domingo, 15 de janeiro de 2012

Divagando pelos Castelos de Portugal


Os castelos fazem indubitavelmente parte da cultura e história do lugar onde estão inseridos, eles são o símbolo de um povo. Portugal tem um riquissimo património e se não podemos visitar fisicamente, sempre o podemos conhecer virtualmente e alargar assim os nossos horizontes.



Hoje vamos Divagar por alguns dos nossos lindos Castelos.


Castelo de Guimarães
Localiza-se na freguesia de Oliveira do Castelo, cidade e concelho de Guimarães, no distrito de Braga. Em posição dominante, sobranceiro ao Campo de São Mamede, este monumento encontra-se ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal, sendo designado popularmente como berço da nacionalidade.


Foto: wikipedia

Castelo de Penedono
Também referido como Castelo do Magriço, na Beira Alta, localiza-se na povoação, freguesia e concelho de Penedono, no distrito de Viseu. Em posição dominante sobre a povoação, esta pequena estrutura medieval constitui-se em um misto de fortificação defensiva e residência senhorial.


Foto: JAGIL_Olhares


Castelo de Silves
Situa-se na cidade, Freguesia e Concelho de mesmo nome, no Distrito de Faro, em posição dominante sobre a foz do rio Arade, é considerado como o mais belo exemplo da arquitectura militar islâmica no país, foi erguido com o emprego de taipa, revestida com grés (arenito), material abundante na região e que lhe confere uma tonalidade avermelhada.


Foto: do Blog “Sónia Alcobaça”


Castelo de Bragança
Localiza-se na freguesia de Santa Maria, no centro histórico da cidade, concelho e distrito de Bragança. À margem do rio Fervença, é um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses, tendo sito construído à base de alvenaria de xisto, rocha abundante na região. Desde 1936, o museu histórico-militar está instalado nas dependências da torre de menagem.


Foto: wikipedia_Jose Antonio Martinez

Castelo de Marvão
Fica situado na vila e freguesia de Santa Maria de Marvão, concelho de Marvão, distrito de Portalegre. O castelo inscreve-se no Parque Natural da Serra de São Mamede, na vertente norte da serra, em posição dominante sobre a vila e estratégica sobre a linha da raia, controlando, no passado, a passagem do rio Sever, afluente do rio Tejo. O Castelo de Marvão encerra nos seus muros a vila medieval.


Foto: wikipedia_Elemaki

Castelo da D. Chica
Também conhecido como Castelo de Palmeira, Casa da Chica ou Palácio de D. Chica, localiza-se na freguesia de Palmeira, concelho e Distrito de Braga. Trata-se de um edifício apalaçado, de características ecléticas sobre um estilo romântico, projetado pelo Arquitecto suíço Ernesto Korrodi. A sua construção iniciou-se em 1915, por iniciativa de Francisca Peixoto de Sousa, nascida no Brasil, que mandou vir do seu país muitas das espécies arbóreas actualmente existentes na mata envolvente.


Foto: Wikipedia_Jose Gonçalves

Castelo de Sintra
Popularmente conhecido como Castelo dos Mouros, localiza-se na vila de Sintra, freguesia de São Pedro de Penaferrim, concelho de Sintra, no distrito de Lisboa. Erguido sobre um maciço rochoso, isolado num dos cumes da serra de Sintra, na Estremadura, do alto das suas muralhas descortina-se uma vista privilegiada de toda a sua envolvência rural que se estende até ao oceano Atlântico. Para Ver Mais


Foto: Wikipedia_Rei-Artur

Castelo de Porto de Mós
Também é referido como Castelo de D. Fuas Roupinho, localiza-se na freguesia de São Pedro, na vila de Porto de Mós, no distrito de Leiria. Ergue-se num outeiro, em posição dominante sobre a povoação. Apresenta planta pentagonal irregular, em estilo gótico e renascentista.


Foto: wikipedia

Castelo de Arraiolos
É conhecido também como Paço dos Alcaides, localiza-se na vila, freguesia e concelho de Arraiolos, no distrito de Évora. O conjunto, é integrado pela fortificação do Paço dos Alcaides e pela cerca amuralhada, apresenta planta quadrangular, com elementos do estilo românico e do estilo gótico. Destaca-se por ser um dos raros castelos de planta circular, no mundo.


Foto: Wikipedia_MarioM

Castelo de Almourol
Localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha, Distrito de Santarém. Evoca simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo. Com a extinção da Ordem do Templo o castelo de Almourol passa a integrar o património da Ordem de Cristo (sucessora em Portugal da Ordem dos Templários).


Foto: wikipedia_Daniel Feliciano

Castelo da Feira
Referido também como Castelo de Santa Maria da Feira e Castelo de Santa Maria, localiza-se na freguesia e cidade da Feira, concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro. Outrora cabeça da Terra de Santa Maria, ex libris da Feira, é considerado como um dos exemplos mais completos da arquitetura militar medieval no país, uma vez que nele se encontra representada a vasta gama de elementos defensivos empregados no período.


Foto:Wikipedia_MarinhoPaiva

Castelo de Serpa
Localiza-se na freguesia de Salvador, povoação e concelho de Serpa, no distrito de Beja. Em posição dominante sobre a povoação, integra o território à margem esquerda do rio Guadiana. O castelo ergue-se no centro histórico da povoação.




Castelo de Palmela
Encontra-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Setúbal. Inscreve-se na chamada Costa Azul, no Parque Natural da Arrábida. Apresenta planta poligonal irregular, orgânica (adaptada ao terreno), com as muralhas reforçadas por torreões de planta quadrada e circular.

Foto: Pessoal

Castelo de Belmonte
Localiza-se na freguesia, vila e concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco. Em posição dominante sobre uma elevação à margem esquerda do rio Zêzere, na região da serra da Estrela, este castelo medieval tem a sua história ligada à dos descobrimentos portugueses e à do Brasil, uma vez que os seus Alcaides pertenciam à família do navegador Pedro Álvares Cabral. A facha principal do castelo, orientada para o Sul, é rasgada por um portal de arco de volta perfeita, encimado por uma esfera armilar e pelas armas dos Cabral.

Foto: Pessoal

Castelo de Leiria
Encontra-se na cidade, freguesia, concelho e distrito de Leiria. Edificado em posição dominante a norte sobre a primitiva povoação e o rio Lis. No interior do castelo destaca-se o Paço Real, a Igreja de Santa Maria da Pena e a Torre de Menagem.


Foto: olhares.sapo_Vitor Guerra

Castelo de Vila Viçosa
Localiza-se na freguesia da Conceição, na povoação e concelho de Vila Viçosa, Concelho de Vila Viçosa, Distrito de Évora. Em posição dominante sobre a vila, nas proximidades da vertente nordeste da serra de Ossa, ergue-se sobre uma colina defendida naturalmente pela ribeira de Ficalho e pela ribeira do Carrascal, afluentes menores do rio Guadiana. No seu interior ergueu-se a igreja matriz, sede da primeira paróquia da vila, e que hoje é o importante Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, proclamada padroeira de Portugal em 1646. O castelo, propriedade da Fundação da Casa de Bragança e atualmente encontram-se nele instalados o Museu da Caça, onde se encontra a colecção privada de Manuel Lopo Caroça de Carvalho, e o Museu de Arqueologia da Fundação.

Foto: Pessoal


Castelo de Tomar
Fica situado na freguesia de São João Baptista, na cidade e concelho de Tomar, distrito de Santarém. Castelo templário na margem direita do rio Nabão, integrou, à época da Reconquista, a chamada Linha do Tejo. O castelo apresenta elementos de arquitectura militar nos estilos românico, gótico e renascentista. O castelo encontra-se classificado como Património da Humanidade, pela Assembleia Geral da UNESCO de 27 a 30 de Junho de 1983.

 Foto: pessoal

Castelo de São Jorge
Localiza-se na freguesia do Castelo, na cidade e concelho de Lisboa. O nome actual deriva da devoção do castelo a São Jorge, santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas, feita por ordem de D. João I no século XIV. Ergue-se em posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo.

Foto: pessoal


Castelo de Beja
Ergue-se na linda cidade de Beja, a sua fortificação data da Invasão romana da Península Ibérica, tendo sido este o local escolhido por Júlio César para formalizar a paz com os Lusitanos. O Castelo, tal como o conhecemos hoje, resulta da reconstrução que D. Dinis mandou efectuar, no século XIV. Numa combinação de estilos românico, gótico, manuelino e maneirista, o monumento apresenta planta no formato pentagonal. A robusta Torre de Menagem, em estilo gótico, é considerada como um dos mais belos exemplos da arquitectura militar da Idade Média em Portugal.


Foto: Carlos H. Macedo_Olhares


Fontes e Fotos: Wikipedia: http://monumentoportugues.blogspot.com/; Treakheart; olhares e Fotos Pessoais

Para viajar basta deixar os nossos olhos divagar se não for no real que seja através de fotografias, fazendo uma viagem virtual.

"Fotografia é registrar a magia dos momentos e capturar a eternidade" (desconheço o autor)

35 comentários:

  1. 00.09h aqui no Brasil e eu no computador, olhando esses castelos e divagando pois ao vivo e a cores nunca vi ou estive em nenhum, mas como voce mesma disse a imaginação nos leva onde quisermos e aterrisei de uma grande viagem virtual pelos castelos do seu amado Portugal.
    beijos bom domingo,
    da amiga
    Léah

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de castelos. Vivo num país que não tem nenhum!Abraço e bom domingo. : )

    ResponderEliminar
  3. Um passeio histórico e cultural maravilhoso por tão lindos castelos.Beijos

    ResponderEliminar
  4. Qual deles o mais lindo!

    É uma viagem maravilhosa plena de História. Um dia destes hei-de vir buscar a imagem de um deles para documentar um post meu. Posso?

    Um bom domingo.

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela viagem, Maria, quase me senti cavaleiro.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  6. Minha querida amiga linda, mais uma vez a mostrar as nossas maravilhas arquitectónicas ao mundo , seus sentimentos de ser humano conseguem deixar meio mundo a desejar serem iguais a você, mas é por estas e por outras que cada ser humano é único em toda a sua plenitude.
    Minha querida não mudes nunca seja sempre este ser adorável e maravilhoso em tudo que faz e que é, beijinhos de luz e muita paz na sua vida, tenha um lindo e santo domingo.
    PS:beijinhos especiais...

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela reportagem.

    Como sou muito ligada ao Alentejo, senti a falta do castelo de Beja e da sua imponente torre de menagem, rrss

    Uma semana boa.

    ResponderEliminar
  8. Olá bom dia, bom domingo, vi um coment seu no blog da amiga Marlene e resolvi visita-la, parabens lindo seu blog, nos mostra castelos lindos dessa santa terrinha.
    “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
    Linda essa citação, bjs no coração.
    Vanderlei

    ResponderEliminar
  9. Uma viagem linda por esses castelos, fiquei feliz em saber que tem um castelo com meu sobrenome, que chique: Castelo Guimarães.

    Bom domingo amiga.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  10. Amiga Maria, é com gosto e prazer que venho fazer um tour virtual por tão lindos castelos.
    Não importa que seja na virtualidade, o mais importante é estar aqui conhecendo lugares que deslumbram e nos encanta, a mim particularmente.
    Gostei dom passeio, inda mais tendo informações que com certeza são tesouros que acumulamos.
    Por ora, deixo um abraço caloroso, e um beijo grande.

    ResponderEliminar
  11. Amiga Maria, é com gosto e prazer que venho fazer um tour virtual por tão lindos castelos.
    Não importa que seja na virtualidade, o mais importante é estar aqui conhecendo lugares que deslumbram e nos encanta, a mim particularmente.
    Gostei dom passeio, inda mais tendo informações que com certeza são tesouros que acumulamos.
    Por ora, deixo um abraço caloroso, e um beijo grande.

    ResponderEliminar
  12. Amiga Maria, é com gosto e prazer que venho fazer um tour virtual por tão lindos castelos.
    Não importa que seja na virtualidade, o mais importante é estar aqui conhecendo lugares que deslumbram e nos encanta, a mim particularmente.
    Gostei dom passeio, inda mais tendo informações que com certeza são tesouros que acumulamos.
    Por ora, deixo um abraço caloroso, e um beijo grande.

    ResponderEliminar
  13. Adorei o post. Cada castelo mais lindo que o outro! Bjos.

    ResponderEliminar
  14. Maria minha querida
    Maravilha!
    Conheço vários os castelos que aqui nos brindas, mas conheço a palmo o de Leiria.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  15. Já visitei alguns mas ainda estão faltando algumas visitas. Obrigada por lembrar!
    Feliz 2012!

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de castelos e todo tipo de monumentos que contam a história de um país. Esses de Portugal são maravilhosos. É uma linda viagem pelo tempo... Parabéns pelo rico post!

    Desejo que sua semana que inicia seja repleta de alegrias e bênçãos!
    Beijo carinhoso no seu coração
    Deus seja contigo

    ResponderEliminar
  17. lindos!!
    perfeita escolha do tema..
    beijos amada..

    ResponderEliminar
  18. Querida amiga é uma bela viagem passar por aqui e vc nos oferecer além do seu carinho essas maravilhas, que muito me emociona. Obrigada por essa bela partilha que mostra como vc a grandeza, respeito e educação de um povo que preserva seus valores. Amei Maria! Linda tarde e bjos no seu coração. Adoro vc!

    ResponderEliminar
  19. Olá, Maria. Maravilhosa viagem vc nos proporciona e nos encanta.O brigada amiga pela partilha. È muito rico em cada detalhe e muito me emociona ter a chance de conhecer essa bela terra.. a cultura´, a educação de um povo que preserva sua história Belissimo!!!!! Amei Maria Adoro vc.

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha....
    Amiga bom fim de tarde e ótimo início de semana ,
    Beijos de luz

    ResponderEliminar
  21. Olá,querida
    Lindos os castelos mas o iluminado deu um efeito espetacular!!!
    Parece que o amor reina nele...
    Bjm de paz e alegrai

    ResponderEliminar
  22. Olá Maria,

    Adorei o tour através desse passeio histórico e maravilhoso.

    Cada vez me sinto mais perto de Portugal. Sei que é um país maravilhoso e rico em história. Tenho uma sobrinha que esteve em Portugal no início deste mês e voltou encantada.

    Parabéns pelo post lindo e cultural!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  23. Maria,

    Como vai você?

    Que bom que você veio ao meu cantinho!
    Obrigado por me ler.
    Realmente é muito bom viajar pelas belíssimas reportagens em sua página.
    Meu sangue português me faz saudar os lindos castelos que conta uma bela história.
    Desejo-lhe também um bom final de Domingo!
    Beijos!...

    ResponderEliminar
  24. Ai Jesus,estes castelos estão mesmo de tirar o fôlego!Lindo demais,Maria!Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  25. São maravilhosos! Com essas postagens, você faz apresentações dignas de aplausos. E nos permite um passeio virtual encantador.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  26. Maria

    Vários destes castelos visitei, outros não. De quase todos conheço um pouco das suas bibliografia devido ao jornalismo filatélico, visto que os correios, em determinado tempo os filatelizaram. Sobre eles escrevi bastante e, naturalmente, necessitei de pesquisar o assunto.
    Sendo assim, estarei bem colocado para achar mais este trabalho importante.
    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Maria
    Que lindo passeio dominical! Obrigado!
    Bom domingo e boa semana!
    Beijinhos
    Quicas

    ResponderEliminar
  28. Maria boa noite,
    Que extraordinário "post" sobre alguns dos belos castelos que existem no nosso lindo País.
    Almourol, no meu Tejo, Castelo dos Mouros, aqui bem perto, Guimarães, nosso berço, Marvão que conheci apenas em 201O e tantos outros que são o nosso orgulho.
    Muito obrigada por tão preciosa partilha.
    Agradeço a sua visita tão generosa nas palavras que me deixou.
    Desejo-lhe continuação de uma boa noite e votos de uma excelente semana.
    Beijinhos com amizade,
    Ailime

    ResponderEliminar
  29. Não fazia ideia que eram tantos ...
    Quase me senti uma princesa.rs
    Lindos!

    bjs

    ResponderEliminar
  30. Olá Maria

    Obrigada pelo seu carinho.
    Uma linda semana cheias de alegrias BJS.
    Amei os castelos.

    ResponderEliminar
  31. Que passeio maravilhoso nos proporcionaste, amiga! Tua terra é linda demais.
    Beijocas e boa semana!

    ResponderEliminar
  32. Foi muito bom revisitar os Castelos de Portugal ao fim do dia.
    Belo trabalho.Uma boa semana, Maria.
    Abraços.
    Maria Emília.

    ResponderEliminar
  33. Maria, Maria fico perdido onde comentar, os Castelos são uma viajem para mim que não conheço Portugal. Encantado com tudo: O texto e as fotografias extraordinariamente maravilhoso. O post dos pássaros são belíssimos que mais parecem pinturas. O maravilhoso sopro divino de Mahatma Ghandi.... parabéns! saio daqui enriquecido e fascinado.

    ResponderEliminar
  34. Querida Maria

    Vim 'buscar' o Castelo de Guimarães.

    Obrigada.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.