quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pintor Herbert William Weekes


Herbert William Weekes foi um pintor britânico do período vitoriano neoclássico que se especializou e ficou largamente conhecido por pintar animais.




Nasceu em 1842, em Pimlico, Londres, Inglaterra.




Foi o filho mais novo de uma proeminente família artística. O seu pai Henry Weekes, Sr. (1807-1877) foi escultor, o seu irmão, Henry, Jr. (1850-1884), era também um pintor conhecido pelos seus estudos de animais, e o seu irmão, Frederick (1833-1920), era um artista especializado em traje medieval e design.




Weekes viveu e trabalhou durante a maior parte de sua vida em Londres.




Em 1865, casou-se com Caroline Anne Henshaw.




Num estilo vitoriano neoclássico, o seu trabalho era muito popular, e ajudou a expandir a pintura de animais do século XIX.




Frequentemente personificava animais e colocava-os em situações particulares para os seres humanos, ou interagindo com humanos de maneiras divertidas.




Foi grandemente influenciado por um dos pintores mais importantes de animais do século XIX, Sir Edwin Landseer Henry.




Weekes contribuiu para as ilustrações do Illustrated London News, em 1883, e exibiu extensivamente em várias galerias de Londres e provinciais. Faleceu em 1904.




No trabalho deste artista ressalta claramente a beleza da paisagem, numa atmosfera campestre pacífica e tranquila, de que ele tanto gostava.




Fontes e Fotos: Wikipedia; outros net




“As cores na pintura são como chamarizes que seduzem os olhos, como a beleza dos versos na poesia.” (Nicolas Poussin)

9 comentários:

  1. Quanta perfeição e beleza! Conhecia poucas pinturas, deste extraordinário pintor e quase nada de sua biografia. As pinturas ,mais parecem fotografias, pela proporção dos animais, pelos detalhes, nas cores, tudo...numa época, em que a fotografia era em preto e branco...rsrs...

    Obrigada, Maria!
    Um abraço,bom final de semana.
    Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a história deste pintor...os trabalhos são lindos, realmente enchem os olhos e a alma da gente!! Lindos!!

    Beijinhos e ótimo feriado!!♥

    ResponderEliminar
  3. Que talento!!! Que perfeição as pinturas dele! Adoreiiii!
    Beijinhos querida,
    Valéria

    ResponderEliminar
  4. Amiga Maria.Pessoalmente gosto deste tipo de pintura,original onde nos lembra o campo, e suas labutas,não conhecia o pintor.Gostei muito pela beleza de fotos.Beijinho e tudo de bom

    ResponderEliminar
  5. Valha-nos esta beleza a arrasar-nos os olhos no deserto que atravessamos.Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Como me gustan los animales precios y curiosa coleccion que nos da a demostrar en esta entrada.
    Saludos abrazos y feliz fin de semana.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Maria, lindas obras, muito singelas e delicadas.
    E ótima para homenagear o Dia das Crianças!

    Grande beijo, amiga.
    Tais

    ResponderEliminar
  8. Minha querida amiga obrigado pelo mimo mas também lhe digo, seu cantinho é mesmo um sítio encantado tenha um lindo fim de semana, com saúde paz e muito amor.
    E faça o favor de ser feliz...
    PS:beijinhos especiais, sei que não tem vagar mas se algum dia tiver um bucadinho que seja siga os selinhos que tenho no meu lamentos para lhe dar a conhecer os meus outros blogues, não precisa comentar basta que veja.





    ps






















    .

    ResponderEliminar
  9. QUERIDA MARIA MUITA PAZ, LINDAS PINTURAS DE TÃO PERFEITAS PARECEM MAIS FOTOGRAFIAS E MUITO BEM TIRADAS , BELEZA MAIOR QUE ACHEI FOI ELE SE DELICIAR EM PINTAR OS ANIMAIS FICANDO CADA UM MAIS BONITOS QUE O OUTRO, LINDOS MARIA. UM ABRAÇO DE MUITO CARINHO. CELINA

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.