sexta-feira, 3 de junho de 2011

Casa e Lar


Todos pretendemos ter um Lar, mas infelizmente nem sempre o conseguimos. Se pensarmos um pouco, ao longo da nossa caminhada pela vida, por vezes tivemos apenas uma Casa e não um Lar. O importante é que cada um de nós consiga limar as arestas das dificuldades, tentar resolver as diferenças, conciliar a forma de estar e os gostos e encontrar assim o caminho da harmonia familiar. Aí todos vamos ter um Lar.




Casa é uma construção de cimento e tijolos.
Lar é uma construção de valores e princípios.

Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio...
Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão.




Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar.

O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair.




Numa casa criamos e alimentamos problemas.
O lar é o centro de resolução de problemas.

Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam.
Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apóiam e nas lutas se solidarizam.

Casa é local de dissensões, conflitos, discórdia...
No lar as dissensões, os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer.




Numa casa desdenha-se dos nossos valores.
No lar sonhamos juntos.

Numa casa nascem muitas lágrimas.
Num lar plantam-se sorrisos.

A casa é um nó que oprime, sufoca...
O lar é um ninho que aconchega.




Se você ainda mora numa casa, fica aqui o convite para a transformar com urgência, num lar...

Texto: Abigail Guimarães (inspirada numa reflexão de Alba Magalhães David)




“O lar é onde o coração do homem cria raízes." (Henrik Ibsen)

22 comentários:

  1. Bom dia e votos de um bom fim de semana com toda a sua família no seu lar.

    "O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair."

    Copiei esta frase por me parecer o resumo de tudo. Quero ainda felicitá-la pelas fotografias das casas que são lindíssimas.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Maria! Que concepções valiosas e pertinentes! Eu gosto muito de uma casa bonita mas aprecio ainda mais um lar aconchegante, um reduto para as minhas alegrias e dores e um lugar de trocas afetivas familiares, amigas, enfim, um lugar onde a gente precisa e pode ser feliz sem nenhum embaraço. Gostei muito! Um abraço e ótimo final de semana. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia,Maria.
    Há realmente uma diferença mt bem explicada entre
    "casa" e "lar".E gostei das imagens.
    BFS.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  4. Isso é verdade...Para se LAR deve ter aconchego...beijos,lindo fds,chica

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maria

    “O lar é onde o coração do homem cria raízes." Quanta verdade nestas reflexões!É o lugar dos valores, do aconchego, dos abraços e risos, dos problemas falados e resolvidos.
    Mais um post repleto de valores humanos.
    Mas as casas apresentadas são lindíssimas.Dá mesmo vontade de constituir nelas um LAR.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  6. oi Maria,

    que lindas casas minha amiga,
    adorei todas,
    as flores na entrada deixam um ar romântico que eu adoro...
    belíssimas escolhas...

    beijinhos com saudades

    ResponderEliminar
  7. Texto fabuloso.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Maria Querida
    A 1ª a 4ª e a 5ª imagens não as casas mas os jardins parecem o meu... imagens lindas como sempre amiga, como diz o nosso grande amigo Luis Coelho a frase que ele refer é o resumo de tudo, eu vivo num lar Maria, onde adoro viver com o meu grande amor e os nossos animais, tenho minhas filhotas mas não aqui comigo tenho-as numa outra casa que tenho e a separada com os filhotes dela fazem com que eu viva de coração nas mãos porque temo pela vida dela, o homem que nada tem de homem tornou-se ainda mais selvagem depois de se ver sem o poder que tinha sobre ela e ao se sentir rejeitado por ela. Desculpa amiga.
    Beijinho bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Que coisas lindas foste descobrir! não me importava de morar em qualquer delas...mas claro que gosto da minha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Linda postagem Maria!
    As casas escolhidas bem tem cara de lares, a ver pelos jardins tão bem cuidados e coloridos.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  11. Querida só estou passando para deixar o meu beijinho de luz e paz de fim de semana.
    Tenha o melhor que poder.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, Maria!
    Muito lindo e verdadeiro, gostei muito.
    Deixo pra ti:

    "O exterior do lar de um homem pode parecer o seu castelo; por dentro é sempre seu berçário." (Clare Boothe Luce)

    Desejo-te um bom final de semana.
    Com carinho,
    Mara

    ResponderEliminar
  13. Olá querida

    Linda postagem, maravilhoso.

    Com muito carinho BJS.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Olá Maria! são todas maravilhosas porém a última é um sonho e o pensamento que acompanha é perfeito.
    Você hoje não pode entender
    pois só pede o que cabe em suas mãos.
    Infinitos são os sonhos de Deus...
    pra você.
    Beijos e final de semana cheio de bençãos.

    ResponderEliminar
  15. Belas imagens que desejamos sejam lares felizes!
    Belo poema, minha boa amiga. Gosto muito de visitá-la. É sempre um prazer.
    Beijinhos e um ótimo fim de semana.
    Ceiça

    ResponderEliminar
  16. Boas!

    Adoro este blogue

    Podes adicionar o meu aos teus links sff?

    http://davidjosepereira.blogspot.com/

    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  17. Dei de beber às lindas borboletas
    chá de jasmim, água de cheiro
    ficou uma algazarra no jardim
    e até os passarinhos
    vieram a mim
    dei-lhes também um pouco de afeição
    grãozinhos dourados
    e folhas de alecrim.
    Está tudo em paz no meu coração...

    £UNA

    Bom FDS...Beijos de coração prá coração. M@ria

    ResponderEliminar
  18. Maria,um lar é um lugar cheio de amor e a casa é mesmo só uma construção onde as pessoas podem viver,sem se falarem...linda msg e maravilhosas imagens!Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  19. Belíssimas estas casas! Mas tal como diz, um lar é muito mais do que isso e pode ter lugar num lugar simples e humilde.

    Beijo

    ResponderEliminar
  20. Minha querida

    Realmente, casa e lar não é a mesma coisa...há uma grande diferença, uma casa é algo impessoal, um lar é feito de amor, adorei a viagem e deixo um beijinho e desejo um bom Domingo.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  21. Que publicação preciosa!!
    Estar aqui é um encontro de alma!
    Muito lindo minha amiga
    Beijo carinhoso
    Bea

    ResponderEliminar
  22. Maria,
    Muito bom e para reflectir bastante este seu "post"!
    Quantas vezes casas tão belas como as que nos mostra não escondem verdadeiras tragédias e em casas modestas não se vivem grandes amores, enormes afectos...
    Que todas as casas possam ser verdadeiros lares.
    Muito obrigada pela sua partilha e pela sua amizade.
    Desejo-lhe também um excelente Domingo.
    Beijinhos,
    Ailime




    Muito obrigada pela sua visita.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.