27/07/2012

Cavernas de Ajanta


As cavernas de Ajanta localizam-se no Estado Indiano de Maharashtra, perto de Jalgaon, ao lado da aldeia de Ajinṭhā.

Foto: wikipedia_Freakyyash

Foram declaradas Património Mundial da UNESCO em 1983.


Foto: wikipedia_Author C .SHELARE

Esculpidas na rocha vulcânica de basalto, os artesãos foram meticulosamente cinzelando pouco a pouco a rocha,talhando as colunas em lugares estratégicos e criando vários quartos dentro da rocha.

As paredes e os tetos foram maravilhosamente decorados e com aplicações de gesso criaram pinturas coloridas.




A maioria das pinturas de inspiração budista tem mais de 1500 anos. A caverna mais antiga remonta ao século II antes de Cristo. Algumas delas são Viharas ou monastérios, grandes câmaras com quartos pequenos que conduziam para fora da sala principal e era onde viviam os monges. Alguns destes quartos tem camas de pedra talhada, com uma almofada na qual o monge podia descansar sua cabeça.

O resto das cavernas são Chaityas ou templos, muito similares as catedrais cristãs, com tetos abobodados e com vigas de madeira que se cruzam em nervuras, com pilares de pedras decorados, e na nave central uma grande estátua de Buda.

No século XVII, o Budismo começou a desaparecer, e lentamente Ajanta foi esquecida.

Depois de vários séculos, em 1819 um oficial britânico para a Presidência Madras, John Smith, da Cavalaria 28, enquanto andava à caça de tigres, descobriu acidentalmente a entrada para um dos templos da caverna.


Foto: www.indiacitytrip.com

Intrigado pelo visual de uma formação fora do comum, o seu grupo aventurou-se a ir mais baixo para descobrir no meio de um emaranhado mato, Ajanta.

A caverna era desde há muitos anos apenas o lar de pássaros, morcegos e um covil para outros animais maiores. O capitão Smith marca aí a sua presença assinando o seu nome e a data em estavam, num dos pilares.

Logo após esta descoberta, as Cavernas de Ajanta tornaram-se famosas pelo seu exótico cenário, pela sua impressionante arquitetura. Uma obra histórica, que há muito se encontrava esquecida.


A primeira caverna foi construída no extremo leste da escarpa em forma de ferradura. Pensasse que seja uma das últimas cavernas a ter sido começada no local na fase Vākāţaka. Embora não haja nenhuma evidência epigráfica, tem sido proposto que o Imperador Harishena Vākāţaka pode ter sido o benfeitor desta caverna, a melhor preservada. Cada parede do interior da sala tem cerca de 12 m de comprimento e 6,1 m de altura. Doze pilares fazem uma colunata quadrada, suportando o tecto e criando corredores espaçosos ao longo das paredes.

A segunda caverna é suportada por pilares robustos, ornamentadas com desenhos. O salão tem quatro colunas que sustentam o teto. Cada braço ou colunata do quadrado é paralela às respectivas paredes da sala, fazendo um corredor entre os dois. Os capitais são esculpidos e pintados com vários temas decorativos que incluem formas ornamental, humanos, animal, vegetal e semi-divina.


Foto: wikipedia_deysandip

As pinturas aparecem em quase todas as superfícies da caverna, excepto no chão. As narrativas pintadas dos contos de Jataka são representadas apenas nas paredes, são de natureza didática, destinadas a informar sobre os ensinamentos do Buda e da vida através de renascimentos sucessivos.

A quarta caverna é o maior mosteiro planeado numa escala grandiosa, mas nunca finalizado. Uma inscrição no pedestal da imagem de Buda menciona que era um presente de uma pessoa chamada Mathura, a forma de escrita pertence ao século 6 AD.


A Caverna 9 é parte do coração do complexo de Ajanta, é uma das primeiras salas de oração. É notável pelas suas janelas em arco que permitem que a luz solar seja suavemente difundida pela caverna.


Foto: wikipedia_Marcin Bialek

A caverna 10 é considerada a mais antiga caverna de Ajanta, data do século 2 aC e sua parede esquerda tem o mais antigo mural de um príncipe adorar uma árvore Bodhi.

A Caverna 16 tem dois elefantes esculpidos em cada lado da entrada. Pensa-se que este poderia ter sido a entrada original para as cavernas. O destaque desta caverna é a pintura, "The Dying Princess".


Foto: Net

A caverna 19 é uma chaityagriha e está repleta de esculturas de Buda. É considerada como um dos melhores exemplos da arte budista e tem sido chamada de "arca do tesouro do escultor".

Existem no total 30 cavernas, do grupo final a mais notável entre elas é Caverna 26, que exibe a magnificência da arte escultural da época. É aqui que se encontra a estátua do Buda reclinado com os olhos fechados como se estivesse adormecido.

Desde a sua redescoberta, houve imensos esforços para restaurar e conservar estas cavernas, especialmente as suas preciosas pinturas.


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.indiacitytrip.com/; http://virtualtourist.com/; http://www.sacred-destinations.com/; http://www.indianetzone.com/; TreakEarth; Flickr; outros.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.




Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Cavernas de Ajanta

8 comentários:

  1. QUERIDA AMIGA, NÃO SABIA DESSAS MARAVILHAS!
    INDA BEM QUE FOI DECLARADO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE.
    UM ABRAÇO. BEIJOS.

    ResponderEliminar
  2. Quanta cultura nos deixam os indus. Imagens perfeitas.

    Ótima sexta para você!

    ResponderEliminar
  3. Lindo Maria não conhecia!
    Obrigada por mais esta oportuanidade que me deste de ficar a conhecer.
    Bom fim de semana

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  4. Querida Maria!!
    Passei prá te desejar um lindo e abençoado final de semana. Obrigada pela visita ao meu blog.
    Beijão

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga Maria,
    Linda postagem.
    Tenha um lindo e abençoado final de
    semana.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Querida Maria!
    Que belas arquiteturas!
    Agradeço por essa postagem que eu não conhecia.
    Bom fim de semana!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Quanto conhecimento e cultura você nos traz Maria!
    Obrigada querida pela linda postagem.
    Abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  8. MARIA, sempre com seu blog bonito e cultural. Adoro conhecer lugares e o belo da natureza, mesmo de forma virtual.

    Abraço

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo