05/07/2012

Divagar por Beja


Portugal tem localidades com paisagens lindíssimas e um património histórico fascinante. Hoje vamos passear até à lindíssima cidade de Beja.

A cidade de Beja situa-se no Baixo Alentejo, está implantada numa elevação com 277m de altitude, dominando a vasta planície envolvente.

Foto: Flickr_dewartist

A cidade de Pax Julia terá sido fundada ou por Júlio César ou por Augusto. Foi capital do conventus Pacensis e administrou juridicamente uma das regiões que constituíam a província da Lusitânia (as outras duas capitais eram Santarém e Mérida). Foi também uma Civitas, ou seja, cidade responsável pela administração de uma região (tratava-se de áreas mais ou menos equivalentes aos nossos distritos) e Colonia.

O processo da Reconquista fez-se sentir de forma muito violenta em Beja. As muralhas foram completamente destruídas, a cidade quase deixou de existir. O Foral de D. Afonso III é muito claro: havia que repovoar a cidade e reconstruir as suas muralhas; a cidade ficaria dotada com um novo sistema defensivo, constituído pelo castelo com torre de menagem e novo pano de muralhas.

Alguns dos muitos locais a visitar:

■ Castelo de Beja
O castelo apresenta uma combinação de estilos românico, gótico, manuelino e maneirista. A sua reconstrução iniciou-se durante o reinado de D. Afonso III, a torre contudo seria terminada no reinado de D. Diniz. A Torre de Menagem, em estilo gótico, constitui um dos melhores exemplos da arquitectura militar portuguesa.

Foto: http://livingcity.smartencyclopedia.eu


■ Arco Romano/ "Portas de Évora"
O arco romano encontra-se anexo ao Castelo. Acredita-se que este arco romano tenha sido erguido entre os séculos III e IV, juntamente com as restantes muralhas.

■ Igreja de Santa Maria da Feira
A Igreja de Santa Maria da Feira é uma das mais antigas igrejas de Beja e, segundo alguns autores, terá funcionado primitivamente como mesquita. Trata-se de um dos melhores exemplo do gótico alentejano.


■ Sé Catedral de Beja - Igreja de Santiago Maior
Edifício do século XVI, foi construída por vontade do arcebispo D. Teotónio de Bragança segundo um projecto de Jorge Rodrigues. Em termos de arquitectura, este templo segue a tipologia maneirista. No década de 1930, o bispo de Beja Dom José do Patrocínio Dias, solicitou à Santa Sé a elevação da Igreja de Santiago Maior a Sé Catedral de Beja, consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, sendo a única em Portugal que não segue a invocação de Nossa Senhora da Conceição.


Gastronomia
Relativamente à Gastronomia é de referir a Açorda, Migas com Entrecosto, Sopa de Beldroegas, Ensopado à Pastora ou Favas Guisadas.
■ Artesanato
No artesanato típico há a referir a cestaria, obras em madeira, em cortiça e em vime, cerâmica e barros, os cobres martelados, artigos em ferro forjado, rendas e mantas tradicionais e artefactos de latoaria.


Foto: mysweetportugal

Esta vila encantadora alia a sua beleza paisagística a toda a envolvente histórica, tornando este local uma visita obrigatória.

Vá visitar, Vale a pena.

Fontes e Fotos: wikipedia; http://www.cm-beja.pt/; http://www.museuregionaldebeja.net/; www.guiadacidade.pt/; http://www.visitalentejo.pt/; http://www.igogo.pt/; http://www.igespar.pt/ ; http://www.portugalromano.com/; http://algarvivo.com/; http://www.solaresdeportugal.pt/; Olhares; http://www.trekearth.com/; Flickr; http://www.skyscrapercity.com/; http://www.rt-planiciedourada.pt/turismo-beja/;http://www.mysweetportugal.com/; Panoramio; outros


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Divagar por Beja

5 comentários:

  1. Tenho que regressar a Beja com tempo.

    Beinhos, amiga minha

    ResponderEliminar
  2. Que bela cidade,quanta cultura!
    Parabéns Maria pelo post, muito bem relatado, fotos maravilhosas.
    Um grande abraço, muita paz.

    ResponderEliminar
  3. Adorei este passeio com você amiga... que lugares lindos, interessante gastronomia e achei tão graciosos os artesanatos.
    Beijinhos,
    Valéria

    ResponderEliminar
  4. Claro que também gosto de viajar contigo por locais já meus conhecidos...foi boa a viagem
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. OI MARIA, PAZ PARA TODOS VENHO AGRADECER AS TUAS VISITAS E OS GENTIS COMENTÁRIOS. ESTAVA ENCANTADA COM A BELEZA DOS JARDINS, LINDOS APRESENTADOS POR TI, VERDADEIRAS MARAVILHAS E AULA DE GEOGRAFIA UM ABRAÇO QUERIDA . CELINA

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo