18/07/2012

Bwindi Impenetrable National Park


O Bwindi Impenetrable National Park localiza-se à beira do Vale do Rift, na junção da planície e das florestas de montanha, no sudoeste do Uganda na África Oriental, junto à fronteira com a República Democrática do Congo.


Foto: http://www.rwandaprimatesafaris.com


Abrange uma área de 32.000 hectares e é conhecido pela sua excepcional biodiversidade, tendo sido inscrito pela UNESCO, em 1994, como Património da Humanidade.




Em 1932, os sectores norte e sul do actual parque foram declarados Reservas Florestais da Coroa de (Kasatora e Kayonza) e, em 1948, as duas reservas foram juntas na Reserva Florestal Impenetrável da Coroa. Em 1961, a reserva foi declarada um santuário de vida animal e finalmente, em 1991 foi declarado Parque Nacional.




O parque é assim composto por dois blocos de floresta que são conectados por um pequeno corredor de floresta, sendo caracterizado por colinas íngremes, intersectadas por rios e vales estreitos.


Foto: http://mrpeteradams.wordpress.com

A sua altitude varia entre 1190 a 2607 metros acima do nível do mar, e cerca de 60% do parque tem uma elevação acima de 2000 metros. O ponto mais alto é Rwamunyonyi na margem leste do parque. A parte mais baixa do parque está localizado na sua ponta mais setentrional.

Tem clima tropical, sendo o pico das chuvas de Março a Abril e de Setembro a Novembro. A floresta desempenha um papel importante na regulação do ambiente da área externa do parque.


Foto: Rebecca Yale

A floresta tem o nome “impenetrável” devido à densa cobertura de ervas, lianas e arbustos dos seus vales. É acessível somente a pé.


Foto: http://www.birdingreports.nl/

Bwindi Parque Nacional é uma floresta muito antiga, um dos ecossistemas mais ricos em África, e a diversidade de espécies é uma característica do parque.

O parque tem um papel essencial na conservação da fauna Afromontane, especialmente em relação às espécies que são endémicas das montanhas da secção ocidental do Vale do Rift.


Foto: http://www.bestourism.com

Bwindi fornece o habitat para mais de 200 espécies de borboletas, cerca de 120 espécies de mamíferos, 214 espécies de aves da floresta (cerca de 340 espécies no total), 27 espécies de rãs, lagartixas e camaleões e muitas outras espécies.

Doze espécies de aves, um primata e 3 espécies de borboletas existem apenas em Bwindi ou nas florestas vizinhas . Encontram-se também aqui espécies ameaçadas de extinção, como o chimpanzé oriental, Pan troglodytes schweinfurthi, o elefante africano Loxodonta africana e a borboleta africana gigante, Papilio antimachus.




O gorila de montanha é um dos animais mais famoso de Bwindi, situando-se aqui cerca de um terço da população mundial dos gorilas de montanha (cerca de 300 de um total de 650).

Existem quatro grupos de gorilas: o Grupo de Mubare, o Grupo de Habinyanja, o Grupo de Rushegura, e o Grupo de Nkuring. Eles movimentam-se muito e para muito longe, o que pode levar de 15 minutos a um dia para poderem ser observados.


Foto: Paul Souders/Corbis

Para além da observação dos gorilas, Bwindi é um paraíso para observadores de pássaros, principalmente nas áreas em volta de Ruhija e Buhoma, sendo possível identificar várias espécies ao longo de um dia.




Relativamente à flora, Bwindi está entre as florestas mais diversificadas da África Oriental, com mais de 200 espécies de árvores e mais de 100 de fetos, bem como mais de 1.000 espécies de plantas floridas, incluindo 163 espécies de árvores e 104 espécies de samambaias.


Foto: http://www.mondberge.com


A floresta é uma área importante de captação de água. Com uma geologia geralmente impermeável subjacente, onde a água flui principalmente através de estruturas de grandes falhas, infiltração de água e aquíferos são limitadas. Grande parte da chuva do parque faz córregos, ea floresta tem muito de uma rede densa de córregos.

Os principais rios que nascem no parque são o Ivi, Munyaga, Ihihizo, Ishasha, e os rios Ntengyere, que fluem para o lago Edward.

São vários os lagos e cascatas existentes na floresta.


Foto: http://www.wildherps.com/


Do ponto de vista da herança cultural, apesar de não se terem encontrado sítios arqueológicos dentro do parque, pensa-se que a região tenha sido ocupada desde há 37 mil anos, havendo evidência de desmatamento agrícola de há 4800 anos, provavelmente devido à presença dos Batwa que, apesar de serem caçadores-recolectores, já manipulavam a vegetação com o fogo.


Foto: © Pichugin Dmitry/Shutterstock.com

Poderá ver este post completo no meu blogue " Viajar é Alargar os nossos Horizontes " em: Bwindi Impenetrable National Park

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.ugandatouristguide.com/uganda-national-parks/bwindi-national-park.html; http://www.guideforafrica.com/uganda/bwindi-park.html; http://www.rebeccayale.com/2011/07/waterfall-hike-in-bwindi-national-park.html; http://wikitravel.org/pt/Parque_Nacional_Impenetr%C3%A1vel_de_Bwindi;http://www.bestourism.com; http://rarefinch.com; http://www.4gress.com; outros Net

7 comentários:

  1. Amiga Maria:
    Lugar diferente e ainda bem selvagem interessante de se conhecer só através de fotografias ou vídeos, pois enfrentar feras e mosquitos para mim é utopia. Vale como cultura geral, obrigada pelas belas fotos.
    beijão,
    Léah

    ResponderEliminar
  2. imagens belíssimas mesmo..
    viajar é alimentar nossa alma..
    beijos querida

    ResponderEliminar
  3. Viajei com você! Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  4. Mais um Paraíso...dos poucos que ainda existem...!!!
    Bela descrição...
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Querida tens nos proporcionado viagens encantadoras.Conhecer O Bwindi Impenetrable National Park é como se estivéssemos passeando em um paraíso com sua exuberância de flora e fauna.Precioso!Obrigada ! Bjs no coração.Bjs Eloah

    ResponderEliminar
  6. Maria, gostei de conhecer esse novo PARK... Muita coisa belíssima se encontra por lá! Um show para os olhos!!

    Todo carinho e abraços

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria,
    Vivi em África durante dezasseis anos, pela força da minha profissão, percorri o mato imenso de Moçambique, mesmo assim fiquei deslumbrado com o que foi dado apreciar neste magnífico post. Aqui respira-se Natureza.
    Bjis
    J

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo