09/08/2011

Parque Nacional de Yellowstone


Hoje vamos divagar pelo Parque Nacional de Yellowstone um dos mais antigos parques nacionais do mundo e o mais famoso dos EUA.



Yellowstone localiza-se nos estados de Wyoming, Montana e Idaho e é um dos maiores ecossistema de clima temperado no planeta, cobrindo uma área de 8.980 km2. É considerado o primeiro parque nacional no mundo, tendo sido inaugurado em 1 de março de 1872. Foi designado como Reserva da biosfera, a 26 de Outubro de 1976. Em 8 de Setembro de 1978 foi designado como Património Mundial, pela UNESCO.

A topografia do território de Yellowstone é resultado de milhões de anos de influência de um ponto quente. O parque assenta sobre um planalto elevado com uma média de 2400 m de altitude e é bordejado em quase todas as direcções pelas Montanhas Rochosas que se elevam de 3000 a 4300 m.

Foto: http://www.globeimages.net


No Grande Desfiladeiro do Yellowstone (Grand Canyon of the Yellowstone), processos químicos deixaram, ao longo do tempo, camadas de rocha de diferentes cores. Partes do desfiladeiro chegam aos 240-370 metros de profundidade. Um óptimo local para ver a grandeza do Grand Canyon e das Lower Falls é o Ponto do Artista (Artist Point).

Aqui se encontram cascatas lindíssimas. As Upper and Lower Falls of the Yellowstone (Cascatas Superiores e Inferiores do Yellowstone) são as duas maiores cascatas do parque. As Upper Falls tem 33 metros de altura e criam um pequeno desfiladeiro. As Lower Falls são maiores, com uma altura de 94 metros, e criam o Grand Canyon.

Foto: 1ms.net

A caldeira vulcânica de Yellowstone é o maior sistema vulcânico existente na América do Norte, sendo normalmente denominado como "super-vulcão" devido à caldeira ter sido formada pela acção de erupções explosivas de elevada proporção.

Foto:  http://www.globeimages.net

Em Yellowstone, a interacção entre os processos vulcânicos, hidrotermais e glaciais contribuiu para uma distribuição da flora e da fauna complexa e única. A espécie botânica dominante no parque é a Pinus contorta. No entanto, variedades de Picea, Abies e Populus também são comuns. Possuí uma diversificada flora onde se destacam muitas espécies endémicas.



Tem uma impressionante quantidade de vida selvagem na qual se incluem os ursos negros, lobos, bisontes, alces, entre outros. O Monte Washburn é um dos melhores locais do parque para observar carneiros-selvagens, com um trilho que sobe a montanha até um miradouro perto do cume de 3 116 metros. Para visualizar bisontes o Vale de Hayden é o sitio ideal.



Uma das áreas mais populares do parque são as Bacias de géiseres . Entre os seus muitos atractivos pelos quais é famoso estão os seus mais de 10.000 géisers e nascentes de água quente, podendo as fontes termais ter várias cores, devido aos diferentes tipos de bactérias que aí crescem. No Upper Geyser Basin (Bacia de Géiseres Superior) encontra-se o maior número de géisers do parque, com mais de 100 numa área de uma milha quadrada.

West Thumb Geyser Basin (Bacia de Géiseres do Polegar Oeste)
Foto: wikipedia_Brocken Inaglory


O géiser mais famoso do mundo, denominado Old Faithful Geyser , encontra-se neste parque, tem grandes erupções que ocorrem, em média, a cada hora e meia. Apesar da reputação que as suas erupções têm de serem muito regulares, o tempo entre cada erupção tem vindo a aumentar nas últimas décadas. São também conhecidos o Grand Geyser (Grande Géiser; provavelmente o melhor géiser previsível do parque), o Castle Geyser (Géiser do Castelo), Daisy Geyser (Géiser da Margarida), e o Riverside Geyser (Géiser Beira-rio).

Foto: wikipedia_danielMartin


As Fontes Termais de Mammoth (Mammoth Hot Springs) , são águas termais carregadas de minerais flúem desde nascentes, depositando calcita e outras substâncias no seu caminho. À medida que o tempo passa, estes depósitos formam grandes terraços e outras formações calcárias. Alguns dos terraços crescem vários centímetros por dia.

Foto: http://wallpaperweb.org


Durante esses meses de inverno, os rios nos vales profundos ficam cobertos de neve, as montanhas nevadas geram um contraste inesquecível com o azul brilhante do céu. O parque torna-se uma terra fantástica de neve, gelo e vapor.

Foto: http://wallpapers.hdwallpaperhdpictures.in


A vida selvagem, as quedas de águas como as Lower falls que são as mais altas, as gargantas, a paisagem branca no inverno, o Yellowstone Lake, os penhascos, os géiseres ... são algumas das suas principais atracções deste parque nacional nos Estados Unidos que é o mais importante país.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://wikitravel.org/pt/Parque_Nacional_de_Yellowstone; http://www.yellowstonenationalpark.com/; http://www.yellowstone-online.com/; http://nature-reserves.net/; http://www.globeimages.net; 1ms.net; http://wallpapers.hdwallpaperhdpictures.in; outros


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Parque Nacional de Yellowstone

10 comentários:

  1. Fotografias trazem cultura, vi lugares diferentes e gostei. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  2. Mari, não podia deixar de comentar esta maravilha de postagem...Obrigada por mais esta viagem!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria,
    Obrigada por este fascinante passeio.
    Imagens divinamente belas.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Que lugares mais belos...um santuário minha querida...Yellowstone foi uma belo passeio que você nos proporcionou...beijinhos e bom dia!
    Valéria

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga, lindas fotos belíssimas paisagens. A natureza com todo o seu esplendor. Maravilhosa postagem que adorei. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  6. Maria querida
    Muito obrigado por mais esta belissima viagem virtual, mas maravilhosa.
    BEijinho

    ResponderEliminar
  7. Post maravilhoso...cheio de informação e beleza...
    Adorei o trabalho.....
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Hoje estou passando apenas para lhe fazer um convite.
    Estou falando do www.superlinks.blog.br que é um site agregador que vale a pena visitar, pois é mais um espaço no qual você poderá publicar seus links de matérias, pois é um site sério e com critérios bem positivos.
    Espero que goste da dica.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  9. Que lindo, Maria. O brigada pelo seus coments nos Blogs.
    Eu queria saber sua opinião... Eu fiz um poeminha tipo conto fantasia, no Blog SONHOS DA FADA.


    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, querida!
    Isso tudo é muito lindo.
    Gostei de conhecer.
    Beijo,
    Mara

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo