sexta-feira, 13 de abril de 2012

Os jardins do Palácio Linderhof


Os belíssimos jardins que rodeiam o Palácio Linderhof em Bavaria na Alemanha, são considerados uma das mais belas criações na história do desenho de jardins.


Wikipedia_GeorgeMatheus

O jardim cobre uma área com cerca de 50 hectares e está perfeitamente integrado na paisagem alpina natural que o rodeia, sendo a transição entre os jardins ornamentais e florestas de pinheiros e faia das Montanhas Ammergau.


Wikipedia_GeorgeMatheus

Linderhof, perto de Ettal, uma propriedade agrícola pertencente à Coudelaria militar Schwaiganger, era conhecida por Ludwig II das visitas que fazia com o seu pai, o rei Maximilian II para o pavilhão de caça real ao lado da propriedade Linderhof.


Foto: panoramio_de christophrudolf


O Rei Ludwig II fascinado com o mundo místico do Oriente e da idade romântica medieval da cavalaria, mas, sobretudo, pelo esplendor da corte Bourbon, tentou recriar em Linderhof o palácio e os jardins de Versalhe.


Panoramio_La dorada


Os esplêndidos caminhos que serpenteiam através dos grupos de faia, carvalhos e tílias e prados proporcionam ao visitante, com uma variedade cénica constante.


Foto: panoramio_de christophrudolf


O Projetista do jardim foi Carl von Effner. Com o seu talento, desenhou um jardim colorido, decorativo e eficaz, satisfazendo em pleno os requisitos Ludwig II .


Wikipedia_GeorgeMatheus

O parque combina elementos formais do estilo barroco ou de jardins do renascimento italiano, com secções paisagísticas semelhantes aos Jardins Ingleses.


Foto: Flickr.com

Os jardins formais estão subdivididos em cinco secções. Estas subdivisões estão decoradas com esculturas alegóricas dos continentes, das estações e dos elementos.



Foto: 1Zom.net

a parte norte é caracterizada por uma cascata de trinta degraus de mármore. O fundo da cascata é formada pela fonte de Neptuno, e no topo existe um Pavilhão de Música.

Foto: Panorâmio_christophrudolf




o centro do parterre ocidental é formado por um lago com com a figura dourada da "Fama". A oeste existe um pavilhão com o busto de Luís XIV. Em frente deste vê-se uma fonte com a escultura dourada do "Amor com golfinhos".

Foto: Gardenvisit.com

o parterre oriental tem canteiros ornamentais com alegorias dos quatro elementos ao longo dos lados que o ladeiam. A influência francesa é visível na escultura em pedra "Vênus e Adônis", na fonte com a figura dourada de "Amor disparando uma flecha" e no busto de pedra do rei Luís XVI da França.


Foto: panoramio_dsousa


o parterre de água em frente do palácio é dominado por um grande lago contendo a fonte dourada. A  água da fonte pode elevar-se até quase 22 metros de altura. A enorme árvore que perturba a geometria do projeto é uma tília cerca de 300 anos.


Foto: panoramio_Gisela


os jardins em terraço formam a parte sul do parque. No terreno do primeiro patamar encontra-se a "fonte de Náiade", a qual consiste em três lagos e nas esculturas de ninfas da água. No meio arco do nicho pode ver-se o busto de Maria Antonieta de França. Estes jardins são coroados por um templo redondo com a estátua de Vénus, formada a partir d euma pintura de Antoine Watteau (O embarque para Citera).



Foto: panoramio_nafani


Existem vários edifícios, de diferentes aparências, situados no parque:

Gruta de Vénus
O edifício é totalmente artificial e foi construído para o Rei como uma ilustração do primeiro acto do Tannhäuser, de Wagner. Luís II gostava de ser passeado pelo lago no seu barco-concha dourado mas, ao mesmo tempo, queria a sua própria "gruta azul de Capri". Deste modo, foram instalados 24 dínamos e, já no tempo de Luís II, era possível iluminar a grutas com cores que se iam alterando.



Cabana de Hunding
Esta cabana foi inspirada na direcção de Richard Wagner para o Primeiro Acto de Die Walküre. Luís costumava celebrar banquetes germâmicos nesta casa.


Wikipedia_GraceKelly

Ermitério Gurnemanz
Todos os anos na Sexta-Feira Santa o rei Luís II vinha até aqui, para contemplação. Neste dia ele queria poder apreciar um prado florido. Se tal ainda não fosse possível devido à neve, o director do jardim tinha que plantar um para o Rei.


Foto: panoramio_de christophrudolf


Kioske Mourisco
Este edifício foi desenhado pelo arquitecto berlinense Karl von Diebitsch para a Exibição Internacional de Paris em 1867. Luís II queria comprá-lo mas foi ultrapassado pelo rei dos caminhos de ferro Bethel Henry Strousberg. Luís comprou o pavilhão depois da bancarrota de Strousberg. A peça de mobiliário mais chamativa deste edifício é o trono em forma de pavão.


Foto: Flickr.com

Casa Marroquina
Esta casa já havia sido construída em Marrocos para a Exibição Internacional de Viena em 1873. O rei comprou-a em 1878 e fê-la decorar numa via mais Real.




Mais informações no Site Oficial em: Schloss Linderhof

Fontes e fotos: Wikipedia; http://www.schlosslinderhof.de/englisch/park/; http://www.destination-munich.com/schloss-linderhof.html; Panoramio; outros

Não podendo conhecer ao "vivo" todos os incriveis locais do nosso planeta, podemos sempre viajar através de fotografias e de texto. A net é o meu meio de alargar os horizontes, de conhecer sitios muitas vezes longínquos, outras bem mais pertinho, mas sempre locais com uma beleza muito especial e própria que encantam o olhar e ajudam a aliviar a alma das agruras que por vezes me atormentam. O meu sincero OBRIGADO a todos os fotografos que permitem a todos nós divagar.

43 comentários:

  1. Como vai Maria? Vim aqui te visitar, afinal é nesta tua bela casa na net, que passeio e descubro coisas muito belas, apaixonei-me pelos jardins, lindos muito lindos, beijos Luconi

    ResponderEliminar
  2. Que belo passeio. Como gosto muito de flores e jardins nem sei o que comentar.
    Simplesmente maravilhoso.
    A si apenas devo agradecer por me ter levado neste passeio. Bem haja.
    Bom final de semana para si e os seus.

    ResponderEliminar
  3. oi Maria,

    que lugares lindos,
    e extremamente bem cuidados,
    um exemplo a ser seguido...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. maravilhoso maria. muito bonito. há lugares que encantam sao verdadeiras obras de artes. abraços lamarque

    ResponderEliminar
  5. Olá minha querida amiga!
    Não consegui passar aqui na Páscoa. o Google estava me impedindo de postar comentários, mas tudo resolvido.
    Espero que tenha passado uma boa Páscoa junto à sua família e com certeza, também foi um momento de lembrar dos queridos que já se foram.
    Mas tudo renova-se naqueles que creem na vida.
    Abraços minha querida!
    Lhú Weiss

    ResponderEliminar
  6. Que lindos jardins, Maria! Beleza muito multiplicada e um espetáculo para os olhos... Também há muito conteúdo histórico... Parabéns!

    Um final de semana abençoadíssimo para você e família... Bjs, querida!

    ResponderEliminar
  7. MARIA, considero estas imagens, de jardins maravilhosos, um premio para estes meu olhos ¨renovados¨Maravilhosos jardins!

    Abraços

    Paloma

    ResponderEliminar
  8. Nossa, Maria, que luxo de post *.*
    Eu sou uma pessoa simplesmente APAAIIXOOOONADAAA por Castelos e suas histórias, e simplesmente amei este post lindo, vc + uma vez está de PARABÉNSSSS !!!!!

    ResponderEliminar
  9. Todas muito lindas imagens
    De lugares maravilhosos
    De efectuada viagens
    Em ambientes harmoniosos.

    Neste dia primaveril
    Hoje é o dia mundial do beijo
    Sexta-feira dia 13 de Abril
    Que tudo se realize a seu desejo!

    Eduardo.

    ResponderEliminar
  10. Maria

    Se tens aqui trazido leituras e imagens fascinantes, esta é uma delas. Vi e revi, o mundo tem verdadeiras maravilhas de criação artisca.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Maria por mais uma viagem espectacular com tanta flor que adoro.
    Bom fim de semana.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha Maria! belo post!
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Pegar a estrada neste cantinho é bom demais, cada imagem, uma visão maravilhosa querida, estou desejando à você um final de semana iluminado, que Deus a abençoe. Olha amanhã meu caçula está se casando,e estou muito feliz por ele. Beijinhos carinhosos para ti querida, tudo de bom.

    ResponderEliminar
  14. Minha Querida
    Ainda dizem que não há Paraíso na terra! Fiquei subjugada com tanta beleza... o rei sabia (e podia) rodear-se de todo este encanto.
    Gostei da viagem.
    Beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  15. Um post muito belo. Obrigada pela partilha.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Querida amiga, linda postagem, mas a Gruta parece um lugar de sonhos. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Amiga que maravilha!
    Tudo tão bem cuidado, quase que dá para sentir o cheiro das flores!
    Obrigada pela partilha!


    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Maria:
    Gosto de jardins e este é lindo. Mas sou mulher da floresta, das Serras cheias de árvores. Adoro a Arrábida, "A Serra Mãe" de Sebastião da Gama e minha. Perco-me na Serra de Sintra, o Monte da Lua, delicio-me com o Gerês, amo a Serra da Estrela, com neve e nascentes, gosto do Marão abrupto e rude. Quando uma serra arde, dói-me o coração. Talvez tudo venha, da minha infância, da Mata dos Sete Montes, em Tomar. Gosto dos pinhais selvagens da beira-mar. Todo aquele verde me acalma.
    Os jardins mimosos, tratados, desenhados pelo homem, agradam-me pela policromia das flores, os aromas. Eu adoro perfumes. Gostei muito deste e agradeço-lhe a oportunidade de o ver.
    Beijinhos amiga.
    Maria

    ResponderEliminar
  19. Maravilhosa visita guiada e ilustrada na perfeição, amiga Maria.

    Não conheço ainda e adorei.
    Obrigada
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Uma maravilha!

    Lembram-me os que vi na Rússia, na Riviera francesa e o "Terra NOstra", em S. Miguel.

    O meu reconhecido abraço, amiga

    ResponderEliminar
  21. Maria amei o passeio contigo nesse texto.
    Belas imagens amada.

    Bom domingo para ti.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. Belíssimo, quase mágico! beijos,lindo domingo,chica

    ResponderEliminar
  23. Belissíma postagens. Que beleza é a fotografia. Nos mostra todas as maravilhas deste mundo.
    Lindo..

    Amigos são perfumes que ficam em nossas mãos ao receber flores da Sinceridade, Carinho, afeto, ternura e uma Amizade Verdadeira.
    Agradeço pels asua companhia.
    Retribuo o meu carinho.
    Você é muito especial para mim.
    Durante a semana fica um pouco impossivel, mas no fim de semana é tudo mais fácil e venho com muito orgulho lhe agradecer e visitar.
    Obrigada pela nossa AMIZADE.
    VOCÊ É MUITO ESPECIAL PARA MIM.
    Um forte abraço e um beijo em seu coração.
    Até mais.
    Bom Final de Semana, cheio de Luz, Paz e Amor.
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderEliminar
  24. Um belo domingo e uma excelente semana pra ti minha amiga,,,beijos e beijos.

    ResponderEliminar
  25. Que lindo jardim ,querida Maria!!!!!Simplesmente um lugar belissimo.Tenha um lindo domingo e uma ótima semana,cheia de paz e amor,abraçossssss.

    ResponderEliminar
  26. Querida Maria,
    Muito obrigada pela sua visita, pelo seu carinho.
    O meu marido foi submetido a uma cirurgia relacionada om ortopedia e estou a recomeçar a efectuar as minhas visitas com um pouco mais de regularidade.
    Muito obrigada por tudo o que partilha sempre com enorme carinho e bom gosto.
    Desejo-lhe também continuação de um excelente domingo e muito grata por continuar a partilhar estas maravilhas espalhadas pelo nosso tão belo mundo.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  27. Espetacular Maria!!!!!
    Quanta beleza me enche os olhos neste domingo querida!!
    Obrigada pelo alumbramento que nos proporciona.
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  28. MARIA QUERIDA AMO O SEU BLOG, ELE PASSA PARA NÓS SABEDORIA E CONHECIMENTO AGRADEÇO A SUA VISITA, ELA É SEMPRE BEM-VINDA.ABRAÇOS CELINA

    ResponderEliminar
  29. Cheguei ao fim desta maravilhosa viagem...Adorei.............
    Boa semana e obrigado pelo deslumbramento...
    Beijo

    ResponderEliminar
  30. Belíssimo mesmo, Maria.
    Eu aaaaaaaaaaaamoooooooo jardins!!!
    :)

    Um dos mais bonitos que eu já tive a oportunidade de conhecer, ao vivo e à cores, foi o do Palácio de Versailhes. Só por ele, já teria valido a minha viagem à França.

    Beijão pra você, e fique com Deus.

    Cid@

    ResponderEliminar
  31. A natureza é que dá o seu toque mágico em tudo não é amiga!!!!
    As mãos dos homens apenas direciona...
    beijos... lindooooooo!!!!Adorei sua visita...

    ResponderEliminar
  32. Oi Maria.
    Que lugar mais lindo!!!Simplesmente encantador!!!
    Tenha uma boa semana,
    Bjs.

    ResponderEliminar
  33. Que delícia de domingo passei aqui, gente estas fotos são divinas, um banho de cultura só faz bem!!
    Uma super semana pra vc!
    Com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  34. Maria eu digo a mesma coisa ,peço sempre para ele não me esquecer....estou com uma irmã também,com apenas 63 anos...
    Amiga lindas imagens,lugares lindos,
    Beijos de luz e uma semana maravilhosa.

    ResponderEliminar
  35. Olá Maria, amiga virtual do outro lado do oceano, que jardim maravilhoso! Fiquei fascinado com as fotos.
    Grande abraço, saúde e muita paz interior.

    ResponderEliminar
  36. Como é bom contemplar um grande espetáculo de imagens. Tudo isso nos faz viajar entre cores; uma união de emoção e arte. Que as luzes dos carvalhos, tílias, enfeitem eternamente neste imenso jardim!
    Tudo de bom para você, grande Amiga Maria!
    Beijos!...

    ResponderEliminar
  37. Querida amiga!
    Gostei muito da viagem de hoje!
    A gruta de vênus é maravilhosa!Os jardins são lindos!
    Só tenho a agradecer!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  38. Precioso reportaje, un lugar para visitar, gracias por compartir.
    te deseo una feliz semana.
    un abrazo.

    ResponderEliminar
  39. Lindos e magníficos jardins! beijos e boa semana!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.