segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Crocus


A flor do Crocus ou Açafrão é uma flor linda e delicada de cores muito vivas que encanta qualquer jardim. Muito apreciada por anunciar a Primavera, alguns Crocus prolongam a estação até ao Outono, florindo em algumas regiões no Inverno.




Originária da Região do mediterrâneo interior, Grécia, Balcãs, Médio Oriente, abre as suas corolas quando o frio se vai embora em janeiro ou fevereiro, e, se o frio regressar, eles tornam a dobrar as suas pétalas para se voltarem novamente a abrir no primeiro raio de sol.




O Crocus é também conhecida por Açafrão Erva-Ruiva, Açafrão ornamental, Croco. O seu nome deriva do grego krokos (κρόκος), que significa açafrão ou açafrão amarelo tal como o hebreu karkōm, o armaico kurkama e o persa ou árabe kurkum.





É uma planta herbácea bolbosa de porte muito pequeno, com alturas entre os 10-25cm formando tufos. Existem mais de 80 espécies e centenas de híbridos e cultivares. Muitas vezes nascem primeiro as flores e só depois as pequenas folhas que são estreitas e lineares, de cor verde-claro e brilhante, com nervura central saliente e prateada.




As suas flores são em forma de copo, hermafroditas, surgem num longo pedúnculo, são perfumadas e podem apresentar várias cores e tons intensos desde o amarelo, branco, azul, creme, rosa, com riscas, etc




Condições de cultivo
Plantar no local definitivo, debaixo de arbustos, arvores, jardins rochosos, canteiros ou floreiras. é uma planta sociável, pelo que se devem plantar vários na mesma área. Agrega-se muito bem a narcisos e tulipas.




Solo: Solos argilo-arenosos e férteis com boa drenagem.

Regas: : Moderadas, pode-se adicionar um pouco de brita (pequenas pedras), ao solo, para obter uma drenagem mais desejável.





Luz e Temperatura: Sol ou meia-sombra, climas frescos mas não tolera geadas fortes.

Reprodução/ Multiplicação : Por divisão dos bolbinhos que se formam em redor do bolbo principal. Esta operação só deve ser feita após as folhas murcharem por completo. Muitas espécies chegam a florir durante 20 anos.

Floração:: Primavera/Outono/Inverno.




Curiosidades : O açafrão uma especiaria muito conhecida e apreciada é obtida a partir dos estigmas de uma espécie de Crocus o Crocus sativus. Esta especiaria é utilizado desde a Antiguidade, principalmente na culinária mediterrânica, região de onde a variedade é originária, normalmente em risotos, caldos e massas. É actualmente a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de um quilo de açafrão são processadas manualmente mais de 200 mil flores da planta, a colheita, efetuada entre Outubro e Novembro, é inteiramente feita à mão, o mesmo acontecendo com a monda (operação que consiste em separar os estigmas da flor).





Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “ portaldojardim”; “ plantasonya”; “Floresnaweb”; outros.



"Nós podemos conceber o que a humanidade seria se não conhecesse as flores?" (Maurice Maeterlinck)

17 comentários:

  1. Maria, que flores mais lindas e delicadas, cada cor mais linda que a outra...
    Grande abraço! Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Que cores maravilhosas. Que delicadeza e fragilidade e que beleza.

    ResponderEliminar
  3. Esse cantinho já é maravilhoso, florido então...

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderEliminar
  4. Ol[a Maria,
    Linda postagem!
    Diz a lenda que Dionísio (ou Baco - deus do vinho), nas suas orgias, mandava forrar o chão com as flores do açafrão, pois o seu perfume era considerado afrodisíaco.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma aula de cultura geral....Agora sei de
    onde vem essa especiaria...
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá minha linda, adorei saber a historia e o cultivo dos crocus, é o que digo você minha linda tem sempre temas interessantes para nos mostrar.
    Beijinhos de luz e paz...
    PS: beijinhos especiais.

    ResponderEliminar
  7. Oi, Maria! Aqui no meu estado (Minas Gerais) é muito consumido o açafrão no frango, peixe ou arroz, fica uma delícia. Uma pena que tenham que destruir tantas belas flores para fazer tão pouca especiaria. Um abraço e ótima semana.

    ResponderEliminar
  8. Maria, Minha Querida
    Adoro estas flores pelo seu colorido muito forte.
    Fiquei feliz em saber que se dá debaixo de arbustos e árvores e no Outono. Assim já posso adquirir os bolbos e começar a minha "plantação" de Crocus...Vais ser tu a madrinha! Se tudo der certo, tirarei uma foto para postar no meu blog e deliciar-te tambem.
    Aprendo sempre muita coisa quando aqui venho...
    Mil beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  9. MARIA, lindíssimas flores.Um colírio para nossos olhos. Quando eu era pequena, havia uma flor idêntica que, popularmente, chamavamos de Martírio.

    Paloma

    ResponderEliminar
  10. Minha querida

    Que maravilha de viagem por entre esta beleza de imagens e texto, adorei e deixo um beijinho com carinho.

    Rosa

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, Maria!
    E que lindas que são, fiquei maravilhada, sou vidrada em flores, acho que também me vou arriscar a comprar uns bolbos para plantar.

    Na culinária, uso o açafrão para confeccionar pratos Indianos. O meu marido é Goês e todos apreciamos muito a cozinha Goesa.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  12. Que flor maravilhosa e que sequência fantástica de fotos. Parabéns, JAIR.

    ResponderEliminar
  13. flores linda cumprimentios blog bom..
    Morris
    Cartatadiresche.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. maravilhoso este texto. Otima explicaçao e lindas fotos. Obrigada por dividir conosco.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  15. onde no brasil posso comprar bulbos de crocus coloridos ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Carlos, lamento imenso mas não sei responder à sua pergunta.
      Exitem vários sites a Net talvez por aí consiga comprar.
      Um abraço
      Maria

      Eliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.