03/08/2012

Pintores Especiais - Associação dos Pintores com a Boca e os Pés



Desde há muitos anos que recebo os cartões e calendários da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP).




Postais, calendários, toalhas de mesa e guardanapos, papel de carta, enfim todos os seus artigos e colecções são simplesmente maravilhosos.




A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) é uma associação de artistas que não podendo utilizar as mãos na criação de suas obras de arte, pintam com a boca e os pés. Foi idealizada por Arnulf Erich Stegmann em 1956, também ele impedido de usar as suas mãos devido a uma doença que sofreu ainda em criança.




Surgiu com um grupo de dezoito pintores, e em 1957 é fundada a Associação de Pintores com a Boca e os Pés na capital do principado do Liechtenstein, em Vaduz.




Os seus Fundadores:
• Arnulf Erich Stegmann (alemão) • Bruno Schmitz-Hochburg (alemão) • Erich Macho (austríaco) • Charles Pasche (suíço) • Corry F. Riet e Riek de Vos. (holanda) • Henry Ullberg (sueco) • Madeleine Jars (francesa) • Geneviève Barbedienne (francesa) • Marie-Louise Tovae (francesa) • Eugène Pirard (belga) • Elof Lundberg (sueco) • Sune Fick (sueca) • Irene Schricker (alemã) • Carl Fischer (alemão) • de Munter (belga) • Eva Thor (sueco) • Rolf Thomassen.(norueguês) • Dr. Herbert Batliner (conselheiro jurídico)




Com um ano de existência havia apenas vinte e um membros, e houve uma segunda reunião geral em França. Athol Thompson, austráliano, foi o primeiro associado não europeu, em 1961. E devido ao apoio de um artista argentino e outro sul africano, também em 1961, a associação já tinha representação em quatro continentes.




A primeira exposição fora da Europa ocorreu em Joanesburgo, África do Sul, em 1960. E em 1963, contava com cinquenta e quatro membros plenos e bolseiros em vinte dois países na Europa, América, Austrália e Ásia.




Com a convenção em Bombaim agregaram-se ao mapa da associação a Turquia, o Quénia e Israel.




A associação expandiu-se para todo o mundo e encontra, hoje, representação em setenta e quatro países e conta com mais de setecentos artistas.



Não é uma associação beneficente, mas sim uma sociedade onde os seus membros aprendem a desenhar e a pintar sustentando o pincel com a boca ou com os dedos dos pés, por terem perdido o uso das mãos. Uma das principais preocupações da Associação é pois incentivar pessoas com essas deficiências, proporcionando-lhes uma bolsa de estudos até o seu aperfeiçoamento total na pintura.




Pretende-se que estes artistas possam competir em nível de igualdade com os artistas sem qualquer deficiência física.




Um lema dos artistas da Associação do Pintores com a Boca e os Pés é:

“Todos os artistas recusam caridade, preferindo reter o seu respeito próprio competindo em termos iguais com artistas normais.”




A APBP Internacional reproduz obras originais dos seus artistas em forma de postais, calendários e outros artigos, através de editoras em todo o mundo, como por exemplo a Artistas Pintores com a Boca e o Pé, Lda., que depois os comercializam nos respectivos países. É assim que a Associação assegura a independência financeira dos seus membros, oferecendo-lhes a oportunidade de garantir a sua subsistência com maior dedicação à arte.




Em Portugal, a sede da associação situa-se nas Caldas da Rainha e conta com dois pintores portugueses, Maria de Lurdes Oliveira e Maria Vitória Nogueira .




No Brasil tem sede em São Paulo e integram-na trinta e sete pintores. A partir do momento que o associado se torna “membro”, a associação garante um rendimento mensal para toda a sua vida, mesmo que este venha a ficar incapacitado de pintar.




A APBP tem uma posição neutra no que diz respeito às crenças religiosas, filosóficas e políticas. É por conseguinte inadmissível qualquer tratamento preferencial ou discriminação devido à crença religiosa, filosófica ou política de um membro.




Todos estes artistas para além de serem excelentes pintores, são também Especiais pois são um exemplo de tenacidade, coragem, determinação e força de viver.




Tenho sempre imenso prazer em oferecer em ocasiões especiais os seus lindissimos postais. Deixo os links para visitarem, conhecerem e apreciarem melhor as obras destes maravilhosos pintores.

Site Internacional:  AMFPA - Association of Mouth and Foot PaintingArtists worldwide

Site Portugês: Associação dos Artistas Pintores com a Boca e os Pés

Site Brasileiro: Associação dos Artistas Pintores com a Boca e os Pés 




Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.aapbp.com/; http://www.apbp-portugal.com/; http://www.vdmfk.com/amun/online-shop/; http://www.mfpausa.com/; http://marlendy.wordpress.com/; http://u3asitec.org.uk/; http://www.apbp.com.br/; http://www.vdmfk.com/;




"A arte é um instante de eternidade e perfeição." (V. Avelino)

15 comentários:

  1. Sou encantada com o trabalho deles e aqui recebo duas vezes ao ano os trabalhos que enviam e então compro. Fico maravilhada!! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria. Belissimas obras. Merece todo respeito por tanto talento e superação. São iluminados amiga! Adorei tudo. Estou encantada!. Visitarei o site. Um maravilhoso fim de semana! Beijos. Obrigada pelo carinho!

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga, esses artistas têm trabalhos maravilhosos. O meu pai sempre contribuiu para essa associação. São realmente espectaculares. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  4. Minha distinta amiga, já vi muitos falarem nesta entidade que cuida e promove estes pintores. Inclusive nos anos oitenta vi um destes artistas em um programa de televisão apresentado seus trabalhos.
    Foi bom vir aqui, pois lembro de ter recebido um postal deles.
    Um abraço, e um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Querida Amiga Maria, que lindos trabalhos! Belo exemplo de vida e esperança!
    Estou em plenas férias, mas tenho lembrado de você...
    Postei alguma coisa no Vida & Plenitude...
    Muita paz e abraços...

    ResponderEliminar
  6. Oi Maria,
    Belíssimo post!
    É assim mesmo: quando Deus tira alguma parte do corpo, Ele capacita outras artisticamente.

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar
  7. Amiga querida!
    Fiquei encantada com pinturas tão belas e perfeitas!
    Eles merecem muito mais pela superação e pelo esforço.
    Que postagem maravilhosa!
    Um bom final de semana pra você e sua família!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. São obras belíssimas!
    Linda postagem querida Maria, parabéns.
    Um maravilhoso fim de semana com muita paz!

    ResponderEliminar
  9. O trabalho deles é mesmo maravilhoso, já cheguei a receber uma vez acho que perto do Natal. Um trabalho de superação e motivação para nossas vidas, lindas pinturas que nos encantam, que tem uma forma única. Parabéns querida por seu apoio e levar outras pessoas a conhecerem esse projeto de vida. bjim.

    ResponderEliminar
  10. Qi maria bom dia, fiquei maravilhada com tanta beleza. a arte é mesmo um dom dado por Deus, e como ela é linda da forma que está sendo usada aquí, as vezes passamos anos tentando aprender algo que nos encanta, e quando temos a oportunidade de fase-lo sai uma coisa que temos até vergonha de mostrar aos amigos, Um grande abraço. cELINA

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde amiga Maria
    Depois de ter passado revista às suas flores
    E ver muitas que não conhecia
    São muito lindas e de várias cores
    Ficaria sem as conhecer se não fosse a sua simpatia!

    Bom fim de semana para você,
    um beijo
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  12. Olá Maria boa noite,
    Excelente partilha!
    Sempre me impressionou o trabalho maravilhoso destes artistas.
    As suas pinturas são autênticos prodígios parecendo quase reais.
    Deixo-lhe um beijinho com votos de um óptimo fim de semana.
    Com o meu carinho,
    Ailime

    ResponderEliminar
  13. Minha querida

    Um trabalho maravilhoso, eu todos os anos ajudo comprando os cartões.


    Um beijinho com carinho e desejo um bom fim de semana
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  14. Que belo trabalho querida, que linda postagem pois não tinha conhecimento desta associação, fiquei bastante impressionada com tão grandes obras.
    Beijinhos carinhosos para ti querida e tenha um ótimo domingo e uma semana abençoada.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo