foto: wikipedia_Antonio Amen


Em 1516 D. Manuel I concedeu-lhe foral. No século XVI dá-se uma das grandes intervenções urbanisticas da cidade, tendo sido em 1538 aberta a Praça Nova, hoje Praça Vasco da Gama, onde foi edificado o edifício dos Paços do Concelho.

Vila do Conde é sede de município e está subdividida em 30 freguesias, tendo sido elevada à categoria de cidade em 1987.

O seu litoral oferece 18 km de praias de grande beleza.


Foto: Skyscrapercity_Miguel_Arq1


De entre o seu vasto e magnífico património histórico, pode salientar-se:

■ Convento de Santa Clara
Foi fundado por iniciativa de D. Afonso Sanches, filho bastardo de Dinis I de Portugal, e de sua esposa, D. Teresa Martins. Do antigo património edificado resta hoje a igreja em estilo gótico, a área residencial (outrora designada como os "dormitórios novos"), edificada no século XVIII, os arcos do antigo claustro com o seu chafariz e o extenso aqueduto - o aqueduto de Santa Clara, em parte destruído.

■ Aqueduto de Vila do Conde
Inicialmente formado por 999 arcos, com cerca de 4 Km, é o segundo aqueduto mais extenso de Portugal. Este canal artificial foi construído entre 1705 e 1714, desde o Convento de Santa Clara até à nascente (Terroso, Póvoa de Varzim), com o objetivo de levar água até ao chafariz do Mosteiro, através da sua arcatura.


Foto: wikipedia:Josep Renalias


■ Igreja Matriz de Vila do Conde
A Igreja Matriz de São João Baptista é um dos mais importantes monumentos da cidade e um dos mais significativos em estilo manuelino no país, apresentando elementos da arquitectura gótica e renascentista.

■ Capela de Nossa Senhora da Guia
Provavelmente esta ermida já existiria em 953, sendo referenciada, em 1059, no inventário dos bens pertencentes ao Mosteiro de Guimarães, mas designada como ermida de S. Julião. Para além da utilização de índole religiosa, a ermida funcionou, inicialmente, como ponto de apoio para defesa da barra.

■ Capela de Nossa Senhora do Socorro
Situada num ponto alto, é um templo de pequenas dimensões com uma arquitectura curiosa, o seu formato é quadrado e a cobertura em abóboda é semelhante à de templos orientais.
Foi erguida em 1559 por iniciativa de Gaspar Manuel, cavaleiro professo da Ordem de Cristo e piloto-mor das carreiras da Índia, China e Japão e por sua mulher Bárbara Ferreira de Almeida, que aí se encontram enterrados.

■ Igreja Paroquial do Senhor dos Navegantes (nas Caxinas)
Também chamada Igreja do Barco, Igreja Paroquial das Caxinas e Poça da Barca, devido à forma em barco.


Foto: www.panoramio_Parruco




Esta vila encantadora alia a sua beleza paisagística a toda a envolvente histórica, tornando este local uma visita obrigatória.

Vá visitar, Vale a pena.

Para mais informações visite o site: Camara municipal de Vila do Conde
Fontes e fotos: Wikipedia; http://www.verportugal.net/Porto/Vila-Do-Conde/Patrimonio; http://www.skyscrapercity.com/; http://www.cm-viladoconde.pt/; trekEarth; http://www.igespar.pt/; http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1461684; Panoramio; outros net.



Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Vila do Conde


5 comentários:

  1. Obrigada por esta partilha. E pensar que há cinco anos passei lá tão perto e não fui ver esta tão bela terra. Agra estou cheia de pena.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Uma bonita reportagem e bem esclarecedora dessa linda cidade que é Vila do Conde.
    Cumprimentos cá do Algarve.

    ResponderEliminar
  3. Como é bom viajar aqui, Maria!! Além do prazer de ver essas imagens lindas, aprendo um pouco mais!!

    Lindo dia pra você!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria.É sempre bom viajar nem que seja virtual reforça os conhecimentos.Pessoalmente conheço muito bem,era a praia de minha eleição quando os filhos eram pequenos,tenho grandes recordações de muitos lugares que vi aqui.Gostei muito do trabalho elaborado,beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia querida !!!!!
    Imagens de encher os olhos ...lindo seu jeito de nos acarinhar !!!
    bjssssssss

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo