sábado, 30 de abril de 2011

Selinho de Páscoa do Amigo José Andrade


Este selinho de Páscoa foi oferecido pelo amigo José Andrade do Blog "Andradarte" um cantinho onde este excelente artesão, expõe os seus magnificos trabalhos.



Meu amigo muito obrigado pelo miminho, é uma honra ter aqui um selinho que tem por base um dos seus lindos trabalhos.

Beijinhos
Maria



"Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas, dando-lhes sempre algum significado." (Autor desconhecido)

selinho dos amigos Márcia e Carlos pelos seus 180 seguidores


Este selinho lindo é um miminho dos amigos Márcia e Carlos, do blog "Porque não lutar pelo que queremos" para comemorar os seus 180 seguidores.



Meus amigos, muitos parabéns o vosso cantinho é lindo e merece esses e muitos mais amigos.


"A amizade duplica nossas alegrias e divide nossa tristeza. ."

Divagar pela Natureza com Pensamentos de Madre Teresa de Calcutá


Quanta pressa e correria enche os nossos dias, as horas parecem não chegar para tudo o que gostariamos de fazer. Para aliviar todo esse stress, para aliviar a nossa alma de alguma amargura que a esteja a inquietar, paremos por alguns instantes e vamos divagar pela natureza apenas acompanhados pelos sábios pensamentos de Madre Teresa da Calcutá.



Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.



Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão.



Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las.



É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.



O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.



A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.



Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiracão, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.



As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Arte de Pintar Paredes de Eric Grohe


Algumas pessoas têm um dom muito especial, Eric Grohe é um artista americano que pinta grandes murais em três dimensões absolutamente incríveis.



Ele converte paredes brancas ou muitas vezes em ruínas, em verdadeiras obras de arte.

Serenity Road,Seattle, Washington


Eric pesquisa, pinta e desenha cada projecto desde o esboço enquanto que a sua esposa Kathy, também artista, é a sua manager.

Miller Valley Brewery, Milwaukee - Antes 


Depois







Chega a levar entre quatro a seis meses só para fazer o projecto e outros seis a oito meses para executá-lo.

Bucyrus, Great American Crossroad


Obra final




Grohe pode gastar 200 mil litros de tinta especial em uma parede. Mas consegue uma profundidade e uma realidade que chegam a confundir as pessoas.

Marion, Heart of Ohio - Antes


Depois



Como ele usa uma tinta mineral especial, um mural dele pode durar até um século!

Dedication,Columbus, Ohio


No decorrer do trabalho vai analisando as imagens dos murais, muitas vezes até através do Google Earth, para verificar se as sombras ficaram realistas.

Liberty Remembers, Bucyrus, Ohio - Antes


Depois



São pinturas em 3D com alguns milhares de metros quadrados, incrivelmente realistas e ricas em detalhes. Uma parede sem graça torna-se uma obra de arte. Quando termina, ele gosta de comentar: “É como se tivéssemos escalado o Everest.”

A Century of Heroes, Massillon, Ohio


Os seus murais são fantásticos parecem ter vida própria e quase que se perde a noção de onde termina a pintura e começa a realidade.

American Hop Museum, Toppenish - Washington - Antes


Depois



Se pretender saber mais sobre este artista poderá consultar o seu site pessoal: EricGroheMurals

Fontes: http://www.ericgrohemurals.com/; outros net



"A arte vence a monotonia das coisas assim como a esperança vence a monotonia dos dias." (Gilbert Keith Chesterton)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Santuário do Bom Jesus de Braga


O Santuário do Bom Jesus do Monte ou Santuário do Bom Jesus de Braga é um local religioso e turístico localizado em Braga. O Santuário possui uma igreja, um escadório por onde passa a Via Sacra do Bom Jesus, uma mata (Parque do Bom Jesus), hotéis e um elevador hidráulico centenário.

Foto: http://www.skyscrapercity.com

O santuário do Bom Jesus serviu de inspiração a numerosas construções pelo mundo fora como o Bom Jesus de Congonhas em Congonhas, Brasil, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego etc.

Foto: http://www.skyscrapercity.com

A Via Sacra
A Via Sacra do Bom Jesus é constituída por 17 capelas e uma igreja. O início da construção da via sacra deve-se ao arcebispo de Braga D. Rodrigo de Moura Teles. Originalmente todas as capelas eram uniformes na sua arquitectura: um cubo com uma porta encimado por uma pirâmide quadrada com uma esfera no vértice. Encimando a porta estava o brasão do arcebispo D. Rodrigo.

Foto: wikipedia_Antonio Amen

Os Escadórios
Os Escadórios do Bom Jesus ligam a parte alta da cidade de Braga ao Santuário do Bom Jesus do Monte. Seguem um percurso paralelo ao Elevador do Bom Jesus. Ao longo do escadório estão capelas que representam a Via Sacra do Bom Jesus. Os Escadórios do Bom Jesus têm um desnível de 116 metros e estão divididos em três partes: Escadório do Pórtico, Escadório dos Cinco Sentidos e Escadório das Três Virtudes.

Foto: http://www.skyscrapercity.com

• Escadório do Pórtico
O Pórtico, um arco à entrada da escadaria, mostra o brasão de D. Rodrigo de Moura Teles, Arcebispo de Braga, responsável pela construção, em 1723, do primeiro grande lanço de escadaria e capelas. Nesta primeira parte, estão presentes as capelas do início da Via Sacra: Cenáculo, horto, prisão, trevas, açoutes, coroação, pretório, caminho do calvário, queda e crucificação.

Foto: http://www.skyscrapercity.com

• Escadório dos Cinco Sentidos
Nesta parte do escadório estão cinco lances de escadas, intervalados por patamares com fontes alegóricas aos cinco sentidos, pela seguinte ordem: Visão, Audição, Olfacto, Paladar, Tacto.

Foto: http://www.skyscrapercity.com

• Escadório das Três Virtudes
Data de 1837, possui três fontes dedicadas às Virtudes teologais: Fé, Esperança, Caridade. Na fase terminal do escadório está presente a Fonte do Pelicano a que se segue a Igreja.

Foto: wikipedia_Jose Gonçalves

Terreiro de Moisés
Está situado entre o fim dos escadórios e o adro. No largo do Terreiro de Moisés estão duas capelas. A sul a capela da elevação e a norte a capela do descimento, ambas com esculturas em madeira de Fonseca Lapa. A praça, tal como a igreja, foram projectadas por Carlos Amarante. O fundo do largo é ornamentado pela fonte do pelicano concluída em 1819, obra do canteiro Jerónimo António da Silva.

Foto: Wikipedia_Jose Gonçalves

Era aqui que se situava a primitiva igreja, terminada em 1725, mandada construir por D. Rodrigo de Moura. No local onde se situava a torre da primitiva igreja, sobre um penedo, está actualmente a Estátua de São Longuinhos.

Adro
O Adro está situado entre o Terreiro de Moisés e a Igreja. No adro encontram-se oito estátuas: Anaz, Caifaz, Herodes e Pilatos, do lado sul; José de Arimateia, Nicodemos, Centurião e Pilatos, do lado norte.

Foto: wikipedia_ Anton

Igreja
Foi projectada pelo arquitecto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, para substituir uma primitiva igreja, mandada construir por D. Rodrigo de Moura Teles, que se encontrava em ruínas. As obras começaram em 1 de Junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811. É um dos primeiros edifícios neoclássicos em Portugal. A fachada é ladeada por duas torres e termina num frontão triangular. Na Igreja do Bom Jesus está representado Cristo crucificado.

Foto: cidadedebraga.blogs.sapo.pt

Últimas capelas
A via sacra continua num novo lanço de escadas que seguem no Parque do Bom Jesus.

• Unção ou das Lágrimas
Representa a unção de Jesus antes de ser sepultado. Estão representadas Maria, Cléofas, Verónica, Maria Salomé, Madalena, S. João, quatro varões e um centurião romano.

• Ressurreição
Jesus ressuscita, enquanto os guardas dormem. A imagem é da autoria do escultor bracarense João Gambino

Terreiro dos Evangelistas
A Via Sacra termina no Terreiro dos Evangelistas uma praça octagonal, rodeada de árvores e adornada com 4 fontes com estátuas dos evangelistas, as últimas três capelas, da Aparição a Maria Madalena, a Casa de Emaús e da Ascensão, tendo ao centro um chafariz ornamental.

Foto: http://www.skyscrapercity.com

O terreiro foi aberto nos anos 1750 - 1760. Em 1762 - 1765 - foram projectadas as três Capelas, provavelmente da autoria de André Soares e executadas pelos pedreiros António Ferreira, Cristóvão José Farto, Caetano Lourenço, Francisco Soares e Manuel Vivas. As imagens para as capelas, segundo risco do Padre Silvestre de Campos, foram executadas por António Monteiro e pintadas por Matias de Lis de Miranda, José Inácio, João Teixeira e filho, José Galego e José Alves.

Jardins do Santuário
Os jardins do santuário são espaços lindissimos, com canteiros cheios de flores, árvores centenárias, fontes, escadas, locais onde reina a paz e serenidade.

Foto:Olhares_Miguel


Elevador
O Elevador do Bom Jesus é um funicular que liga a parte alta da cidade de Braga, em Portugal, ao Santuário do Bom Jesus do Monte; é gerido pela Confraria do Bom Jesus do Monte. O elevador segue um percurso paralelo a uma escadaria monumental conhecida como Escadórios do Bom Jesus e termina na sua parte superior junto à estátua equestre de São Longuinhos.

Foto: wikipedia_Rui Almeida

Inaugurado em 25 de Março de 1882, a sua construção foi iniciada em Março de 1880 o Elevador do Bom Jesus, em Braga, constituiu o primeiro funicular construído na Península Ibérica. A iniciativa da sua construção deveu-se ao empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes (1840-1894) e a direcção do respectivo projecto foi do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach.

Parque Natural
O Parque do Santuário do Bom Jesus é constituído por uma mata, jardins, vários lagos artificiais (o maior com barcos para alugar), um campo de ténis, jardim infantil, praças, trilhos encantadores pelo meio da natureza.

Foto: wikipedia_Carlos Luis M C da Cruz

Site oficial dedicado ao Parque Natural do Bom Jesus do Monte: http://bomjesus.net/

Foto: wikipedia_Concierge.2C

Vá visitar, Vale a pena.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.skyscrapercity.com/; http://bomjesus.net/; Olhares;  outros

Foto: wikipedia_Antonio Amen

"A cultura é a busca da nossa perfeição total mediante a tentativa de conhecer o melhor possível o que foi dito ou pensado no mundo, em todas as questões que nos dizem respeito."
(Matthew Arnold)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Há Momentos - Clarice Lispector





Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector


segunda-feira, 25 de abril de 2011

♫ Moment of Peace - Gregorian and Amelia Brightman ♫





Come now, come by our side
A place where you can hide
We are the sunshine
Rest your soul here and you'll find
We are the energy
We give the world to thee
Hold up your heart now
We will ease pain from your brow

In a world without dangers,
Where destruction is near
You can come with us here.
Where the people are strangers
You will rest here with me
In a moment of peace.
In a world without dangers,
Where destruction is near
You can come with us here.
Where the people are strangers
You will rest here with me
In a moment of peace.

Light up the dark below
See through the stars
Reach to the earth's flow
Drift in the joy of our hearts
Unleash the energy
Taste of the wine
Drink as a soul that knows now
The power divine

In a world without dangers,
Where destruction is near
You can come with us here.
Where the people are strangers
You will rest here with me
In a moment of peace.
In a world without dangers,
Where destruction is near
You can come with us here.
Where the people are strangers
You will rest here with me
In a moment of peace.

In a moment of peace.




A revolução dos cravos


Muitas foram as datas importantes que marcaram a nossa história. Hoje comemora-se uma dessas datas, faz hoje 37 anos que se deu a Revolução dos Cravos.




Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen




Para os mais novos é apenas um feriado, é apenas mais um acontecimento passado, mais uma data que tem de ser decorada para a disciplina de história, para quem viveu esta revolução esse dia será sempre um dia especial, esse dia era um renascer de um novo amanhã, era o renascer da esperança de um futuro com liberdade.