06/10/2011

Gunung Mulu National Park - Malásia


Hoje vamos divagar pelo Parque Nacional de Gunung Mulu, na Malásia, declarado Património Mundial da UNESCO em 2000.

Foto: http://www.sawallpapers.com

Este parque fica situado a 100 km da cidade de Miri, em Sarawak, na parte da ilha de Bornéu que pertence à Malásia. A região só foi descoberta em 1974 e é coberta por uma densa floresta, contendo as mais extensas e incríveis cavernas e formações cársticas do mundo.


Foto: beauty-places.com

Mulu é uma área muito inacessível, a única maneira prática de lá chegar é por via aérea, sendo o aeroporto principal, Mulu, e a alternativa, Miri, que fica a 100 km de distância. É possível viajar para a área por via fluvial, mas requer um barco fretado sendo a ultima parte da viagem dificil e demorada, toda a viagem pelo rio partindo de Miri, leva cerca de 12 horas enquanto que o vôo demora apenas 30 minutos.


Foto: www.tripadvisor.com

A natureza montanhosa de Mulu estabelece o cenário para uma das vistas mais espetaculares da floresta tropical. As montanhas saltam das planícies circundantes subindo verticalmente em locais com penhascos e paredes rochosas expostas. Do ar observa-se a inacessíbilidade dos lados íngremes das montanhas, os abismos e cavernas, tudo coberto por um mar impenetrável de floresta. O parque é dominado pelo Gunung Mulu, um pináculo de arenito com 2.337 metros de altura, a segunda maior montanha de Sarawak.


Foto: wikipedia_Paul White

O parque tem cerca de 52.000 ha e uma rica e enorme biodiversidade de fauna e flora. Contem 17 zonas de vegetação, exibindo cerca de 3.500 espécies de plantas vasculares ( plantas com tecidos especializados - o xilema e o floema - para o transporte de água e seiva que alimentam as suas células). Tem 109 espécies de palmeiras. O solo é um espesso tapete de folhas frescas e novas mudas lutando para encontrar seu próprio espaço. No ar paira o perfume de 170 espécies de orquídeas selvagens. Mulu é o lar de 10 espécies de plantas insetívoras que completam a sua dieta comendo os insetos que as visitam.




A fauna também é muito diversificada, aqui se encontram o gamo, o javali, ursos, gibão, rinoceronte-de-sumatra, lagartos, serpentes, orangotangos, todos eles protegidos juntamente a outras 550 espécies de pássaros. Este é o lar de muitas espécies desde o menor mamífero do mundo, o Shrew Savi Pigmy, até alguns dos maiores insetos do planeta. Na densa folhagem escondem-se esquivos macacos, porcos barbudos (Sus barbatus) ou ratos da lua (moonrat - Echinosorex gymnura). Ricamente coloridas as borboletas deslizam entre as árvores entrelaçada com cipós, samambaias e orquídeas.




A Mulu Canopy Skywalk a 480 metros é a passadeira baseada em árvores, mais longa no Mundo. Por ela pode-se caminhar entre as samambaias e vinhas 15-25 metros acima do chão da floresta e do rio.

Mulu possuí algumas das maiores e mais espectaculares cavernas do mundo, situadas a diferentes niveis. Pelo menos 295 km de cavernas exploradas providenciam uma espectacular vista e são casa para milhões de morcegos.
A câmara de Sarawak, neste parque, é a maior caverna conhecida no mundo. Tem 700 metros de comprimento e uma largura média de 400 metros. A altura mínima é de aproximadamente 70 metros e a máxima de 120.

Foto: http://www.sarawakadventures.com

Descobrir a floresta caminhando ao seu próprio ritmo, sentindo os cheiros, ouvindo os passáros, observando toda a exuberante vegetação, apreciando todo aquele colorido e grandeza é a oportunidade de se encontrar a si próprio.


Foto: interestingplace1.blogspot.com

No rio Paku, é possível dar um refrescante mergulho nas suas águas frescas ou fazer um passeio de barco, sempre rodeados pela verdejante floresta.


Foto: www.mulupark.com


Para quem gosta de praticar ecoturismo Gunung Mulu é um dos lugares ideais. Escalar montanhas íngremes, desbravar florestas densas e explorar algumas das maiores e mais fascinantes cavernas do mundo, são algumas das aventuras que aqui se podem realizar.

Os visitantes podem permanecer na sede do parque, a The Matumau Lodge nas margens do rio Melinau, ou no Royal Mulu Resort.


Foto: www.flickr.com_Alan Cressler

Mais informações em: Mulu Park

Fontes e Fotos: Wikipedia; www.portalsaofrancisco; http://whc.unesco.org/en/list/637; http://www.g-sat.net/montanhas-e-cordilheiras-2263/gunung-mulu-313719.html;www.mulupark.com/; Foto: beauty-places.com; http://www.sawallpapers.com; http://everything-everywhere.com;  outros.

9 comentários:

  1. Uaaauuuu...foste ao paraíso...mulher. Adorável, tudo...só...aquela ponte...ai, não me inspira confiança....LOL


    BJ

    ResponderEliminar
  2. As coisa que tu descobres Maria! que lindo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Espantosas imagens porque a Natureza nos desperta o espanto, a todo o momento. Formas, cores, texturas, odores, tudo se conjuga para nos prender os sentidos.
    Obrigada pelo texto informativo.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Maria, seu blog é realmente mágico!
    Amei essa postagem!!

    Amiga, já estou de volta à blogosfera, e trago notícias maravilhosas (passa lá pra conferir).

    Beijão pra você, e tenha um lindo e feliz final de semana junto aos seus entes queridos.

    Cid@

    ResponderEliminar
  5. Que lindo!!!

    Sabes o que me fez lembrar este passeio guiado? Todas as sensações transmitidas pelo filme em 3D AVATAR.

    Aquele paraíso fez-me delirar e exultar de alegria.

    Beijosssss

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria, bem mas que belas paisagens. Não tenho palavras para tão bela postagem. Maravilhoso...Adorei. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  7. Minha amiga:
    Estes passeios virtuais fazem as minhas delícias.
    Um local encantador.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Meu Deus!
    Quanta coisa linda por aqui!

    Beijos!

    Tudo de bom para você!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo