26/04/2012

Desejos vãos - Poema de Florbela Espanca



Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!

Eu queria ser o Sol, a luz intensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até da morte!

Mas o Mar também chora de tristeza…
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos Céus, os braços, como um crente!

E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as Pedras… essas… pisa-as toda a gente!…

Florbela Espanca


7 comentários:

  1. Maria especialmente lindo Florbela foi uma poetisa que sempre nos cala fundo na alma, obrigada por compartilhar, beijos Luconi

    ResponderEliminar
  2. Maria,que poema lindo.Tem que ser Florbela.bjs

    ResponderEliminar
  3. Muito lindo,Maria!Sempre!!!beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Gostei do poema, apesar de a Florbela EspancaNão ser santo da minha devoção. Peço desculpa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. A nossa Florbela Espanca aqui num lindo poema do mar,pensando bem em cada palavra escrita nos leva ao actual em certas coisas.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Querida Maria!

    Lindo esse poema! Ela descreve o lado oposto do que "parece, mas não é".
    E você está bem?

    Mil beijos

    ResponderEliminar
  7. Ela via, além das aparências!!!

    Beijos, Maria,
    da Lúcia

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo