segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lírios a Flor da Pureza




Os lírios são flores elegantes, belas e exuberantes que representam a Nobreza e Pureza.


Foto: Net

É uma das flores mais antigas do mundo, sendo encontrado em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, onde era dedicado à Hera.


Foto: Net

Foto: Net

O lírio é o nome vulgar dado às flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae. Várias espécies de lírios também recebem o nome de açucenas. São originários da Europa, Ásia e América do Norte, sendo encontradas mais de metade das espécies na China e no Japão.




Existem em habitats de floresta, muitas vezes de montanha, em habitats campestres, e algumas espécies podem também sobreviver em regiões pantanosas.


Foto: Net

A sua grande beleza deve-se em parte aos vários cruzamentos entre si, dando origem a inúmeras variedades e cores, os chamados lírios hibridos.


Foto: Net

As grandes flores são muitas vezes perfumadas, e a sua paleta de cores varia com os brancos, amarelos, laranjas, rosa, vermelhos e roxos. Marcações incluem manchas e pinceladas.



Foto: Net

As plantas atingem, normalmente, de 1,20 a 2 metros de altura. Devem ser plantados num local com boa drenagem. A rega deve ser em intervalos regulares sem encharcar o terreno.


Foto: Net

Na corrente de pensamento chinês Feng Shui, os lírios representam o verão e a fartura, e significam o amor eterno.


Foto: Net

Para os egípcios, as flores brancas de Lírio simbolizava a deusa Ísis, e os gregos pensavam que essas flores tinham nascido do leite que a Hera, deusa da lua, deixou cair, enquanto alimentava Heracles.


Foto: Net

Os cristãos a associam à Virgem Maria, fazendo referência à pureza. Este facto justifica a presença da flor nos ramos das noivas.


Foto: wikipedia: Author Stan Shebs

Fontes e Fotos: Wikipedia: http://www.gtpoulsen.dk/Lilium.htm; http://www.jardimdeflores.com.br/; http://www.mundojardim.com; http://www.jardineiro.net/; outros net


Foto: Net

“A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes.”Khalil Gibran

9 comentários:

  1. Olá Maria!
    Estas são flores variadas e lindas. Eu tenho dificuldade em dizer qual delas é a mais bonita.
    Boa semana para ti.
    Um abraço.
    M. Emília

    ResponderEliminar
  2. OI MARIA QUE FELICIDADE, LOGO CEDO DEPARAR COM FLORES LINDAS E VARIADAS,MUITO LÍRIOS BELÍSSIMOS O SÍMBOLO DA PUREZA,PELOS QUAIS ESTOU AGRADECENDO, MUITO OBRIGADA PELA A OFERTA DO SELINHO, EU ACEITEI E COM MUITA ALEGRIA, UM ABRAÇO AMIGO, E UMA SEMANA DE MUITA PAZ PARA TODA A FAMILIA. CELINA.

    ResponderEliminar
  3. Suas lindas flores
    Seu jardim encantado
    Coloridas de várias cores
    Por elas perfumado!

    Amiga Maria, te escolhi
    Para uma divertida brincadeira
    Rima blog eu te dou flor espero por ti
    Aceite ou não, agradeço da mesma maneira!

    Um beijo
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria,
    Muito linda suas postagem. As imagens é encantadoras.
    Os lírios são perfeitos, eu acho eles divinos.

    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  5. Post que me tocou profundamente, Maria! Amo os Lírios! "NEM SALOMÃO, EM TODO O SEU ESPLENDOR, VESTIU-SE COMO UM DELES." MT 6.29

    Uma Boa Semana Para Você e Beijos...

    ResponderEliminar
  6. Minha amiga poetisa das imagens, estes lírios são a fina flor dos poetas e cabem em toda ocasião.
    Lindas e sagradas são estas flores para este amigo.
    Um abraço fraternal e um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Minha amiga poetisa das imagens, estes lírios são a fina flor dos poetas e cabem em toda ocasião.
    Lindas e sagradas são estas flores para este amigo.
    Um abraço fraternal e um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Os lírios são flores lindas!!!Simplesmente encantadoras!!!
    Bjs querida e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  9. LINDÍSSIMAS FLORES!!!

    LINDA HISTÓRIA!!!

    ADORO LÍRIOS!!!

    TENHO MUITOS PLANTADOS NO MEU JARDIM!!!

    1 BEIJO LÍDIA

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.